Os benefícios da psicoterapia

psicoterapia
Os benefícios da psicoterapia

A psicoterapia é um tratamento que visa ajudar pessoas que enfrentam problemas emocionais, comportamentais ou de relacionamento.

É uma forma de terapia que utiliza técnicas e abordagens psicológicas para ajudar o indivíduo a compreender e lidar melhor com seus problemas. Conversamos com Valéria Mansur, psicóloga da Psicologia Viva, para entender melhor o assunto.

Veja só!

Afinal, o que é psicoterapia?

Para começo de conversa, você sabe o que significa a palavra psicoterapia? A origem dessa palavra é grega que significa psykhé (mente) e therapeúein ( cura/arte de curar).

Dessa forma, a psicoterapia é uma forma de tratamento voltada para questões relacionadas à mente, ao psiquismo.

Valéria Mansur esclarece ainda mais o assunto:

“É importante ressaltar que, até o momento, no Brasil, ela não é uma prática exclusiva do psicólogo. Embora não seja exclusiva, ela foi especificada e qualificada como uma das práticas do profissional psicólogo, de acordo com a resolução no 010/2000 do CFP. Então, eu estarei me referindo especificamente a psicoterapia realizada por este profissional, constituindo-se a mesma em um processo científico de compreensão, análise e intervenção, que se vale de métodos e técnicas reconhecidas pela ciência, da experiência prática e da ética profissional, com vistas a promoção de saúde mental, visando possibilitar o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos e grupos”.

Presencial x Online: qual a diferença?

A principal diferença é a presença física. Na psicoterapia presencial, o paciente e o terapeuta estão fisicamente presentes no mesmo local, enquanto na psicoterapia online, a terapia é realizada remotamente, geralmente usando uma plataforma de videoconferência. Existem alguns profissionais que consideram este fator relevante, da mesma forma que alguns pacientes podem preferir esta modalidade de atendimento. É importante , no entanto, ressaltar que tanto a psicoterapia presencial quanto a psicoterapia online tem se mostrado igualmente eficientes.

A psicoterapia online pode apresentar algumas vantagens? Quais?

Acessibilidade

A modalidade de atendimento online pode facilitar o acesso para pessoas que têm dificuldades em comparecer a sessões presenciais, seja por motivos de distância ou mobilidade reduzida.

Diminuição de Custos

O atendimento online pode, muitas vezes, representar uma economia, uma vez que não há a necessidade de deslocamento da pessoa até o consultório físico, evitando gastos com transporte e/ou alimentação.

Economia de tempo

A psicoterapia online pode representar economia de tempo, pois não há a necessidade de dispêndio de tempo com o deslocamento até o consultório físico.

Conforto

A psicoterapia online permite que o paciente faça seu atendimento em sua residência, o que pode significar um maior conforto. Sendo importante destacar que, a pessoa deve estar em um espaço adequado, onde possa falar com privacidade. Existem orientações para os psicólogos que atendem online no que se refere a segurança e privacidade utilizando tecnologia de informação e comunicação.

Flexibilidade

Pode facilitar a escolha de horários, uma vez que, por exemplo, pode ser mais fácil fazer um atendimento a noite estando em casa.

Dra. Valéria Mansur ainda reforça:

“Uma diferença evidente é que na psicoterapia presencial existe a presença física do psicólogo e do paciente. Existem alguns profissionais que consideram este fator relevante, da mesma forma que alguns pacientes podem preferir esta modalidade de atendimento. No entanto, ambas as modalidades, tanto a presencial como a online, têm se mostrado igualmente eficientes, pois para estabelecer a qualidade de uma psicoterapia, os fatores determinantes são primordialmente: o estabelecimento de rapport ( uma relação de empatia) entre o psicólogo e o paciente, o desenvolvimento de uma aliança terapêutica baseada na confiança e respeito entre ambos, um ambiente adequado, a formação teórica e prática do profissional, bem como sua postura ética e o compromisso e participação efetiva do paciente no processo psicoterapêutico”.

Pedimos para Valéria Mansur, psicóloga da Psicologia Viva, comentasse sobre os benefícios da psicoterapia.

Veja as orientações da profissional!

