O que é Tripofobia? Você já ouviu falar desse tipo de fobia?

buraco pixabay
O que é Tripofobia? Você já ouviu falar desse tipo de fobia?

O que é a Tripofobia?

É chamado de Tripofobia a sensação de medo ou aversão que pessoas relatam sentir quando são apresentadas a elas imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões geométricos irregulares, imagens agrupadas de pequenos buracos ou relevos.

É algo inconsciente, ou seja, acontece pelo simples fato de se ter acesso a esses tipos de imagens.

A palavra Tripofobia não é um termo científico, até mesmo porque essa fobia ainda não é considerada um transtorno mental pelo DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Mas não devemos desconsiderar os relatos de milhares de pessoas que dizem sofrer com visualizações de imagens de buracos e relevos.

Os estudos sobre essa fobia vêm sendo baseados nesses relatos, que são milhares e de grande relevância para que se tenha mais conhecimento sobre o assunto.

Dentre poucos trabalhos científicos publicados, os pesquisadores especulam que a Tripofobia possa ter uma base na evolução biológica, ligada à sobrevivência ou a um mecanismo de defesa a doenças contagiosas ou parasitárias.

Segundo esses trabalhos, o cérebro naturalmente criou um mecanismo de sobrevivência, fazendo com que se tenha repulsa ao que sugira uma ameaça à manutenção da vida.

Suas causas partem desse princípio e ainda sendo estudadas por cientistas e profissionais da área.

Sintomas

Os sintomas da Tripofobia foram listados de acordo com relatos de pessoas que dizem sofrer dessa fobia. Se você acredita que possa estar sofrendo, atenção aos sintomas mais comuns:

  • Coceiras pelo corpo
  • Tremores
  • Formigamento
  • Nojo
  • Repulsa ao contato com qualquer padrão irregular e buracos

Além dos sintomas descritos acima, são relatados alguns considerados mais graves:

  • Enjoo
  • Vômito
  • Taquicardia
  • Ataques de pânico
  • Desmaios
  • Crises de ansiedade

Como é feito o tratamento?

O tratamento para a Tripofobia consiste em alinhar algumas técnicas:

  1. Terapia gradual de exposição:  Expor a pessoa ao contato com tais imagens de repulsa de forma gradual e orientada, para que a pessoa possa aprender a controlar o medo, mudando sua resposta em relação ao estímulo. Deve ser feita com muito cuidado para não causar traumas, sempre por profissional qualificado.
  2. Ansiolíticos e antidepressivos: A medicação pode ser ministrada para amenizar os sintomas de ansiedade e pânico. Sempre assistido por um Psiquiatra.
  3. Psicoterapia: Trabalhar questões pessoais, controle do medo, sintomas de ansiedade e pânico, através da terapia feita com um profissional Psicólogo.
  4. Técnicas de relaxamento e exercícios físicos regulares: São terapias aliadas ao bem estar.

Fique atento!

Se você se reconheceu ao ler sobre a Tripofobia, oriente-se de forma correta. Na internet você pode encontrar várias imagens que podem causar mal-estar em quem tem a Tripofobia.

Você pode até olhá-las para saber se sente algo diferente. Mas não se exponha às imagens se não te fazem bem, na tentativa de melhorar os sintomas.

Procure ajuda profissional sempre. Melhore sua qualidade de vida. Mente sã, Corpo são.

Referências Bibliográficas:

https://www.tuasaude.com

https://www.mdsaude.com

https://www.minhavida.com.br

https://www.minutosaudavel.com.br

 

Adriana Rangel T Castanheira
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.