Estresse infantil: Identificando e tratando as crianças

O estresse é algo que faz parte da vida de todos nós, em qualquer idade. Ele é uma resposta natural a mudanças, desafios e incertezas. E a vida pode ser cheia desses momentos, causando o estresse infantil.

Para uma mãe ou pai é muito doloroso ver que um filho está sofrendo pelo estresse. Muitas vezes, identificar que há algo errado não é tão desafiador, os sinais podem ser claros:

  • Choro,
  • Agressividade,
  • Sono em descompasso.

Mas, em outras vezes, essa identificação pode não ser tão simples. Afinal, o estresse em crianças nem sempre se manifesta como nos adultos. Além disso, para as crianças, a verbalização de sentimentos acaba sendo mais complexa.

E é por isso que a ajuda de um profissional é fundamental. O diagnóstico e os tratamentos adequados podem garantir o bem-estar e a qualidade de vida das crianças e de seus familiares.

Por que oferecer terapia infantil on-line?

Não restam dúvidas que os últimos 2 anos foram transformadores para a área da psicologia. Nunca tantas pessoas passaram a se consultar com psicólogos. E o crescimento se mostrou ainda mais expressivo na modalidade on-line.

Com a necessidade de isolamento, o atendimento nos meios digitais passou a não ser apenas uma escolha, mas uma necessidade. E isso inclui o atendimento a crianças. Os pequenos vêm se beneficiando das facilidades de participar das sessões no conforto e segurança de casa.

E mesmo com a redução das medidas exigidas na pandemia, o atendimento on-line provou que veio para ficar. As pessoas se acostumaram com as facilidades de realizar as atividades do dia a dia sem deslocamento e muitas não voltarão para o presencial.

Isso significa que oferecer o atendimento psicológico infantil on-line é uma grande oportunidade de crescimento. E isso vale para profissionais que estão em qualquer fase da carreira, iniciantes ou mais experientes.

Como funciona a terapia infantil on-line?

Assim como no atendimento presencial, é fundamental que haja autorização expressa de um dos pais ou responsáveis para o início do tratamento com um menor de idade.

Para crianças menores, é importante a presença de um dos responsáveis, pelo menos, no começo e final das consultas. Para os maiores, a presença pode ser dispensada, quando previamente acordado com os pais.

No geral, as sessões on-line possuem a mesma duração das presenciais, com média de 50 minutos por encontro. Como no caso o paciente é uma criança, há a necessidade de agendamento das sessões de orientação com os pais e/ou responsáveis. Essas consultas devolutivas também são realizadas on-line.

Sendo necessário utilizar algum material no tratamento (brinquedos, livros, etc.), é muito importante que o profissional informe com uma antecedência que permita que os pais providenciem com tempo hábil.

A hora é agora!

Agora que você já sabe os motivos e como funciona a terapia infantil on-line, que tal dar o próximo passo? Ao iniciar os atendimentos on-line, você tem a oportunidade de crescer profissionalmente e ainda ajuda um número maior de pacientes.

A Psicologia Viva é a maior plataforma de atendimento psicológico on-line da América Latina, conectando milhares de pacientes a psicólogos. Por meio dos convênios com seguradoras de saúde e empresas, são mais de 10 milhões de pessoas aptas para as consultas.

Então, não perca mais tempo. A PViva, entre as diversas opções, oferece também terapia infantil aos pacientes. Se essa é sua especialidade, comece a atender e mudar vidas. Clique aqui para saber mais!

Psicologia Viva

Deixe seu comentário aqui

Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.

Fechar
Fechar