O que é o luto e qual a diferença dele para as demais perdas

O que é o luto e qual a diferença dele para as demais perdas

“A dor do luto é proporcional à intensidade do amor vivido na relação que foi rompida pela morte, mas também é por meio desse amor que conseguiremos nos reconstruir.” – Ana Claudia Quintana Arantes

O que é o luto

O Luto é uma resposta esperada e natural que temos ao sofrermos uma perda muito significativa. Pode ser uma separação, desemprego, mudança de cidade, morte, etc.

Essa perda pode nos desestabilizar completamente e precisamos encontrar um novo norte, pois não estamos preparados para isso, mesmo sabendo que é inevitável. É preciso uma readaptação à nova realidade, e isso será um desafio, pois estamos vulneráveis, paralisados e muito frágeis. As perdas produzem dor e muita reflexão!

O luto é singular e único, e com isso não tem um período estipulado para terminar e nem um roteiro a ser cumprido. Quando entramos nele, iniciamos um processo de mudança em nós, pois a despedida de situações, momentos ou pessoas, nos transforma e não temos outra escolha.

É um processo natural e essencial para que possamos nos reconstruir, nos reorganizar diante do rompimento de um vínculo. 

O luto é amargo, mas necessário para que consigamos seguir em frente.

O que sentimos quando estamos de luto?

Podemos sentir e reagir ao luto de diversas formas, isto é, intelectualmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente.

Sentimentos como

  • Tristeza,
  • Raiva,
  • Culpa,
  • Fadiga,
  • Ansiedade,
  • Solidão,
  • Fraqueza,
  • Déficit na memória,
  • Alteração no apetite,
  • Aumento ou perda da fé,
  • Isolamento e sentimento de não merecimento daquela dor.

O mundo, antes seguro e ordenado, é percebido como injusto e incontrolável.

 

As nossas reações durante o luto estão diretamente ligadas ao grau de importância, vínculo e relacionamento que tínhamos com o que ou quem foi embora. Depende também se a perda foi súbita ou gradativa.

Alguns tipos de luto

O luto, por mais doloroso que seja não é uma enfermidade, mas sim uma trajetória natural de cura, mas são classificados como “luto normal” ou “luto patológico”. A maioria das pessoas possuem recursos para enfrentar este processo, mas em alguns casos existe a necessidade da assistência de um profissional. 

O “luto normal” é o processo pelo qual o indivíduo compreende e aceita a perda do ente querido, adaptando-se à condição de viver sem aquela pessoa. Mesmo a tristeza, o choro, a saudade e as lembranças ainda presentes. Mas a questão não é não sentir a perda, mas como ela é sentida e administrada.

O luto complicado caracteriza-se quando a pessoa experimenta uma desorganização prolongada que a impede de não retomar suas atividades com alguma qualidade Além dos sentimentos que acometem no “luto normal”, há também as somatizações, isolamento, episódios depressivos, baixa autoestima e impulso autodestrutivo.

Segundo Horowitz, o luto complicado é a intensificação do luto até o ponto em que a pessoa se sente sobrecarregada, recorre a um comportamento mal adaptado ou permanece interminavelmente num estado de luto, sem progressão do processo em direção a seu término.

E como já citei aqui, o processo de luto está muito ligado à forma como a perda aconteceu, como por exemplo:

O luto traumático está relacionado a uma morte inesperada e violenta (normalmente associada a acidente, suicídio ou homicídio). Pode constituir uma experiência ainda mais devastadora, pois as despedidas e ajustes na relação não foram permitidos.

 

Os enlutados por suicídio normalmente passam por níveis mais elevados de sintomas específicos, tais como o sentimento de rejeição ou abandono, raiva, vergonha, estigma, a responsabilidade e o sentimento de culpa. A procura por uma explicação é incessante e cruel.

O luto antecipatório se inicia com o diagnóstico de uma doença crônica sem prognóstico de cura. E essa situação pode ser um condutor da vivência do luto após a morte.

Aqui, a pessoa vivencia a perda sem que ela tenha ocorrido efetivamente.  A resolução de pendências, construção de novos significados e relações podem estreitar os laços dos enlutados com o paciente.

O luto coletivo ocorre em tragédias/catástrofes naturais e ou humanas abalando completamente a sociedade.

Como conviver com essa perda

Em nossa cultura, não temos espaço para viver a nossas dores, nos dizem há todo momento que precisamos ficar bem.

Precisamos sim, mas não no momento em que estamos despedaçados e perdidos. Como perder o meu emprego e não me entristecer? Como passar por uma separação e no dia seguinte estar plenamente vivendo e tocando a minha vida? Como posso me despedir de alguém importante e logo depois seguir com os meus afazeres e rotinas?

Precisamos vivenciar a nossa dor, acolher, chorar, olhar para ela, senti-la e permitir-se sofrer. O futuro torna-se ameaçador e não se sabe como será a vida sem o que nos falta.

Negar a realidade é algo recorrente, e aqui não teremos a chance de resolver e elaborar o vazio deixado por uma pessoa que se foi, um objeto que perdemos ou algo que não está mais lá. Somente a partir da aceitação que o fato ocorreu, teremos a oportunidade de ressignificá-lo.

 

Olhando para a imagem dessa árvore, podemos perceber sentimentos do enlutado. É como se algo completamente desestruturado encontrasse uma forma de florescer novamente. Não serão as mesmas folhas, mas o ciclo precisou continuar. No seu tempo!

O que nos ajuda e muito, é falar sobre a perda, criar rituais, despir-nos de qualquer vergonha ou culpa e vivermos um dia de cada vez, tendo o tempo como nosso aliado. Não o tempo cronológico, mas o tempo interno de cada pessoa.

Podemos enfrentar sozinhos, ou receber a ajuda de pessoas próximas e queridas neste processo. Se a relação de amizade é algo importante para você, recorra a esses amigos.

Reflexão final

Em casos de perdas e separações de pessoas, precisamos lembrar que parte delas, o que aprendemos e sentimos, está em nós e no que nos tornamos.

Quando precisamos nos despedir de alguém, não estamos nos despedindo do que ela representa e significa para nós. Aceitar não significa esquecer e sim ter pessoa dentro de nós, mesmo sendo um processo demorado e dolorido! E lembre-se, não precisamos passar por esses momentos sozinhos!

Psicóloga Hérica Fernandes

CRP : 04/15636

 

HERICA CRISTINA FERNANDES
Últimos posts por HERICA CRISTINA FERNANDES (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.