O que é inteligência emocional?

O que é inteligência emocional?

Atualmente, a expressão Inteligência Emocional é bastante usada. Ocorre que, muitas vezes, ela é utilizada de forma equivocada.

As pessoas, de forma geral, têm dificuldade para conceituar e entender seu verdadeiro significado.

Algumas pessoas entendem que emoção é aquilo que elas sentem.

E eu te pergunto: se eu pegar um martelinho ortopédico e bater no seu joelho, você terá um reflexo patelar, você vai sentir emoção? Certamente não. Portanto, percebam que emoção não é o que se sente. Ou pelo menos não é só isso.

Para você entender Inteligência Emocional, você tem que entender o que é emoção. Vamos lá?

Inteligência emocional X emoção

Emoção é a forma que um organismo reage a um estímulo. A emoção é essencialmente automática. Algo que move a ação. A emoção é um efeito da natureza humana que nos provoca um comportamento reativo eficaz e tempestivo.

Imagina que você está em uma linda praia e que vai dar um mergulho. Você vai até o fundo, e você está lá numa experiência positiva. Mas quando você está lá, passa uma sombra de um tubarão do seu lado.

É muito interessante quando o teu cérebro registra a informação “tubarão”.

No momento em que o cérebro registra essa informação, ele ativa um programa de ação. Porque o cérebro é um aparelho biocomputacional que ativa um programa que vai coordenar uma série de mudanças no seu corpo inteiro.

Pode haver uma variação na sua pupila, boca seca, o estômago pode parar de produzir ácido, seu organismo coordena o envio de sangue para os grandes músculos, braços e pernas e costas.

Ou seja, você não tem controle sobre a emoção. Depois que você percebe que cabe a você administrar essa capacidade de controlar seus sentimentos, seus impulsos e se concentrar na atividade que precisa desenvolver, você obtêm o melhor resultado possível.

Como o conceito se popularizou?

O conceito dessa habilidade se popularizou com a publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman.

Com base no conceito definido pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer em 1990, o escritor acrescentou às habilidades cognitivas os atributos de personalidade.

Entre esses atributos de personalidade estão a capacidade de controlar seus próprios impulsos, de motivar a si mesmo, confiar em quem está a sua volta, sentir empatia e saber compreender os sentimentos do próximo, entre outros.

Inteligência Emocional na vida pessoal

Conheça os benefícios que a inteligência emocional pode proporcionar para a vida pessoal. Vale destacar que esses são apenas alguns dos vários benefícios que existem.

  • Relacionamentos duradouros;
  • Diminui riscos de depressão;
  • Equilíbrio;
  • Bem-estar;
  • Autoconhecimento;
  • Satisfação com a vida em modo geral;
  • Capacidade para encarar e resolver problemas do dia a dia;
  • Contribui para diminuir a ansiedade.
  • Socioemocional.

Quais os pilares da Inteligência Emocional?

Conforme mencionamos acima, de acordo com Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, essa habilidade só é alcançada quando o indivíduo tem a capacidade de equilibrar o emocional e o racional.

Os principais pilares da inteligência emocional que uma pessoa precisa ter, se deseja desenvolver essa habilidade são:

  • Conhecer suas próprias emoções;
  • Controlar suas emoções;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Saber relacionar-se interpessoalmente.

Quais as principais características de uma pessoa com Inteligência Emocional?

Domínio de suas próprias emoções

Que se refere à autoconsciência, à capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre e assim conseguir controlá-lo. Isso também inclui a autoconfiança para ter mais autonomia sobre sua própria vida.

Saber lidar com suas emoções

Trata-se da habilidade que a pessoa tem para lidar da forma correta com seus sentimentos, conseguindo entender, pensar de forma clara e não deixar as emoções negativas te dominarem.

Automotivação

Conseguir manter a motivação mesmo diante dos problemas e obstáculos que surgem, é um dos domínios necessários para a inteligência emocional.

Olhar para os erros e problemas de maneira positiva e tentar encarar como uma lição aprendida. É uma maneira de evitar a tomada de decisões de forma impulsiva. Assim, a automotivação te ajuda a se reerguer e se manter firme.

Empatia

De maneira simples e objetiva, é a habilidade que a pessoa possui de se colocar no lugar do outro e tentar compreender a emoção e o sentimento que o outro está vivenciando naquele momento.

Desenvolvimento de Relacionamento Interpessoal

O último domínio que Daniel Goleman listou foi o relacionamento interpessoal, que representa as relações e interações humanas, onde as pessoas precisam ter em mente que precisam manter um bom relacionamento umas com as outras, para que o convívio seja mais agradável.

Quais os benefícios na vida Pessoal?

Compreender que não é uma habilidade muito fácil de ser desenvolvida e por isso exige muita dedicação.

Para ajudar as pessoas a se motivarem para desenvolver a inteligência emocional, abaixo listamos os benefícios que ela pode usufruir, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

1-capacidade de reconhecer tanto os seus sentimentos quanto os dos outros. Reconhecer durante e depois do processo

2-Reconhecimento. Discernir diferenciar diferentes processos e identificando cada um deles.

3-Utilização de informações afetivas para conduzir as suas emoções e comportamentos.

4-Flexibilidade para se ajustar a cada ambiente e o que acontece com você e com o outro para que você se adapte ao ambiente.

Por que a Inteligência Emocional é importante?

