O que é a Síndromede de Burnout e o que fazer quando se está vivendo esta condição
A Síndromede de Burnout, conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, tem acometido profissionais de todas as áreas, devido os excesso de exigências na atuação profissional, como por exemplo:
- Muitas atividades para cumprir dentro de um prazo curto;
- Ambiente de trabalho competitivo;
- Autoritarismo por parte da chefia na gestão de pessoal;
- Pouca liberdade para tomar decisões;
- Pouco tempo para descanso e relaxamento entre as jornadas de trabalho;
- Entre outras condições.
Os profissionais acometidos pela Síndrome de Burnout devem procurar auxílio médico e psicológico, pois essa é uma condição que não se gerencia sozinho.
O tratamento é realizado com medicamentos, receitados pelo médico e com acompanhamento psicológico realizado pelo psicólogo.
É de extrema importância que o indivíduo altere a sua dinâmica de vida, buscando desenvolver atividades profissionais sem as condições que o levaram a desenvolver o Burnout.
Equilíbrio entrea vida pessoal e profissional é de extrema importância para vencer o Burnout.
Técnicas psicológicas e atividades para ajudar no tratamento do Burnout
Algumas técnicas psicológicas e atividades podem ser aplicadas para ajudar no tratamento do Burnout. Essas técnicas são:
Peça ajuda e crie uma rede de apoio
O ser humano se sente melhor quando tem o suporte de amigos, familiares, colegas de profissão. Pedir ajudapode trazer uma sensação de apoio, melhorando a autoestima frente às realizações profissionais.
Relaxamento
Buscar atividades que propiciem prazer. Seja andar de bicicleta, assistir a um filme ou a uma série na TV, caminhar ao ar livre, se reunir para conversar e se distrair com amigos e familiares. Não existe uma receita de bolo e o importante é buscar aquilo que te traz prazer, seja sozinho ou acompanhado de outras pessoas.
Converse com um psicólogo
A psicoterapia é um ótimo momento para o indivíduo se autoconhecer. Nas sessão de psicoterapia, a pessoa poderá dar voz a sua dor, tendo a escuta qualificada de um profissional da psicologia.
Dessa maneira o indivíduo poderá se organizar, se sentir acolhido e ter “insights” sobre o que pode ser feito para melhorar na prática os efeitos do Burnout.
É importante que o indivíduo reconheça quais são seus limites, o que faz bem ou mal no desenvolvimento das atividades profissionais e o que pode ser feito para alterar a realidade, visando aumentar a qualidade de vida.
Alimente-se bem
Ter uma dieta equilibrada influencia o humor e nossa energia para realizar as atividades.
Cobre-se menos
Fique de olho na autocobrança e tente diminuir o ritmo quando sentir que não vai dar conta de tudo que precisa fazer. Negocie novos prazos para entregar o trabalho.
Cuide das noites de sono
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.
Durante esse momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
A Síndrome de Burnout pode ser tratada desde que se assuma que é necessário procurar tratamento.
Buscar ajuda profissional especializada, alterar a rotina e o estilo de vida podem ajudar o indivíduo a se recuperar do Burnout e ter qualidade de vida.
Psicólogo Fábio Sousa
Realizo psicoterapia na abordagem psicanalítica freudiana para ajudar clientes com angústia, ansiedade generalizada, depressão, que estejam vivenciando o luto, conflitos afetivos e que desejam trabalhar autoconhecimento.
Nessa abordagem o psicólogo no papel de analista, busca tornar consciente o conteúdo que se encontra no inconsciente, que pode estar causando sofrimento psíquico ao cliente.
É por meio da fala do cliente que o analista realiza interpretações sobre o que é trazido, compreendendo a origem dos sintomas para ajudá-lo a entender a ligação entre a origem do sofrimento, o efeito que ele causa e como ele se manifesta. Compreendendo a sua dinâmica psicológica, o cliente melhora a sua inteligência emocional e a qualidade de vida.
Tenho experiência em Psicologia do Trabalho e das Organizações e consigo auxiliá-lo no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Consigo apoiar nas questões que envolvem o desenvolvimento e mudança de carreira. Também realizo orientação profissional.
Posso ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento do estresse e do esgotamento profissional.
Na sessão de psicoterapia, você encontrará um espaço seguro para a escuta e o acolhimento. Será um prazer poder te ajudar.
Você pode me enviar e-mail no "fabio_rsousa@yahoo.com" caso tenha dúvidas.
Um forte abraço.
- Burnout: Técnicas psicológicas para evitar o esgotamento - 25 de julho de 2022