Quais os benefícios do acompanhamento de um psicólogo na empresa?

Quais os benefícios do acompanhamento de um psicólogo na empresa?

Há mais coisas entre os números de um gráfico de desempenho em queda do que sonha a nossa vã estratégia empresarial. Por isso, para saber por que, de uma hora para outra, a produtividade da equipe começou a escorregar, somente apelando para a psicologia organizacional.

“Como assim ‘psicologia organizacional’?”, questionará o administrador. De fato, alguns empresários acreditam que tudo o que precisam para manter o bom ambiente corporativo é distribuir salários gordos e algumas vantagens.

Isso talvez resolvesse, se não fosse o fato de estarmos lidando com pessoas, com seus conflitos e idiossincrasias. Em muitas vezes, nem mesmo o colaborador sabe por que um emprego que parecia dos sonhos, de repente, deixou de brilhar.

Sem falar que, em tempos de metas a serem batidas e concorrência desmedida, os níveis de estresse provocam ansiedade e acendem faíscas que “incendeiam” departamentos inteiros ao menor atrito.

Em vista dessas questões, contar com um psicólogo na empresa é muito importante. Mas, para esclarecer melhor essa afirmação, vamos apresentar alguns benefícios da psicologia organizacional.

Resolução de conflitos

A psicologia organizacional atua dentro do departamento de RH como ferramenta de gestão de pessoas.

Além de auxiliar nas tarefas comuns desse setor — como recrutamento e treinamento de pessoal —, ela se aprofunda nas questões de comportamento que repercutem no ambiente de trabalho.

Trocando em miúdos, sua missão é promover o bem-estar da equipe, tendo em vista que a satisfação profissional tem relação direta com a produtividade.

Como já mencionamos, nem sempre é fácil manter o foco no trabalho. As responsabilidades do cargo, o relacionamento com colegas e a frustração por não se encaixar na estrutura da empresa às vezes atormentam até os melhores quadros. Como resultado, surge o famoso “corpo mole”, as brigas e as demissões.

O psicólogo organizacional é o sujeito mais qualificado para identificar esses problemas e propor soluções, atuando na resolução de conflitos e ajudando o profissional a desenvolver o melhor de si, recuperando o entusiasmo em fazer parte do time.

Aumento da produtividade

Quando potenciais focos de crise são tratados na raiz, desvios de conduta são individualizados e resolvidos com aconselhamento profissional adequado, o ambiente tende a se tornar mais leve, deixando a equipe muito mais colaborativa e focada nos resultados.

Com isso, a produtividade só tende a aumentar. Segundo algumas estimativas, o impacto positivo costuma ser na ordem de 10%.

E isso ocorre porque o profissional se sente prestigiado, pois percebe que a empresa se preocupa e se mostra disposta a auxiliá-lo com seus dilemas. Fica muito mais fácil, dessa forma, encarar a cada dia uma nova jornada de trabalho.

Redução do turnover

Popularmente conhecido como “dança das cadeiras”, o turnover gera uma bela dor de cabeça para o pessoal de Recursos Humanos.

Além da evasão de talentos, sempre que alguém é demitido perde-se tempo e recursos até que um novo elemento seja treinado e inserido no contexto da organização.

Sem contar que, em um ambiente “tóxico”, são comuns as licenças médicas que sobrecarregam os setores e ocasionam quedas de rendimento.

A psicologia organizacional ajuda a reduzir o turnover ao estimular a adoção de procedimentos que melhoram a qualidade de vida do quadro funcional, prevenindo que profissionais valiosos fiquem tentados a aceitar outras propostas.

Portanto, investir em um especialista em psicologia organizacional é uma medida importante para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, formado por pessoas satisfeitas e comprometidas com os objetivos da organização.

Se você concorda com isso, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Psicologia Viva? Somos especialistas em orientação psicológica e aconselhamento profissional. Entre em contato conosco e tenha mais informações!


REFERÊNCIAS:

de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.

dos Santos Silva, Rogério, Alexandre Cappellozza, and Luciano Venelli Costa. “O impacto do suporte organizacional e do comprometimento afetivo sobre a rotatividade.” Revista de Administração IMED 4.3 (2015): 314-329.

OLIVEIRA, MARCO ANTONIO GARCIA. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas. Saraiva Educação SA, 2017.

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.