Autoconhecimento

“ Em uma psicoterapia a pessoa é ouvida por um profissional qualificado, com formação teórica, métodos e técnicas científicas e experiência prática, o que permite uma escuta diferenciada, com intervenções adequadas que permitam ao paciente maior consciência de seus sentimentos, a identificação dos mesmos, bem como a percepção de conflitos psíquicos, de limites e qualidades, e de como lidar melhor com eles. A psicoterapia propicia o surgimento de insights e a ressignificação da história de vida do paciente. O paciente pode falar em um ambiente sigiloso e sem julgamentos e, além de ser ouvido, pode ouvir a si mesmo.”

 

Cura de traumas passados

“ Primeiro, é importante entender o que é um trauma psíquico. O trauma psíquico ocorre quando algo de muito forte, que pode ser um acontecimento, uma situação, uma perda, atinge um sujeito sem que este esteja preparado para lidar com isso. Pode gerar marcas no psiquismo, memórias inconscientes que permanecem no aparelho psíquico como um “objeto estranho” e passam a incomodar, gerando sintomas, mal-estar, repetições, pois não foram absorvidas devidamente pelo mesmo. O trauma pode ser evocado, inconscientemente, quando o sujeito se aproxima de algo que fez parte da situação traumática, como uma música, um cheiro, um som, uma pessoa parecida e etc… são os famosos “gatilhos”. O trauma incomoda e gera dor emocional, pode interferir em várias áreas da vida, causar dor emocional, levar a sofrimentos significativos, prejudicar a qualidade de vida e gerar transtornos mentais e doenças psicossomáticas.

A psicoterapia permite que acontecimentos, emoções e sentimentos sejam expressos em um ambiente adequado, com a escuta ativa de um profissional qualificado, o que propicia que a tensão gerada pelo trauma seja suportada, conteúdos sejam atualizados, ressignificados e seja possível uma elaboração, dar um sentido e superar a dor do trauma.”

 

Relacionamentos interpessoais

“ A relação que temos com o outro surge a partir de uma realidade psíquica, ou seja, na nossa forma de ver o outro. Muitas vezes, lidamos com diversas expectativas e demandas dos pais, cônjuge, filhos, chefes, amigos e não conseguimos perceber nossos próprios sentimentos e emoções, temos dificuldade de entender o que é nosso e o que é do outro. Da mesma forma, devido a nossos “gatilhos” emocionais, podemos ter nossa percepção distorcida, por exemplo, sentir a rejeição de forma mais intensa ou vê-la onde não existe. A psicoterapia pode levar a uma melhor percepção e compreensão de si mesmo, do outro e do que flui nesta via intersubjetiva, neste encontro que é gerado em cada relacionamento. ”

Confira outros benefícios

  • Maior desenvolvimento pessoal,
  • Contato consigo mesmo,
  • Mudanças internas que se refletem no mundo exterior,
  • Aumento da autoestima,
  • Diminuição da procrastinação,
  • Redução da ansiedade,
  • Aumento da qualidade de vida, entre outros.

Qual a dica para quem quer dar o primeiro passo?

Veja o recado da psicóloga para você dar o primeiro passo e iniciar a
psicoterapia:

  • Reflita sobre o que está levando a pessoa a buscar uma psicoterapia;
  • Não permita que a opinião ou o preconceito alheio interfiram em sua decisão e a impeçam de iniciar um processo psicoterapêutico;
  • Procure um profissional psicólogo (estamos falando aqui de psicoterapia exercida por este profissional);
  • É importante destacar que se tem todo o direito de não continuar a psicoterapia caso não se identifique com o psicólogo ou com a abordagem;

É muito importante tirar suas dúvidas acerca dos atendimentos com o profissional escolhido, inclusive o tempo de cada sessão, periodicidade, valor da consulta, disponibilidade de horários e buscar algo que seja adequado a você.

Fonte: Valéria Mansur, psicóloga da Psicologia Viva. A profissional atua auxiliando em temas como ansiedade, depressão, estresse, fobias e TOC, entre outros assuntos.

Para marcar uma consulta, acesse: https://perfil.psicologiaviva.com.br/valeriamansur

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.

Fechar
Fechar