Psicologia comportamental: Contribuições do behaviorismo para a gestão de empresas

Psicologia comportamental: Contribuições do behaviorismo para a gestão de empresas

O que é Behaviorismo?

O Behaviorismo (traduzido para o português: comportamento) é uma filosofia da análise comportamental. John Watson (1878-1958) foi o criador dessa filosofia, que surgiu em contraposição à Psicologia Mentalista no início do século XX. Watson procurou compreender o ser humano a partir da relação entre estímulos e resposta (BEHAVIORISMO, 2022).  

A partir dos pressupostos de Watson, Burrhus Frederic Skinner aprimorou a teoria e denominou-a de Behaviorismo Radical. Nesse sentido, o comportamento pode ser definido a partir da relação entre o organismo e ambiente, sendo que a interação ocorre de maneira dinâmica. Para tanto, é necessário avaliar o indivíduo a partir das características filogenéticas (história evolutiva do ser humano), ontogenética (história singular) e culturais (Skinner, 1984 apud Franceschini, 2009). Para a autora, no contexto organizacional, os analistas do comportamento buscam estudar o comportamento organizacional. 

Segundo Robbins (2002), o comportamento organizacional refere-se a uma área de estudos que estuda o efeito que os indivíduos, grupos e a estrutura têm dentro da organização a fim de utilizar tal conhecimento para aperfeiçoar a organização.

Algumas contribuições da Análise do Comportamento para a gestão de pessoas

A seguir, serão descritas algumas contribuições da Análise do Comportamento para a gestão de pessoas a partir dos estudos de Franceschini (2009).  

Seleção de pessoas:

O psicólogo organizacional poderá, durante o processo de seleção de pessoas, realizar um levantamento da história do indivíduo e caracterizar o histórico de reforçamentos. Vale ressaltar que o ato de reforçar é aumentar a probabilidade de um determinado comportamento ocorrer, seja inserindo estímulos ou extinguindo-os.  

Auxiliar no planejamento das condições físicas da organização e contingências que controlam o trabalho:

O analista do comportamento pode ajudar na elaboração das estruturas hierárquicas, planos de carreira e remunerações a partir do cargo de cada indivíduo.  

Considerar a cultura do trabalhador com o grupo social:

Verifica-se a necessidade de compreender a cultura de cada organização para estabelecer as estratégias que poderão ser realizadas para alterar ambientes e comportamentos desadaptativos.  

Evitar o absenteísmo e rotatividade:

É importante considerar que as variáveis que controlam o comportamento do indivíduo não são somente monetárias. Assim sendo, torna-se necessário verificar outros elementos que possam melhorar a relação do trabalhador com a organização, tais como: quais os motivos que fazem com que o indivíduo goste do seu trabalho, como o clima organizacional influencia na ocorrência de comportamentos ajustados ao contexto da organização.  

De modo geral, conclui-se que a ciência psicológica pode contribuir de maneira significativa no ambiente organizacional para melhoria do bem-estar dos trabalhadores e consequente aumento da produtividade.

Referências

  1. Behaviorismo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/psicoeduc/o-behaviorismo/c2.htm>. Acesso em: 24 de Abr. de 2022. 
  2. Franceschini, Ana. Psicologia Organizacional e a Análise do Comportamento. TransFormações em Psicologia, 2009, Vol. 2, nº 2, 114-125.  
  3. Robbins, Stephen. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Tradução técnica Reynaldo Cavalheiro Marcondes. 14. ed São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2002.  
Karem Nacostielle Eufrasio
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.