Como manter a saúde mental na preparação para o ENEM?

saúde mental estudantes enem
Como manter a saúde mental na preparação para o ENEM?

O último ano do ensino médio é sempre difícil para os estudantes, cheio de desafios; além de finalizar uma etapa fundamental em sua educação, eles precisam se preparar para outra, passando, geralmente, pela prova do ENEM. E como fica a saúde mental?

Nessa rotina de se preocupar em passar nas matérias finais, de curtir os últimos momentos mais próximos dos amigos e se preparar para o vestibular, a saúde mental é muitas vezes negligenciada. Tanto para estar bem, quanto para ter sucesso, é fundamental que a escola ajude os alunos neste ponto.

Neste texto iremos abordar a saúde mental do estudante, passando por pontos importantes e focando na preparação para o ENEM. Ao final, traremos dicas para os educadores e diretores sobre como cuidar da saúde mental e emocional dos alunos. Boa leitura!

O que é saúde mental?

A expressão saúde mental é utilizada para descrever um estado da mente no qual a pessoa esteja em equilíbrio. Sua existência implica em uma vida cognitiva e emocional saudável, além da ausência de doenças mentais.

Além da parte física, tem sido cada vez mais debatido a importância de cuidar da saúde mental. É com ela que temos:

  • bons sentimentos;
  • pensamentos agradáveis;
  • comportamentos produtivos; e
  • relações saudáveis.

Problemas na saúde mental conseguem influenciar negativamente a vida de qualquer um, seja na escola, no trabalho ou em suas relações pessoais. O tema está tão em alta que foi, inclusive, abordado na redação do ENEM de 2020.

Como a pandemia influenciou na saúde mental?

Como todos sabem, com o crescimento dos casos de Covid-19, foi necessário estabelecer um isolamento social em todo o mundo. Com essa impossibilidade de manter reuniões presenciais, muitas atividades precisaram se adaptar, sendo a educação uma delas, com o ensino remoto.

Neste novo modelo, algumas de suas características foram de encontro com a saúde mental dos estudantes (e também de outros membros da comunidade escolar). Dos problemas centrais, podemos citar:

1- os alunos ficaram mais pressionados por serem responsáveis pela própria aprendizagem;

2 – suas relações pessoais foram abaladas por precisarem acontecer apenas por meio virtual;

3 – a dificuldade em se adaptar à um novo modelo fez com que o rendimento de muitos caísse; e

4 – as mais de 600 mil mortes por Coronavírus impactaram a vida de todos.

Agora que estamos quase voltando ao normal, ficou ainda mais importante falar e cuidar da saúde mental. Com o ENEM chegando, é imprescindível que os estudantes não passem por mais um momento de ansiedade.

Por que a saúde mental deve ser pensada antes do ENEM?

Todos sabemos que a preparação para o vestibular é importante e cansativa. Além de pedir por muito estudo, acabamos abrindo mão de alguns momentos, além de ter sempre o risco de lidar com as falhas.

Como o ENEM é uma parte importante da educação brasileira, ele acaba intimamente ligado à saúde mental. Ao mesmo tempo que é preciso estar bem para fazer uma boa prova, o resultado da prova costuma ser importante para estarmos bem.

Por isso, as escolas precisam cuidar da saúde mental de seu corpo discente antes e depois do exame. Independente do resultado, este não pode ser um momento traumático!

10 dicas sobre como manter a saúde mental na preparação para o ENEM

Para finalizar, nada melhor do que apontar formas práticas de ajudar os estudantes. Para isso, preparamos essa lista com 10 dicas para manter a saúde mental forte para realizar o ENEM. Veja a seguir:

1 – Fale sobre o tema

Apesar de ainda ser um tabu em muitos espaços, a melhor forma de fazer com que as pessoas se cuidem é falando sobre a saúde mental. Os estudantes precisam saber que existem problemas e que eles podem e devem ser resolvidos.

2 – Estabeleça espaços de diálogo

Além de ouvir sobre a saúde mental, os alunos devem ter liberdade para falar sobre si, sobre suas preocupações, sonhos e realidade. É falando que a gente melhor percebe aquilo que estamos passando, mas esse espaço deve ser de fato acolhedor, sem pressionar ninguém.

3 – Perceba sinais de que as coisas não estão bem

Muitas vezes, as pessoas não estão prontas para falar. É aí que entra o papel do professor que está em contato com estes alunos, de perceber que algo está errado. Alguns indicativos disso são:

  • Baixa autoestima;
  • Afastamento dos colegas;
  • Desinteresse e cochilos nas aulas, etc.

4 – Incentive as atividades físicas

Além de ter um caráter divertido e socializador, exercitar libera diversos hormônios que são ótimos para a saúde mental. Dentro de uma escola, uma grande jogada é apostar em esportes coletivos e atividades inovadoras e desafiantes.

5 – Entenda que as pessoas são diferentes

Ter sua individualidade, necessidades e características respeitadas é fundamental para manter uma saúde mental em dia. É preciso entender e mostrar que as diferenças existem e são valiosas, que as pessoas aprendem e vivem de maneiras diversas.

6 – Mostre que existem diversas possibilidades

Apesar do ENEM ser a porta de entrada para a maioria das universidades, o aluno precisa saber que falhar não é o fim do mundo. Além de outras formas de ingresso no ensino superior, esperar por um semestre e realizar outras atividades não irá atrapalhar o futuro dos estudantes.

7 – Não exagere nas cobranças

Se o período já é naturalmente cheio, não tem porque a escola deixar tudo mais estressante. Cobrar demais do aluno pode ter um efeito contrário, ao invés de trazer bons resultados, faz com que ele desanime dos estudos.

8 – Ajude os estudantes a organizar seu tempo

Não ter tempo para as coisas nos deixa extremamente desanimados, trazendo ansiedade e um sentimento de incompetência. Que tal sentar com os estudantes e planejar um cronograma de estudos que seja realista e viável para cada um?

9 – Proporcione e incentive o descanso e o lazer

Estar 100% do tempo voltado para os estudos, assim como para qualquer outra atividade, causa esgotamento dos alunos. Apesar de ser fundamental ter foco e esforço, sem momentos de descanso e lazer a saúde mental fica prejudicada.

10 – Ofereça ajuda especializada

Infelizmente, não temos a capacidade de resolver todos os problemas do mundo. Em muitos casos, os esforços dentro da escola não serão suficientes para fortalecer a saúde mental dos estudantes. Quando for assim, é imprescindível oferecer ajuda especializada, que poderá tratar cada caso com a competência profissional devida.

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.