Desenvolvimento pessoal

A desafiadora busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o desejo de todas as pessoas. Afinal, quem não quer trabalhar em algo que ama, num ambiente propício ao seu desenvolvimento, com pessoas que acrescentam e fazem bem, chegar em casa no final do dia e se sentir mais feliz ainda com o que te espera, sentir que a cada encontro você se renova?

O desenvolvimento pessoal vem antes do desenvolvimento profissional

Apesar dos termos desenvolvimento pessoal e profissional andarem lado a lado, você sabia que um precede o outro? Sim! Pesquisadores informam que quando você está bem consigo, e trabalha para que pessoalmente você desenvolva o autoconhecimento, autocontrole, autoestima, conecta-se com seus sentimentos, desejos, você alcança também o desenvolvimento profissional, pois é começando por você que tudo ao seu redor se transforma.

O seu crescimento pessoal começa quando você questiona as suas atitudes, seus pensamentos, a sua rotina e vem o despertar para busca de uma vida melhor!

Agora você deve estar se perguntando: mas Carla, o que é uma vida melhor? Por que pensar nisso? Afinal, tô tão bem aqui sem esses questionamentos filosóficos, a zona de conforto é tão mais fácil!

Pois é, muitas vezes nos acomodamos em levar uma vida sem emoções, realizações, conquistas, mediana, e quando menos se espera essa vida pode mudar, porque o mundo está mudando, as formas de relacionar-se estão mudando, o mercado de trabalho mudou, e você precisa estar atento a este movimento, para não ser pega de surpresa e ser engolida. 

O desenvolvimento pessoal não é linear

Desenvolver-se pessoalmente não é uma tarefa fácil e linear. Mas entenda que para ter resultados diferentes é necessário que suas atitudes sejam diferentes. O processo de autoconhecimento te permitirá questionar e identificar seus sabotadores.

Tudo o que nos faz sair da zona de conforto, causa-nos medo, insegurança, ansiedade, o desconforto desse processo, que precisa ser continuo e diário, nos faz querer desistir todos os dias, mas compreenda que após encontrar sua melhor versão, quando pensar na anterior você se perguntará: por que demorei tanto?

Portanto, reflita sobre as variáveis internas e externas que te impedem de buscar seu desenvolvimento, como a falta de confiança, a inflexibilidade cognitiva e comportamental que te impedem de ver o que há de positivo no novo; a procrastinação, que ao contrário do que muitos pensam que é apenas não fazer, é também exigir um alto grau de perfeição para fazer, apenas comece, apenas faça, antes feito do que perfeito, antes um pequeno passo do que passo nenhum.

A importância do ambiente à sua volta

Atente-se também ao seu ambiente e como são as pessoas que te cercam. Jim Rohn, que foi empreendedor e palestrante motivacional americano diz que “você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”.

Portanto, busque cercar-se de pessoas que aspiram o melhor, que buscam desenvolvimento, que te eleve e acredite em seu potencial, mas que também queira o melhor para si, elimine relações tóxicas, hábitos prejudiciais, pessoas negativas, frustradas, e que querem que todos fiquem no mesmo fosso que ela está.

Você não precisa ser o salvador dessa pessoa, para ajudá-la existem profissionais muito bem capacitados para isso, se você busca uma nova vida, foque no seu voo, tenho certeza que desafios não vão te faltar.

Não se compare com os outros, tenha-os apenas para te motivar e inspirar, afinal, não sabemos do que aquela pessoa passou para estar ali, compare apenas consigo mesmo, queira ser melhor do que um dia foi e valorize o conhecimento que você adquiriu nesta jornada, sem culpas e julgamentos, faça as pazes com sua história e orgulhe-se dela. 

Aprenda a ser ousado, a traçar metas e desenvolva um planejamento a curto, médio e longo prazo. Permita-se tirar seus sonhos do papel e trabalhe para conquistá-los.

E eu digo, lute por todos os seus sonhos.

Não apenas aquele relacionado a ter um emprego legal com um salário atrativo, mas também ter aquele amor que te traz paz, ter amigos que são como família, fazer as pazes com pessoas que para sempre você terá uma ligação, ter a qualidade de vida e a saúde que deseja. Isso não está ligado ao que o dinheiro pode adquirir, mas com o que só cabe a você valorizar.

Dicas para pôr em prática

Enfim, para alcançar o tão sonhado equilíbrio entre desenvolvimento pessoal e profissional, saia da zona das ideias e parta para a ação. Como? Veja essas dicas aqui:

  1. Tenha objetivos. E escreva-os em um papel, isso te ajuda a visualiza-los.
  2. Mantenha o foco. Sei que é difícil manter a motivação diante das frustações, por isso é importante uma ajuda profissional para te dar forças e lembra-lo de onde você quer chegar.
  3. Tenha uma rotina. Sua vida não se resume apenas em trabalhar. Para conseguir fazer tudo o que planeja é de suma importância que você tenha horários, estabeleça prioridades, diga não.
  4. Evite procrastinar. Cuidado com os ladrões de tempo. Redes sociais são importantes, mas não é com elas que você deve começar o dia, ou se refugiar sempre que precisar fazer uma atividade difícil. 
  5. Estude! Aquele que estuda consegue expandir seus horizontes com mais facilidade, por isso não fique apenas esperando pelas respostas ou que alguém te ensine, vá atrás do conhecimento, o melhor da internet é ter tudo na palma da sua mão, basta você se dedicar para aprender. Nutra sua curiosidade intelectual. 
  6. Invista em você! Desenvolva seus pontos fortes. Sei que todos temos o que melhorar, mas você não precisa focar nisso ou coloca-los no centro de tudo. Aperfeiçoando aquilo que já tem, você desenvolverá novas habilidades.

Não existem formas milagrosas, não adianta apenas mudar de emprego, de casa, de amigos, falar que quer, é necessário que você tenha atitudes. Um vida profissional de sucesso começa na vida pessoal, com o conhecimento de seus valores, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades.

E aí, vamos em busca de um equilíbrio? Vamos exercitar a autorresponsabilidade? Vamos aprender a equilibrar as tantas demandas da vida? Afinal, é possível, sim, conciliar vida profissional e pessoal e ser feliz e realizada nos dois!

Carla Fernanda Sobrinho

Referencias bibliográficas:

  1. BARONE, C. Auto conhecimento e desenvolvimento pessoal. Guia prático.
  2. FERREIRA, D. M. M. R. G. No caminho do desenvolvimento pessoal e profissional. Viseu, 2011
  3. ROHN. J. O pensador. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MjEwMjc1Ng/
Carla Fernanda Sobrinho da Sil
Últimos posts por Carla Fernanda Sobrinho da Sil (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar