Desenvolvimento pessoal

É uma pessoa ansiosa? Veja 3 dicas para controlar a ansiedade!

Um calafrio, o coração disparado, a mente cheia de preocupações. Quem sofre de ansiedade tem esses e outros sintomas. Esse tipo de mal-estar acomete uma quantidade enorme de pessoas, e é muito desgastante.

A boa notícia é que existem maneiras simples de controlar a ansiedade. Você não vai precisar se medicar ou pedir afastamento do trabalho, por exemplo. Algumas técnicas de respiração e exercícios físicos podem eliminar os efeitos da ansiedade com eficácia.

Acompanhe este artigo e descubra 3 sugestões de atividades que podem ser aplicadas na sua rotina para controlar a ansiedade.

1. Identificar o problema é metade do caminho

A ansiedade é causada por diversos motivos. Pode ser porque você tenha uma grande encomenda para um cliente com o prazo apertado. É possível que seja por causa de uma resposta importante que não chega nunca. Até mesmo coisas não relacionadas diretamente a você, como a nova escola do filhos, podem provocar uma crise de ansiedade enorme.

Enfim, os motivos podem ser inúmeros, mas o importante é identificá-los. Para conseguir isso, tente ficar um pouco a sós e pense no seu dia a dia. Repare se há alguma mudança prevista, por exemplo. Tente observar em qual momento do dia ou em que pessoa você pensa e que provoca ansiedade.

Com o motivo identificado, respire fundo e convença-se de que não há razão para tanta ansiedade. Reprograme sua mente para ficar mais tranquila diante do motivo que deixa você tão impaciente. No começo vai ser mais difícil, mas com o passar do tempo, você vai ser capaz de ver as coisas de outro jeito.

Pense em todos os problemas que já lhe causaram ansiedade e que foram esquecidos. Não tem razões para essa nova questão ser diferente.

2. É fundamental manter o controle da respiração

Uma crise de ansiedade não faz apenas a nossa mente descarregar pensamentos conflitantes. As outras partes do corpo também sentem os efeitos. Repare como o coração dispara e a respiração fica difícil. Com o tempo, você pode até desenvolver sintomas físicos para as suas preocupações.

Por isso é importante controlar a ansiedade, e a respiração pode ser crucial para isso. Respirar corretamente atua sobre o nosso sistema nervoso, fazendo desacelerar os processos no corpo desencadeados pela tensão.

Sendo assim, sempre que sentir que a ansiedade está chegando, pare tudo e respire profundamente. Isto é, inspire de forma lenta até inchar a barriga. Depois, expire esse ar lentamente. Faça esse processo três vezes, depois tente voltar à respiração normal. Se a ansiedade persistir, repita até acalmar-se.

Você pode fazer isso tanto em casa quanto no trabalho. Quanto mais você conhecer a sua respiração, mais chances terá de ficar longe das crises de ansiedade. Veja 9 dicas para combater a ansiedade:

Fonte: Como se acalmar durante uma crise de ansiedade – Evolução Pessoal

3. Praticar exercícios físicos ajuda a controlar a ansiedade

Hoje foi difícil de lidar com a ansiedade? Que tal praticar uma atividade física para tratar esse estado de impaciência? Parece uma contradição, mas exercícios físicos são ótimos para acalmar o corpo e a mente.

Isso porque, durante a atividade física, seu corpo libera substâncias que aumentam a sensação de prazer. Além de você se distrair dos problemas do dia, ainda vai melhorar o desempenho da circulação sanguínea e da própria respiração, sua parceira no controle das crises.

E não precisa entrar numa academia, não! Uma caminhada, três vezes por semana, já vai fazer um bem danado. Procure um parque cheio de árvores para se exercitar. A vista bonita e o ar puro vão deixar o exercício ainda mais estimulante.

Com essas três dicas você provavelmente vai conseguir controlar a ansiedade. Aliado a elas, procure, também, conversar com algum profissional. Pedir um aconselhamento psicológico pode ajudar você neste processo.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

Alguma dessas dicas ajudou você? Deixe seu comentário! E aproveite para ler também o nosso post sobre inteligência emocional.

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva
Etiquetas

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Estou com serios problemas de ansiedade estou necessitada de ajuda.fico com angustia no peito falta de ar perca de memoria vontade de sair do lugar.Muita tensao as vezes triste sem motivo choro de mais durmo miito …cansaco e muito extresse.

  2. Aqui vou falar de minha filha.
    Estrelina Victoria, é ansiosa qdo: tem prova, e a famosa TPM me deixa stressada pq já fiz até tratamento com medicamentos, qdo tinha dose anos ela teve a primeira crise, fiquei sem saber o que fzr era novo pra mim . Ela estudava, fazia aula de violão e fazia parte da infância missionária na igreja . Acho que estava sobre carregada com muitas obrigações.
    Passou a sentir falta de ar, chegava chorando do colégio e até dos outros compromissos, ela ia mas daí a pouco chegavam com ela pq estava passamdo mal.
    Fiquei pensando monte de besteira, fui no colégio pra descobrir algo, e nada saiu da da igreja q que até hj não quer saber. Levei ao médico e psicólogo e melhorou mas vez por outra volta. Oriente-me mais algo pra ajudar minha filha

  3. Estou gravida de 7 mês e estou ansiedade sinto um desconforto no meio do meu peito sinto que vai me da um infarto e tenho medo do pior .não sei o que fazer com isso minha pressão fica alta tenho medo. E fico nervosa por favor me ajudem

  4. Fico muito ansiosa com apresentações escolares, com a faculdade, sinto muita falta de ar, nervosismo, tonturas, enjôos etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar