A psicoterapia de casais na abordagem cognitivo comportamental

A psicoterapia de casais na abordagem cognitivo comportamental

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem bastante eficaz na prática clínica. É baseada em saber específico sobre diferentes transtornos, e em conhecimento psicológico composto pela tríade cognitiva: 

Pensamentos<>Emoções<>Comportamento

Sua eficácia abrange todas as fases da vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Pode dar-se na modalidade individual ou em grupo. 

Por isso é tão eficaz na psicoterapia com casais! 

A terapia de casais é o atendimento clínico que oferece apoio terapêutico a casais que buscam melhorar a qualidade do relacionamento. As sessões são de 1h15min. As sessões podem ser estruturadas ou não.

Benefícios

  • Faz a mediação de conflitos (prevenção e resolução);
  • Trabalha as dificuldades de comunicação, tornando-a mais clara e assertiva;
  • Promove o equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação;
  • Facilita a divisão equilibrada das responsabilidades dentro do relacionamento;
  • Propicia a compreensão entre os cônjuges quanto às suas necessidades individuais;
  • Possibilita o fortalecimento das conexões psicológicas e sexuais;
  • Trabalha a dependência emocional;
  • Melhora a qualidade geral do relacionamento;
  • Investiga habilidades sociais conjugais e faz intervenção quando um ou outro não a tem. 

Segundo Fischer & Rangel, (2008), os principais objetivos da terapia cognitivo-comportamental com casais é a reestruturação de cognições inadequadas, o manejo das emoções, a modificação dos padrões de comunicação disfuncionais e o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas. 

A avaliação – 1ª entrevista

A avaliação é a etapa inicial do processo. É realizada com o casal na primeira consulta por meio de uma entrevista, na qual o terapeuta irá conhecer os motivos pelos quais buscaram a terapia, e onde desejam chegar ao final do processo.

Após constatar a queixa inicial é importante saber como eles se conheceram, o que os uniu, o que um viu no outro quando se encontraram pela primeira vez. Também é muito importante ouvir cada um separadamente (consulta individual). O registro desses detalhes é muito importante! Como o relacionamento foi se fortalecendo, como construíram o passo a passo até chegar ao casamento.

Considerando que cada um vem de uma família diferente com hábitos e costumes diferentes e tomaram a decisão de assumir um relacionamento com perspectivas, tais como: de construir uma família, um patrimônio, objetivos em comum, apoiar um ao outro; isso implica um planejamento!

Conhecendo qual o plano do casal poderemos entender quando os laços começaram a se desfazer.

O mapa da reconstrução

As informações de ordem prática possibilitam ao terapeuta desenhar o mapa da reconstrução. Juntos, terapeuta e cônjuges, vão restaurar o plano do casamento tendo como eixo principal o resgate do significado dessa união. Ou ainda, concluir que não seguirão mais juntos, e como irão lidar com a separação, podendo um ou outro seguir a terapia individual.

Villa (2005) citado por Rodrigues e Rubino (2018), diz que o relacionamento conjugal pode ser “fonte potencial de prazer e realização, ou frustração e transtorno psicológicos”, a depender da qualidade das relações interpessoais.

Falcone e Ramos, citando Paker, referem que o grau de satisfação no casamento depende da habilidade de ambos para lidar com conflitos; tomada de decisões em parceria; manutenção da comunicação; cultivo dos valores como compreensão, confiança e respeito; relacionar-se com intimidade sexual e psicológica. (Rodrigues & Rubino, 2018).

Agora é hora de definir as estratégias!

O Plano Terapêutico pode contemplar as seguintes estratégias:

  • Registro de pensamentos e crenças disfuncionais (distorções cognitivas);
  • Questionamento socrático;
  • Treino de habilidades sociais; 
  • Psicodrama em cena aberta;
  • Treino de assertividade;
  • Rolling play;

A Intervenção

Segue-se ao passo da intervenção propriamente dita! Neste passo o terapeuta irá definir hipóteses que nortearão seus passos durante o processo, por meio das técnicas já mencionadas. À medida que avança, define o caminho para os resultados.

Resultados!

E por fim os resultados! Os resultados são apresentados como feedback de todo processo por meio de uma entrevista devolutiva, onde o terapeuta irá avaliar junto com o casal a capacidade que cada um desenvolveu de perceber onde os conflitos se instalam e de que maneira é possível dirimi-los, pontuar se há harmonia entre os cônjuges, se melhoraram o modo de se comunicar, se a conexão entre os dois aumentou e de que maneira lidam com aspectos negativos ainda existentes.

A finalização da terapia poderá ocorrer em comum acordo com o casal, quando estes já são capazes de equacionar seus problemas sem a presença do terapeuta, também podem ser programadas sessões eventuais para manutenção e reforço do comportamento.

 

Referências:

Avaliação e intervenção na clínica em terapia cognitivo-comportamental: a prátca ilustrada / organizado por Neuraci Gonçalves de Araújo, Juan Pablo Rubino e Maria Inês Santana de Oliveira. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.

Beck, Judith S. -Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática / Judith S. Beck; Tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Paulo Knapp, Elisabeth Meyer. – 2. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.

Caballo, V. E. (Vicente E), 1955-Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento / Vicente E. Caballo; [tradução Marta Donila Claudino]. – [Reimpr.]. – São Paulo: Santos, 2016.

Calil, Vera Lúcia Lemanno. – Terapia familiar e de casal / Vera Lúcia Lamanno Calil. – São Paulo : Summus, 1987. (novas buscas em psicoterapia. Série B, Novas Bucas; v. 31).

Chapman, Gary D., 1938 – As quatro estações do casamento / Gary D. Chapman; traduzido por Valéria Delgado. – São Paulo Mundo Cristão, 2006.

Cury, Augusto, 1958 – As regras de ouro dos casais saudáveis / Augusto Cury. – 1. Ed. – São Paulo: Planeta, 2014.

Eggerichs, Emerson – Falar e ouvir: para ela, amor/ para ele, respeito/Emerson Eggerichs, traduzido por Emirson Justino – São Paulo: Mundo Cristão, 2009

Silvia, Ana Paula Melo – A Terapia de casais com base na abordagem cognitivo comportamental – Disponível em: www.periodicos.univag.com.br pesquisado em 07/07/2019.

Villa, Miriam Bratfisch – Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC – Villa & Del Prette) : manual de aplicação, apuração e interpretação / Miriam Bratfisch Villa Zilda A. P. Dei Prette – São Paulo : Pearson Clinical Brasil, 2018.

 

ANTONIA MOTA NETA
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.