Divórcio: 10 passos para um novo recomeço

Divórcio: 10 passos para um novo recomeço

Muitas vezes no consultório, dizemos que terminar um relacionamento é como elaborar o luto. E realmente, em muitas situações percebemos que os sinais e sintomas que acompanham o luto estão presentes na superação de um relacionamento e principalmente em um divórcio.

Mas o que fazer agora, quando tudo acabou e se faz necessário um recomeço?

1º Passo:

Aceitar suas emoções. Pode parecer um pouco óbvio, porém, não tem como seguir em frente se você ainda carrega mágoas, arrependimentos e culpa. Você tem todo o direito de chorar, gritar, pôr para fora tudo o que está sentindo.

2º Passo:

Se envolva de pessoas que você ama e que se importa com você. Nesse momento é extremamente importante sentir-se acolhida(o), para que aos poucos você se sinta fortalecida(o).

Às vezes existem questões judiciais a serem resolvidas, e ter pessoas que façam você se sentir segura(o) se faz necessário.

3º Passo:

Cuide de si. Faça tudo aquilo que te faz bem.

Muitas vezes nos dedicamos tanto ao relacionamento que esquecemos o que gostávamos quando estávamos solteiros, ou já não é mais a mesma coisa. Se isso ocorrer não tem problema, redescubra-se, tente fazer novas coisas ou se dedique àquele plano que sempre quis, mas que nunca conseguia ou podia.

4º Passo:

Se ainda for muito difícil ver ou lembrar do seu/sua ex, se distancie dele(a) e das redes sociais.

Hoje com a internet ficou muito mais fácil descobrir o que o outro faz, incluindo amigos e familiares. Por isso, dê um tempo a si mesmo, priorize você. Não tem nada de errado em se colocar em primeiro plano.

5º Passo:

Mude! O visual, a rotina, a moradia, conheça pessoas novas, leia novos livros, veja novos filmes. Expanda suas fronteiras. Entenda que tudo mudará quando você mudar. Só você tem o poder para seguir em frente, e por isso, seja ativa nesse processo! 

6º Passo:

Faça uma faxina no ambiente. Limpe a casa, jogue as coisas que não servem mais fora, mude as fotos, a casa, a mobília!

Faça também uma faxina nas emoções, nos pensamentos. Lembre-se das coisas boas que aconteceram e sempre estarão presentes em suas lembranças, e livre-se dos sentimentos que não forem melhores para você.

7º Passo:

Escute as músicas que gosta, que sejam positivas, alegres e que não te lembrem o seu/sua ex.

Muitas pessoas associam músicas a pessoas e momentos, se necessário ouça coisas novas. Evite músicas que trazem tais lembranças ou que sejam melancólicas.

8º Passo:

Exercite-se! Seja fazendo atividade física, cuidando de um jardim ou caminhando no parque. Não fique parada(o) por muito tempo, ocupe seu tempo com coisas que te prendam a atenção e tirem o seu foco do relacionamento.

9º Passo:

Aprenda com os erros e acertos. Os relacionamentos podem ser uma fonte de muito conhecimento e aprendizado se aprendermos a olhar para eles. Fazendo isso, evitamos repetir os mesmos erros, e melhoramos nossos acertos, assegurando um relacionamento muito melhor no futuro.

10º Passo:

Faça terapia. Não tenha medo de buscar ajuda profissional, ele pode pode te ajudar a atravessar esse momento. O importante é saber que você não precisa passar por essa fase sozinha(o).

O psicólogo vai poder entender melhor pelo o que você está passando e permitir que você perceba as situações por um outro ângulo. Vai ainda te orientar e te ajudar sobre como superar o relacionamento de forma mais saudável.

Muitas vezes a autoestima e a imagem que temos de nós ficam distorcidas quando estamos em um relacionamento que não foi saudável, e um bom profissional poderá intervir e melhorar esses e muitos outros aspectos.

Este foi um pequeno texto que tem o intuito de te ajudar nesse momento difícil. Mas se você percebe que não está conseguindo sozinho(a), não deixe de procurar ajuda.

Existem profissionais que têm conhecimento e se dedicam a estudar e se aprimorar para trabalhar essas questões, você não está sozinha(o)!

Flávio Silveira de Carvalho
Últimos posts por Flávio Silveira de Carvalho (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.