A Inteligência Emocional cultiva e aplica exercícios que vão permitir a pessoa sair do estado negativo, para não aumentar a ansiedade.

Como já pudemos ver, a inteligência emocional pode trazer para a pessoa excelentes benefícios. Sejam eles em relações interpessoais e principalmente para obter o sucesso, nas suas relações pessoais e profissionais.

Uma vez que essa pessoa consegue ter o controle sobre suas emoções também possuem mais autogestão sobre sua vida e independente do sentimento que esteja presente em si naquele exato momento, ela consegue separá-lo de suas ações.

Todo esse domínio contribui para que essa pessoa alcance seus objetivos traçados e a realização plena é mais fácil de ser alcançada. Além disso, é uma ferramenta poderosa para lidar melhor com as pessoas à sua volta.

3 dicas para se ter Inteligência Emocional

Aprender como identificar seus próprios sentimentos e emoções é o passo principal para começar a desenvolver essa habilidade. Abaixo estão algumas dicas para que você comece a colocar em prática sua inteligência emocional.

Seja resiliente

Situações difíceis surgem e o mais importante é como a pessoa reage diante delas. Administrar os sentimentos, mesmo que o controle de toda situação não esteja em suas mãos e saber observar, ser firme, focado e lidar de forma inteligente com os fatos.

Observe e analise seu comportamento

Observe as reações corporais, os pensamentos e sentimentos que foram instigados diante de diferentes situações. Em seguida, pare e analise, tente entender o que foi despertado.

A inteligência emocional consiste na avaliação das atitudes, sentimentos, sensações e compreensão de como impactam em sua vida.

Não deixe as emoções negativas te dominar, aprenda a trabalhá-las

Embora as emoções negativas sejam algo inevitável, é muito importante que você aprenda a controlá-las e não deixar que elas tomem conta, afinal, essas emoções possuem o poder de nos desestabilizar. Caso você sinta dificuldade com essa tarefa, busque ajuda de um profissional.

Conheça e respeite seus limites

Conforme você evolui no seu autoconhecimento, seus limites serão descobertos e ficarão cada vez mais em evidência para si. Por isso, não encare seus limites como incapacidade ou motivo para sentir vergonha, eles permitem que você possa proteger sua saúde psicológica.

Aprenda a lidar com a pressão

A pressão pode existir de todos os lados, sejam elas vindas da família ou do trabalho. Por isso, é importante que saibamos priorizar e identificar o que é mais importante para não nos perdemos e deixar as situações mal resolvidas.

Tente dominar suas emoções

Trabalhe a concentração em sua respiração, faça meditação e pratique atividades físicas. Essas atitudes irão te ajudar a ter autocontrole e equilíbrio.

Busque se concentrar, parar e pensar (silencie) para responder qualquer situação e tente não agir por impulso. Os seres humanos são conduzidos por dois cérebros, o emocional e o presente.

Com isso, o primeiro a ser afetado pelos acontecimentos é o cérebro emocional e a mente sempre mente e em seguida. O cérebro presente é o responsável pela ação de resposta.

No cérebro emocional, a pessoa reage de forma impulsiva por se deixar levar pela emoção. Já no cérebro presente, a pessoa analisa toda a situação para em seguida tomar a atitude que julga ser a correta.

Então aí vai uma dica: tente não reagir com o emocional, busque pensar antes de tomar qualquer atitude.

Busque ser mais autoconfiante

Reconhecer seus pontos fortes e fracos e buscar modificar o que te incomoda, melhorar aquilo que já está bom, acreditar no seu potencial e em suas habilidades, são ações que deixam mais evidente que você tem a capacidade de lidar com as situações difíceis e superar os obstáculos.

Observe mais o próximo e desenvolva sua empatia

Empatia é você entender que o outro é outro, reconhecer que o outro tem outra história, outra visão de mundo.

É simples. Para você compreender o outro é preciso que você se coloque no lugar do outro com sua história e que entende as atitudes que ele toma diante disso. Isso irá permitir que você entenda melhor suas atitudes, pense com calma antes de tomá-las e te torna uma pessoa mais compreensiva e tolerante.

Não tenha medo de se expressar e expor seu ponto de vista

Expor o que você está sentindo e expressar sua opinião é extremamente importante para se manter o equilíbrio emocional. Colocar em palavras o que você está sentindo e achando da situação, é a forma mais fácil para solucionar toda e qualquer tipo de questão. O diálogo é seu maior aliado.

Quando você produz pensamentos na sua mente, emoções tensas, você tem no máximo 5 segundos para impugnar, discordar ou confrontar. Senão essas emoções são registradas e não podem ser mais apagadas, 5 segundos para não deixar registrado e começar a virar um problema real na sua mente.

Pensamentos irreais como: a pessoa não gosta de mim ou vou sofrer no futuro. Isso pode virar um mal real enraizado se você não rejeitar. Caso contrário, nos tornamos os nossos algozes.

Quem cobra demais de si mesmo, se torna um carrasco, ainda que possa ser ótimo para sociedade é péssimo para si mesmo. Com isso, você registra as janelas que encarcera o Ser Humano num único lugar que ele deveria ser livre. Sua mente tem que ser seu advogado!

O pensamento não incorpora a realidade do pensamento virtual.

Fonte: Rosani Teodoro, psicóloga da Psicologia Viva (Conexa). 

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