Saúde

8 sinais de que você está entrando em depressão e como evitá-los

Entenda o que é depressão e como ela se manifesta.

O questionário não deve ser considerado como um diagnóstico, apenas como uma orientação dos níveis dos sinais. Nesse caso, sempre é recomendado consultar um profissional capacitado para uma avaliação completa.

Reconhecer que estamos entrando em depressão é desafiador, já que muitos sintomas dessa doença, tida como uma das mais incapacitantes do mundo pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são confundidos com uma persistente tristeza.

O autodiagnóstico, entretanto, é um primeiro passo fundamental, já que é a partir dele que compreendemos o quanto necessitamos do apoio dos entes queridos e de orientação psicológica para tratar o distúrbio.

Quer saber como descobrir se você está entrando em depressão? Então confira os 9 sinais que separamos para você entender definitivamente tudo por trás dessa doença:

Conhecendo a depressão – Será que estou entrando em depressão?

Só no Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas estão com depressão, cuja origem habita em alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina), mas também em diferentes situações, tais como:

  • Frustrações (dependência financeira, desemprego desilusões e etc.);
  • Fatores genéticos;
  • Traumas (como acidentes ou o falecimento de um amigo ou familiar);
  • Abuso de substâncias (bebidas alcoólicas, remédios e drogas ilícitas);
  • Efeito colateral de medicamentos.

Tudo isso pode gerar um quadro debilitante e difícil de se livrar sem ajuda. Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:

1. Cansaço constante e indisposição frequente

É difícil lidarmos com a própria motivação se a rotina em si é baseada em eventos estressantes, mas a depressão torna até mesmo atividades prazerosas em algo banal.

Com isso, as atividades são substituídas por períodos de inatividade e o isolamento se torna a melhor companhia. Caso não haja uma explicação para essa transformação no comportamento, convém buscar orientação psicológica para compreender a mudança.

É importante lembrar que o resultado do questionário não é uma avaliação psicológica. Assim, apenas por esse resultado, não é possível diagnosticar um quadro de ansiedade e depressão.

2. Sensação contínua de tristeza

O que difere a tristeza habitual da depressão, segundo especialistas, são a frequência e a intensidade do sentimento: caso ela persista por mais de 15 dias, sem intervalos, é possível que a melancolia tenha um diagnóstico.

Tristeza contínua é um dos sinais da depressão
Tristeza contínua é um dos sinais da depressão

No entanto, é necessário investigar a origem desse desamparo. Primeiramente, um diálogo aberto com pessoas de confiança pode facilitar a busca por uma explicação, mas o diagnóstico e ajuda psicológica são mais que fundamentais nesse processo.

A mudança de humor, não só a tristeza, mas também aquela irritabilidade constante, onde tudo se torna motivo de aborrecimento e de reações às vezes agressivas pode ser um sinal que merece atenção.

3. Alterações no apetite e no sono

Dormir demais (ou muito pouco) e sentir nenhuma (ou muita fome) são quadros sintomáticos comuns na pessoa deprimida.

Alterações bruscas no apetite pode indicar que a pessoa está entrando em depressão
Alterações bruscas no apetite pode indicar que a pessoa está entrando em depressão

É importante se atentar se existe algum motivo revelador por trás disso — transtornos como a ansiedade, por exemplo, podem alterar a qualidade do apetite e do sono — ou se essas dificuldades surgiram junto aos outros sinais que apontamos aqui.

4. Dores pelo corpo

Além dos sinais psicológicos, a depressão ataca, indiretamente, o corpo, que reflete a angústia generalizada em dores ou disfunções, como:

  • Tensão acumulada nos músculos, ombros e pescoço;
  • Cólica, diarreia ou azia;
  • Pressão no peito;
  • Dores de cabeça.

Por ter relação indireta com a doença, muitos ignoram os sintomas físicos, quando, na verdade, eles podem nos ajudar no diagnóstico.

5. Redução da capacidade de experimentar o prazer

Aos poucos vai sumindo o interesse pelas atividades, inclusive por coisas que a pessoa gostava. Tudo vai se tornando sem gosto, sem prazer, chegando a perda do interesse por qualquer atividade prazerosa, inclusive a atividade sexual. 

6. Isolamento social

Uma luzinha vermelha se acende quando aos poucos você percebe que não tem vontade de participar das reuniões de família, das atividades sociais, do convívio familiar até com as pessoas mais próximas criando uma vida solitária, com contatos sociais cada vez mais restritos.

E uma vida solitária vai se instalando, podendo chegar ao ponto de não sair mais de casa.

