Praticando o autoconhecimento: 7 dicas valiosas para conhecer-se melhor

Praticando o autoconhecimento: 7 dicas valiosas para conhecer-se melhor

#1 – Não se compare

Cada pessoa é única e vivencia sentimentos de forma individual. Quando você se compara ao outro, está ignorando seu próprio eu para valorizar o outro.

#2 – Aceite seus erros e aprenda com eles

Errar é humano, claro. Arrepender-se também. O problema é quando você não consegue se perdoar e fica revivendo aquele arrependimento. Ficar pensando no famoso “e se…” só alimenta a angústia e o sentimento de culpa. É enchendo-se de culpa que você acaba acreditando que merece uma punição e se coloca em situações de sofrimento de maneira inconsciente. 

#3 – Saiba separar o que é seu e o que é do outro

É essencial entender os sentimentos que te pertencem e os sentimentos que são do outro. Um exemplo disso é a pessoa que sente que todos os demais estão julgando-a, mas ela está sendo exigente consigo mesma e acredita que os outros estão exigindo dela. Projetar no outro o que você sente só torna tudo mais confuso e difícil de identificar aquilo que você sente. 

#4 – Responsabilize-se, mas não viva culpando-se muito

É importante entender a sua responsabilidade sobre a própria vida, os próprios sentimentos. Quando você se responsabiliza por seus seus atos e pela sua vida, não é fácil, é doloroso, mas te proporciona desenvolver a autonomia da própria vida e isso te leva a conseguir tomar decisões. 

#5 – Pratique a auto-observação

Analise aquilo que te faz mal e aquilo que te faz bem. Isso envolve companhias, ambientes, atitudes. Essa percepção vai te ajudar a selecionar coisas que te fazem bem. 

#6 – Entenda que o mundo não te deve nada

Você espera recompensas do mundo, amor, atenção, cuidado. Porém, a única pessoa que precisa ter essa responsabilidade para com você, é você mesmo! Pratique o autoamor, cuide de si mesma/o.

#7 – Faça psicoterapia

O psicólogo trabalha como mediador nesse encontro entre você e o seu próprio eu através da escuta, da atenção àquilo que muitas vezes não é falado, te ajudando a ressignificar o sofrimento, as histórias, a própria vida. 

Últimos posts por Ana Beatriz Stofanini Ferreira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.