O que o Dia da Consciência Negra tem a ver com saúde mental

O que o Dia da Consciência Negra tem a ver com saúde mental

Desde 2011, o dia 20 de novembro marca, no Brasil, o Dia da Consciência Negra, que diz respeito ao processo de autorreconhecimento de pessoas negras como tal e de conexão com nossas origens e ancestralidade.

Num país como o nosso, marcado pelo colorismo, o Dia da Consciência Negra é uma data fundamental para, como o próprio nome indica, tomarmos consciência da realidade brasileira e do longo caminho que ainda temos pela frente rumo à verdadeira igualdade racial.

Mas o que isso tem a ver com uma empresa de saúde mental?

Bem, tudo. O racismo tem impactos diretos sobre a autoestima, a sensação de segurança, o senso de pertencimento e tantos outros aspectos da subjetividade das pessoas negras, e esses impactos se fazem sentir.

Dados do Ministério da Saúde revelam que jovens negros têm 45% mais probabilidade de desenvolver depressão do que jovens brancos. Também segundo o MS, as taxas de mortalidade relativas ao uso de álcool são maiores entre os jovens negros. Quando falamos em suicídio, essa diferença é ainda maior: 60% dos suicídios de adolescentes em 2016 foram de negros.

Isso tudo sem mencionar os impactos indiretos do racismo para a saúde mental. Nossa desigualdade racial se reflete, entre outras coisas, em desigualdade sócio-econômica, que se acentuou durante a pandemia: 71% das pessoas que perderam o emprego nos seis primeiros meses de 2020 eram negras.

Segundo a pesquisa Impactos do Desemprego: Saúde, Relacionamentos e Estado Emocional, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, o desemprego contribui para o aumento da depressão, do estresse e da ansiedade, que afeta 7 a cada 10 desempregados no Brasil.

Ou seja: além dos impactos diretos para a saúde mental das pessoas negras, o racismo também contribui para colocá-las em condições sociais que podem agravar quadros pré-existentes ou dar origem a novos transtornos.

E onde entra a consciência negra nisso?

Como já foi dito, a consciência negra está relacionada ao processo de se reconhecer como tal e se conectar com suas origens.

Quantos de nós crescemos ouvindo eufemismos para o tom da nossa pele, ou recusando o termo “negro” por associá-lo a algo negativo? Quantos jovens negros raspam seus cabelos, quantas jovens negras os alisam, por sentirem que devem se adequar a critérios estéticos que não foram estabelecidos por nós nem para nós? 

Entender-se como negro é um passo importante para fortalecer a autoestima. Conhecer nossa ancestralidade permite encontrar novas referências, novas maneiras de olhar para nós mesmos e para o mundo e, nesse processo, nos dar conta da força e da potência que existe na nossa pele e na nossa história.

Inevitavelmente, isso tem impacto na nossa saúde mental, pois nos fortalece e nos ajuda a perceber que não estamos sozinhos.

Então, a consciência negra é a solução para a saúde mental?

Infelizmente, não. Segundo um relatório da ONU do final de 2019, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, e essa desigualdade se acentua quando olhamos pelo eixo de raça. Isso não apenas impacta na saúde mental de negros e negras, como já mencionamos, mas também muitas vezes prejudica o acesso dessas pessoas aos tratamentos e profissionais que podem ajudá-las a lidar com isso.

Por isso, é necessário um esforço coletivo e compartilhado para alcançarmos a missão de democratizar o acesso à saúde mental no Brasil.

Empresas que pretendem promover a saúde mental de seus colaboradores precisam estar atentas a dinâmicas que podem reproduzir desigualdades e preconceitos em suas próprias estruturas. Profissionais que atendem essa população devem estar sempre atentos às discussões e em constante capacitação. E cada um de nós, não importa quem sejamos, precisa estar consciente dessa realidade para, só então, podermos mudá-la.

Edinei Santos
Últimos posts por Edinei Santos (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.