7. Falta de concentração e dificuldade de tomar decisões.

Aquela sensação de cabeça vazia, com dificuldade de concentrar-se, de indecisão, de prestar atenção. Às vezes, os próprios pensamentos se tornam confusos dificultando a tomada de decisões diante das situações.

Se torna um sobre-esforço para conseguir dar conta de suas atividades cotidianas e por isso as coisas vão ficando para outra hora, e tudo vai ficando para depois, o que deixa a pessoa ainda mais desanimada.  

8. Sentimentos de culpa e perda da autoestima

Outro sinal de alerta da depressão é aquela vozinha negativa sobre você mesmo, de se sentir menos importante, de se sentir incapaz e inútil.

Aquela sensação de que a “vida está sem sentido”, de que ninguém se importa com você ou de se sentir um “peso na vida dos outros” e de que tudo que “dá errado é por sua culpa”.

Como é feito o diagnóstico

Existem dezenas de sintomas que ajudam a reconhecer a doença, mas, em geral, especialistas apontam que o quadro depressivo é melhor identificado quando há a presença de pelo menos 5 deles — sendo que nem sempre todos os sinais se revelam.

Por exemplo: nem todos sofrerão de azia, como um sintoma relacionado à depressão.

É por isso que o autoconhecimento é crucial para saber se estamos entrando em depressão. Identificar a súbita mudança comportamental é significativo para buscar ajuda. Nesse processo, o auxílio de um psicólogo é muito importante para a descoberta e a prescrição de um tratamento adequado.

Não seja refém das emoções

Aprender a se conhecer, a perceber os gatilhos mentais que causam essas mudanças no próprio comportamento é um processo importante para que a pessoa não seja refém de suas próprias emoções, mas aprenda a lidar e enfrentar os desafios cotidianos de forma assertiva, além de conseguir identificar mais rapidamente se está entrando em depressão.   

Vale ressaltar que ignorar os sintomas — e a doença em si — não vai fazê-los desaparecer. Pelo contrário: há grandes chances de agravar o quadro, levando a problemas graves, como a depressão crônica e o aprofundamento da tristeza – que por sua vez pode aumentar o desamparo, desenvolver pensamentos mórbidos e levar até mesmo ao suicídio.

Depressão pode acontecer com qualquer pessoa

Embora exista fatores de risco determinantes, a depressão pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, e por isso você não deve ter nenhum receio para se sentir culpado e não buscar ajuda caso perceba esses sintomas.

Prevenir é cuidar da saúde mental

Importante saber que a depressão é uma doença que tem cura como qualquer doença, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Quando diagnosticada e acompanhada de forma correta evita-se inúmeros prejuízos decorrentes da condição incapacitante que o transtorno depressivo pode trazer a própria pessoa e ao seu convívio social.

O cuidado com a saúde mental é fundamental nesse processo de prevenção da depressão.

Se você acha que está entrando em depressão, ou percebe que pessoas do seu círculo familiar apresenta esses sintomas, converse com um psicólogo

O atendimento psicológico online pode te ajudar.

Ana Vilma Fernandes Moreira
Últimos posts por Ana Vilma Fernandes Moreira (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

110 Comentários

    1. O Portal Psicologia Viva que oferece orientação psicológica online com psicólogos de todo Brasil e apresenta também psicólogos que realizam atendimento presencial. Lá você encontra um profissional que poderá atendê-lo onde quer que você esteja com todo sigilo e segurança e por um valor justo, agende a sua consulta.

      1. Estou sentindo que estou com depressão, ansiedade,insónia,complexo de inferioridade, as vezes fome demais. Outras vezes sem fome, tô desempregado, rompi um relacionamento não tô conseguindo superar, tenho dificuldade de conquistar as outra garota,já pedi Deus pra me levar, perdi o ânimo de sair de casa, não tenho mais amigos, já não sei o q fazer só peço ajuda me por favor.

        1. eu tbm me sinto assim mas por questoes pessoas não posso frequentar um psicólogo porque minha família vai achar que sou psicopata ou algo assim e ainda mais nessa quarentena eu conversava com meus amigos e percebi que me afastei assim que começou os sintomas eu sou bem gordinho e tenho muita vergonha disso por isso odeio lugares públicos e eu fazia exercícios estava melhorando até que eu parei de ter vontade de fazer qualquer coisa e pode ser estranho ou só um kid da internet eu sou jovem tenho 11 anos quase doze e não estou brincando fingindo que sou um sad boy depressivo isso é real…

        2. Jesus Cristo é a verdadeira alegria Ele transformou água em vinho o casamento. O vinho representava a alegria. Ele derramou o próprio sangue para nos dar alegria

