4 motivos que podem levar as pessoas a procrastinarem e como superá-los

Você costuma deixar para fazer as coisas na última hora e depois se sente mal por se vê adiando começar ou terminar uma tarefa?

Percebe-se enrolando para tomar decisões importantes?

Costuma se sentir ansioso, angustiando e às vezes até envergonhado por agir assim?

Você se identificou com essas perguntas? Saiba que você não está sozinho nessa!

Isso se chama Procrastinação

Neste texto eu vou falar sobre 4 motivos que podem levar as pessoas a procrastinarem e como superar, leia este texto até final que você vai descobrir.

O que é a Procrastinação

Sabe aquela frase: “atire a primeira pedra quem nunca errou”?, podemos dizer também: “atire primeira pedra quem nunca procrastinou”.

Todo mundo procrastina!!

Mas afinal o que é a procrastinação?

A procrastinação é o ato de adiar, evitar ou não completar uma tarefa, ou uma meta que você se comprometeu a realizar. Normalmente, a pessoa que procrastina costuma fazer outras coisas de menor importância no lugar.

Até certo ponto a procrastinação pode ser vista como algo normal, porém 20% dos adultos são procrastinadores crônicos, ou seja, procrastinam compulsivamente, chegam essa atitude a prejudicar sua vida pessoal e profissional.

A Procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos e/ou fisiológicos, estando associados algumas vezes a um quadro de ansiedade, de depressão ou de TDAH, pessoas que estão em algum desses quadros têm uma tendência maior a procrastinarem, mas isso não significa que todas as pessoas que procrastinam têm depressão, ansiedade ou TDAH.

Vários motivos podem levar à Procrastinação

Existem vários motivos que podem levam as pessoas a procrastinarem.

#1 – Medo de falhar

Há pessoas que procrastinam porque têm medo de falhar. Esse medo é tanto que faz com que elas evitem concluir uma tarefa ou faz com que evitem começar. Esse comportamento procrastinatório é motivado, muitas vezes, por pensamentos de que não se pode errar, pois caso isso aconteça, será entendido como sinônimo de fracasso, esse medo é tanto que acaba por adiar a realização do trabalho até sua data final.

O medo excessivo de falhar pode, muitas vezes, estar associado a um problema de baixa autoestima.

#2 – Baixa auto-confiança

Algumas pessoas procrastinam porque não se acham boas o suficiente, muitas vezes, quando se deparam com projetos que precisam ser realizados, começam a pensar que não conseguirão executar e que são uma fraude. Esses pensamentos os levam a procrastinar, isso porque fazem com que se sentam mal consigo mesmos, então, quando procrastinam, sentem-se mais calmas, mas quando o prazo do projeto está se aproximando, a pessoa se sente estressada e culpada por deixar para última hora, e algumas vezes isso leva a ter um desempenho inferior confirmando assim a sua crença de incapacidade.

#3 – Falta de clareza

Às vezes a procrastinação está muito ligada à falta de clareza, a pessoa tem muitas demandas para cumprir, porém, não sabe por onde começar, isso lhe causa os sentimento de ansiedade e angústia, pois, não consegue diferenciar o que é prioridade do que não é, então acha que tudo é importante e urgente e isso o deixa paralisado.

#4 – Busca do prazer e sensações prazerosas

Muitas pessoas costumam procrastinar porque querem evitar sentir desconforto, então qualquer tarefa que cause emoções desconfortáveis, a tendência será adiar ou evitar essas tarefas.

As tarefas que não geram recompensas a curto prazo e causam desconfortos, costumam ser empurradas até não poder mais, elas estão buscando o tempo todo sentir prazer e ter sensações prazerosas.

Esses são apenas alguns motivos que podem levar as pessoas a procrastinarem, mas existem outros. Para lidar com a procrastinação é importante que se identifique o que está por trás dela, pois para combater um inimigo é preciso conhecer o máximo sobre ele.

E por último e mais importante, separei 4 dicas que costumam ajudar a superar a procrastinação.

4 dicas para superar a Procrastinação!

1. Anote tudo que precisa ser feito/ realizado, depois separe por ordem de prioridade, isso ajuda a você ter mais clareza.

2. Depois priorize, do ‘item’ mais importante para o de menor importância.

3. Em seguida dívida as tarefas grandes em pequenos passos e foque em concluir um passo de cada vez, isso ajuda você a progredir gradualmente e também ajuda a sentir-se mais confiante.

4. Recompense a si mesmo após cada passo concluído, isso irá contribui para que você se sinta mais motivado e assim finalize a tarefa.

Você pode estar pensando que não será nada fácil superar a procrastinação, e sendo bem sincera, não é mesmo, a procrastinação é um hábito que vicia! Mas lembre-se de todos os desafios que você já superou ao longo da sua vida, esse é apenas mais um.

Mas se por acaso você estiver com muita dificuldade, busque um acompanhamento psicológico. Um psicólogo pode te ajudar com esse desafio.

Laíse Santos Cidade

Deixe seu comentário aqui

Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.

Fechar
Fechar