Crianças e o Natal: a função mágica do Papai Noel

Crianças e o Natal: a função mágica do Papai Noel

 

O bom velhinho e os sonhos

Imagine você indo dormir com a certeza de que ao acordar no dia seguinte uma pessoa especial terá vindo de longe para lhe trazer um presente tão desejado e para o qual você se empenhou muito para se fazer merecedor. 

O sono demora a vir, a noite parece longa demais, os barulhos soarão como deslizes de quem tenta sorrateiramente adentrar em sua casa – com sua roupa vermelha, barba branca fofa e seu rosto amável. A noite será embalada por uma mistura de fantasia, ansiedade e alegria antecipada. 

O Natal é uma das recordações mais bonitas que trazemos da infância, e o que fica registrado em nosso inconsciente não é só a figura do entregador de presentes, pois o Papai Noel representa muito mais do que isso.  

Esse mundo do Papai Noel é o que propicia que a criança entre em contato com bons valores, bons princípios, com a fé, com a alegria de viver uma surpresa e com a satisfação de desejar muito e receber

Essa fase é muito rica e muito gostosa para a criança. Quando ela passa por tudo isso de forma harmoniosa tende a tornar-se um adulto com mais fé em si mesmo, otimista, perseverante, um adulto que acredita no valor do desejo dos sonhos e luta por eles.

Posicionamento dos pais ou responsáveis

O papel dos pais é facilitar esse mundo da imaginação para os pequenos, oferecendo-lhes todas as possibilidades de sonhos e fantasias.

Fantasia esta que é necessária para o desenvolvimento saudável da criança, pois estimula a imaginação, a capacidade criadora, permite que ela simbolize e compreenda os acontecimentos da vida, acelera o desenvolvimento intelectual, além de ser uma fundamental ferramenta cognitiva.  

Papai Noel existe?

E quando surgir a inevitável pergunta: “Papai Noel existe?” deve-se perguntar para a criança o que ela pensa sobre isso, para que se entenda quais são as exceptivas e o quanto de informação ela possui, e se está preparada para ouvir a verdade. 

Caso perceba-se que a criança não está pronta (ainda está curtindo essa fantasia) combine com ela que juntos vão pensar mais sobre isso, que vão esperar passar esse Natal e ver o que acontece. 

Caso sinta que ela já esteja pronta (desconfia muito da verdade, os amigos todos já sabem…) fale a verdade e mostre que o Natal continua mágico através da família reunida, das luzes, da árvore…

Quando o filho percebe que o Papai Noel são seus pais, sente-se “gente grande”, e caso tenha irmãos menores, é a hora de conversar e mostrar o quanto foi importante que ele acreditasse no Papai Noel e que agora é a vez dos irmãos, e para isso é importante que torne-se cúmplice de seus pais para a manutenção da lenda (e eles adoram!).

O momento da verdade e o sentimento de culpa dos pai

É importante que o momento da verdade não gere nos pais a sensação de culpa por ter mentido para o filho, mas que eles percebam que a criança viveu momentos mágicos, em uma fase que deixa marcas muito positivas. 

A criança gosta e muito de acreditar em Papai Noel e não se sente mal quando descobre que o bom velhinho não existe. Ela percebe que mesmo o Papai Noel não existindo, o Natal existe e a bondade para com as crianças também, exercida pelos próprios pais e adultos mais próximos.

Últimos posts por Marilia Giacobbo Trevizan (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.