      2. Eu estou, e já tentei conversar com a minha mãe mas não consigo pois sei qual vai ser a reação dela, ela diz que quem se corta e pensa em cometer suicídio nessa idade são pessoas sem visão, fracas… E isso me doe muito porquê muitas vezes eu já ouvi:”Só fica dentro de casa, claro que vai ficar depressiva!”, “Só faz isso pra chamar atenção!”, “Isso é só uma “fase”, “Reza que passa”
        As vezes eu só queria que essas pessoas se colocassem no meu lugar e no lugar de quem sofre disso também, quanto mais eu escuto isso mais eu penso em cometer suicídio, pois acho que se isso acontecece tudo ía acabar, que eu não ia mais atrapalhar nem ser um peso, uma imprestável (é oque eu escuto praticamente todos os dias)

      3. Olá tenho 12 anos e meio que n posso contar com ninguém e eu sei pq estou depressiva a maioria das coisas que vc falou eu tenho tudo eu n sonho com nada eu sempre tenho Aquela voisinha que eu sou um lixo uma pessoa chorona e queria mudar isso todo mundo fala que é brincadeira sempre e eu sei que n estou bem tenho dores no peito quando respiro e odeio vizitas das pessoas e sou anti social uma vez eu queria pegar uma faca e me esfaquear mas aí parei de pensar nisso mas me deu muito medo e parei de querer comer e estou dormindo mais do que o normal E eu tenho medo das coisas estou assim por causa do meu padrinho ele sabe n sei mas tenho uma raiva dele colo ele me trata eu parei de gostar dele sinto que n quero mais falar com ele e quero me esconder é que eu moro com ele tenho medo dele uma vez sem querer dei uma mentirinha e ele me chamo de serpente uma cobra e me chamou assim a manhã em teira ele n entende que ele está sendo maldoso me ajuda estou sufocada na vida

      4. Estou com todos os sintomas por motivos de não mim sentir mais útil na vida do meu único filho e por na verdade não fazer falta pra ninguém tava até tentando mim Liberta dos medicamentos mais estou passando por momentos difíceis e não tenho. Ajudar de ninguém estou mim sentindo muito fraca, falta de concentração, falta de apetite, choro sempre sentimentos de culpa e isso.

    2. é como tenho me sentido, até recebi uma promoção, sei que devo ser grato, mas ultimamente me sinto um nada sabe? sem vontade, a única coisa que entre aspas ainda me segura é o serviço, do resto, parece cai em m escada e continuo a cair sem parar e parece que só vai para quando eu bater a cabeça e morrer, desculpa o peso das palavras, mas não tenho com quem falar sobre como me sinto sem machucar a pessoa que estaria ouvindo

    3. Sempre achei que fosse uma bobice essa historia de depressão, passei por muita coisa quando era mais nova e depois também, nunca quis acreditar que pudia ser depressão, mais utimamente ta cada vez pior a tristeza que sinto , não conto pra ninguém pois não so boa de falar de sentimentos , mais tem muito tempo que não durmo direito, tenho muita ansiedade, azia, não tenho vontade de ver meus amigos , e me sinto sempre pra baixo .
      Queria algum remédio que tirasse essa sensação orivel.

      1. Eu acho que estou com depressão eu tenho 15 anos eu me sinto triste todo dia, eu fico com raiva fácil e eu penso na minha morte me sinto um inútil eu sinto muita tristeza e ódio e outras coisas

      2. Olá já faz alguns dias que estou sentindo falta de ar,dores no peito,as vezes no braço,sinto vontade chorar,pq acho que vou morrer pq essas dores não passa ,vou no médico eles falam que como já fui medicado tenho que esperar,tenho muitas crises de ansiedade, diarréia e outras dores pelo corpo,por favor me dá uma luz pra eu saber o que fazer ,pq isso está me deixando muito triste e infeliz.

    1. A minha vida não tem mais sentido não tenho esperança em nada sinto um vazio imenso no meu Coração é um desânimo tão forte que não tenho prazer de fazer nada .Vou lutando a cada dia na possibilidade de tudo isso melhorar.

      1. Ultimamente eu vivo me sentindo substituível, inútil, me sinto sempre usada e jogada fora tanto por amigo e alguns familiares, ñ me sinto amada as vezes, me sinto feia horrorosa. Começo a ficar agoniada, aí quando começa vir os pensamentos ruins eu começo esfregar as minhas mãos como se eu estivesse agoniada pra me livrar de algo como os pensamentos ruins. Já pensei mais até agora só pensei em tirar a minha vida pois as vezes eu penso que eu só tô aqui pra atrapalhar a vida dos outros.

    1. Querido arruma um animal de estimação, eles nos fazem muita companhia, eu tenho um papagaio há 18 anos e é meu grande amor, passei a pandemia bem com ele nunca me sinto só. Tem uma raça de cachorro Golden Retrivier são ótimos companheiros!

