Será que eu tenho Transtorno de Personalidade Narcisista?

Transtorno de Personalidade Narcisista
Será que eu tenho Transtorno de Personalidade Narcisista?

Ego inflado e necessidade de bajulação constante são algumas características do Transtorno de Personalidade Narcisista. Mas é importante salientar que o transtorno vai muito além e pode atrapalhar a vida de todos ao redor.

Para entendermos como de fato funciona essa condição e quais os tratamentos mais indicados, conversamos com a Daniela Seidler, psicóloga da Psicologia Viva (Conexa).

Veja só as dicas sobre a TPN e saiba como se cuidar!

O que é Transtorno de Personalidade Narcisista?

A psicóloga explica que o Transtorno da Personalidade Narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade. Ou seja, o paciente tem a necessidade de adulação e falta de empatia.

Além disso, o paciente pode estar em dois grupos diferentes, dependendo dos sinais que apresenta.

“Segundo Pincus, et al. (2009), existem dois subtipos gerais de narcisistas, o grandioso e o vulnerável. O narcisista grandioso lida com uma desregulação da autoestima apresentando fantasias de grandiosidade e superioridade. Estes indivíduos são manipuladores, arrogantes e exibicionistas”.

Ela ainda acrescenta que esses narcisistas apresentam falta de empatia, inveja intensa e agressividade.

“Já o narcisista vulnerável é introvertido, revela-se inseguro e defensivo, apresentando sentimentos de inadequação e incompetência. Também lidam com desregulação da autoestima, apresentando sentimento intenso de vergonha, evitando relações interpessoais devido à hipersensibilidade à rejeição e à crítica”, esclarece.

Atente-se aos sinais!

Segundo o  o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), de American Psychiatric Association (APA), as principais características são:

  • Autoestima variável e vulnerável, com tentativas de regulação por meio da busca de atenção e aprovação, e grandiosidade declarada ou encoberta (APA, 2014).

Já as causas podem estar atreladas aos fatores genéticos e ambientais. Dessa forma, pode se desenvolver em pessoas que já tenham uma predisposição genética e os fatores do ambiente podem aumentar a incidência.

“Há estudos que indicam incidência maior de Transtorno da Personalidade Narcisista em pessoas que foram excessivamente criticadas ou elogiadas durante a infância e adolescência, fazendo com que não conseguissem desenvolver um senso estável do ‘EU’, o que dificulta sua capacidade de reconhecer limites, aceitar frustrações e obter satisfação pessoal (CRAMER; JONES, 2008)”, cita a psicóloga.

Como o Personalidade Narcisista afeta a saúde mental?

O Transtorno da Personalidade Narcisista pode trazer prejuízos em diferentes aspectos, seja nas relações interpessoais, na vida familiar, no trabalho, nos estudos e em diversas outras esferas da vida.

“Frequentemente pessoas com esse transtorno podem desenvolver comorbidades como depressão, bulimia ou anorexia nervosa, abuso de álcool e/ou outras drogas, sendo estas comorbidades o motivo pelo qual a maior parte desses pacientes busca ajuda especializada (TWENGE, 2013)”.

O ideal é buscar ajuda – e o tratamento terapêutico pode ser um grande aliado!

“A psicoterapia pode ser usada para ajudar o sujeito a se perceber como realmente é, sem as ilusões de grandeza e a aprender como se relacionar melhor com os outros, a fim de estimular relacionamentos interpessoais mais funcionais e obter uma melhor compreensão de suas emoções Neste sentido, o psicólogo deve acompanhar e compreender o movimento do cliente no mundo a partir das situações que o levam para a psicoterapia. Deve olhar para o fenômeno que se apresenta, pois, o modo como o mundo aparece para uma pessoa, pode não ter o mesmo sentido para outra. Ele acompanha e busca compreender o sentido que o próprio sujeito dá para si mesmo e para o contexto em que vive (LOPES,2020; OLIVEIRA, 2018)”.

Fonte: Daniela Seidler, psicóloga da Psicologia Viva (Conexa). A profissional é especialista em conflitos amorosos, morte e luto, transtornos alimentares, compulsões e depressão, entre outros assuntos.
Dra. Daniela fez pós-graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialização em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e Residente em Gestão em Saúde Pública pela SESA/UEM.
Para marcar uma consulta, acesse aqui: https://perfil.psicologiaviva.com.br/psicologadaniela

REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (APA). Manual de Estatística  e Diagnóstica de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

CRAMER, P.; JONES, C. J. Narcissism, identification, and longitudinal change in psychological health: dynamic predictions. Journal of Research in Personality, n. 42, p. 1148-1159. 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0092656608000305. Acesso em:  22 out. 2022.

 

LOPES,  G. C. D. Narcisismo, O Conceito De Flying Monkeys E O Comportamento Social. Revista Científica Cognitionis. n.4, p 1-12. 2020. Disponível em:https://unilogos.org/revista/wp-content/uploads/2020/04/NARCISISMO-O-CONCEITO-DE-FLYING-MONKEYS-E-O-COMPORTAMENTO-SOCIAL.pdf. Acesso em 22 out. 2022.

 

OLIVEIRA, R. R. P. S. O Projeto dos Pais com a Psicoterapia de seus Filhos: Um Estudo Fenomenológico-Existencial. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://www.ppi.uem.br/arquivos-2019/PPI_2018%20Renata%20Penha.pdf. Acesso em:  22 out. 2022.

 

PINCUS AL, et al. Initial Construction and Validation of the Pathological Narcissism Inventory. Psychological Assessment, v.21, n.3, p.365-79. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26779097_Initial_Construction_and_Validation_of_the_Pathological_Narcissism_Inventory. Acesso em 22 out. 2022.

 

TWENGE, J. M.  The evidence for generation me and against generation we. Emerging Adulthood, n. 1, p.11-16. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2167696812466548. Acesso em 22 out. 2022.

Daniela Seidler
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.