Como o autoconhecimento pode transformar a vida pessoal?

autoconhecimento
Como o autoconhecimento pode transformar a vida pessoal?

Será que você realmente se conhece? Sabe o deseja e onde quer chegar? Geralmente, a resposta é negativa já que muitas pessoas ignoram o autoconhecimento.

Mas ele é de suma importância para as nossas vidas e fundamental para a uma trajetória mais sólida e tranquila.

Quer entender melhor como o autoconhecimento pode nos transformar? Veja só!

 

O que é autoconhecimento?

A palavra pode até ser autoexplicativa, mas para entender melhor, é mais fácil pensar que autoconhecimento é um estudo sobre si mesmo.

“Autoconhecimento é o nosso mapa e o nosso GPS na vida, um instrumento que nós temos”, explica Marilda Vendrame, psicóloga da Psicologia Viva.

A profissional ainda explica que esse “mapa” é sobre si mesmo, e deve responder algumas perguntas: o que você faz? Quem você é?

“Se eu não me conheço, como é que eu vou me relacionar com as pessoas, com o mundo?”, questiona a psicóloga.

Transformando a nossa vida pessoal?

O autoconhecimento pode transformar as nossas vidas, pois, a partir dele, começamos a direcionar o nosso destino e o nosso futuro.

Com as perguntas que fazemos para nós mesmo, aprendemos a nos relacionar de forma melhor com as pessoas e aprendemos a buscar o que desejamos.

“Eu começo a decifrar este mistério que é olhar para mim”, explica.

 

Como ter mais autoconhecimento

Como a profissional explicou, é necessário fazer as perguntas certas para começar a busca por si mesmo e entender que nós mesmos é que estamos no controle.

“É preciso entender que eu estou no controle da minha vida,  entendendo tudo isso. Então, a primeira coisa é assumir um compromisso de que eu quero me tornar o maior”, orienta.

A psicóloga ainda indica que você pode pegar um caderno e escrever sobre si mesmo. Que tal fazer algumas perguntas sobre você e colocar no papel onde deseja chegar? Tente o exercício!

Veja outras dicas:

  • Questione a si mesmo
  • Mudar de opinião faz parte do caminho
  • Pergunte: qual o seu propósito de vida?
  • Dizer “não” é importante

 

A terapia pode ser sua aliada!

Se você está pensando em começar a terapia e se conhecer melhor de forma fácil e rápida, pode “tirar o cavalinho da chuva”. Isso porque o processo de autoconhecimento é duradouro e, algumas vezes, até doloroso.

Mexer em feridas por causar um incômodo, mas faz parte de um processo transformador. E terapia pode ser sua grande aliada.

“É fundamental para qualquer pessoa, para qualquer pessoa, mesmo aquelas que, às vezes, pode pensar que não tem grandes traumas. Mas para qualquer pessoa é maravilhoso a gente  assumir um compromisso conosco”.

Além de tratar grandes traumas e questões pessoais, a terapia incentiva o conhecimento sobre si mesmo. No processo, o profissional questiona ideias, crenças, valores e perspectivas. É transformador.

“Quanto mais eu me conheço, maior é a capacidade que eu tenho de lidar comigo e com o mundo”, finaliza.

Fonte

Marilda Vendrame é psicóloga da Psicologia Viva, empresa do grupo Conexa. A profissional tem Especialização em Psicologia Junguiana, Gestão Administrativa Educacional e Administração Escolar,  Formação em Coach e Terapia Primal e Renascimento . Em suas consultas, Dra. Marilda aborda temas como estresse, acompanhamento profissional e conflitos amorosos, entre outras questões.

Agenda uma consulta com a profissional clicando aqui.

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.