  1. Eu estou achando que estou com principio de depressão muita tristeza,desanimo,mt raiva,quase td dia dor de cabeça,durmo demais e n sinto disposição pra fazer nd,tem dias q do nd eu choro,fico relembrando coisas ruins,dores no corpo

      1. Boa noite gostaria de saber se estou com depressão há 6anos que minha esposa faleceu do nada foi muito rápido desde então me sinto muito triste choro muito raiva insegurança desconfiança já briguei com meus porém não mora mais comigo tenho pensamentos negativos tudo vai acontecer comigo meu relacionamento tbm não vai bem nem eu entendo o que está acontecendo comigo por favor me dê uma resposta obrigado

  2. Não sei se estou em depressão ou não ultimamente estou indisposto para tudo e sinto um vazio por dentro algo nulo porem as vezes sinto alegria.

  3. Sim. Troquei d emprego e estou me odiando por isso. Antes era um pouco ansiosa e tinha problemas de sono. Avoara não consigo dormir só fico comparando um com p outro me culpando pensando que fiz besteira. Me odiando

      1. Olá boa noite…
        Meu relato talvez seja longo porém necessário. A tempos vivo com uma mulher… Moramos juntos a muitos anos, tivemos filhos e hj acho nossa vida chata sem graça quase não saímos nossos filhos vivem grudados na TV e smartphones, as vezes me dá muita tristeza de ver a vida que levamos sem parentes sem amigos… O pior é que não suporto mais essa vida, já pensei em sair do jogo mas eu não acho justo chegar até aqui pra desistir agora. Por favor aceito todos os conselhos me ajudem . Me chamo Marcos. Obrigado.

      2. Eu acho que estou com depressão pois sinto desânimo,.,dores pelo corpo não tenho vontade de sair de casa, ficar perto da esposa e a parentes me alimento pouco as vezes nada vlvo nervoso o tempo todo cada vez mais cem o desiterece a tudo e a todos por favor me ajude.

    1. Eu nunca queria ter depressão é horrível demais eu perdi o gosto da vida me acho feia me sinto vazia triste o tempo todo não consigo fazer nada sinto muito sono não tenho vontade de fazer nada parece que a vida acabou minha vontade é de fica deitada na cama o tempo todo eu não tenho ânimo já tentei suicídio minha vida não tem sentido não sei explicar a sensação é um vazio profundo nem sinto vontade de viver nem sinto vontade de fazer sexo já tive muita decepção não aguento mas estou cansada , eu eu não tenho vontade de nada sou ansiosa eu fico cansando sinto dor no corpo azia as vezes diarréias pensamentos ruins de fazer besteira pelo que li eu já tenho tudo isso eu tento viver mas é difícil sou indecisa não sei oque quero da minha vida , eu levanto da cama falando pra mim mesma agora eu consigo e depois desisto e deito de novo como se meu corpo tivesse muito cansado exausto minha mente cheia sendo que nem comecei o dia eu não desejo isso pra ninguém estou de pé pela minha filha achei que quando ela vinhesse eu iria melhora , mas não tô melhor sou feliz por ter ela mas muitas outras coisas me deixam entristecida.

  4. Preciso d ajudar tenho vontade de me matar me estresso fácil me sinto só parece que ninguém liga pra pra mim …tenho vontade d chorar várias vezes ao dia …

  5. A pessoa se sente mal. Oq vc faz vc tenta mostra q supero parei de tomar remédio mais as vezes o convívio familiar não ajuda só me criticam aí tenho q ser forte e me controla isso dói e acaba me afetando em td q faço e magoando pessoas q me ajudarão isso e horrível mais ser forte já fiz merda uma vez mais hoje não pensobem suicídio e difícil lutar contra esse mal mais confio em Deus só ele pode fazer um milagre e pra mim já fez coloco um anjo na minha vida quando eu tava chorando triste pelos canto veio ela uma criança toda inocente e falo tio chora não toma seu remédio isso não tem preço e é por ela q luto contra td isso. Eu tenho força pra lutar graças a ela um anjo e por ela que eu vô me levanta e me livrar desse mal vc perde td sentimento e éla resgato esse sentimento meu lá no fundo do posso intão e por ela e a mãe dela minha esposa q eu vivo eu vô vencer lá na frente poderei dizer foi possível o Amor de uma família não tem preço o maior apoio e da família não critiquem o seu familiar q passa por isso ele não tem culpa o amor de vcs e que ele precisa Amor não custa nada isso e um pedido de ajuda não espere acontecer algo pra fala o quanto ama

    1. Minha autoestima e baixa, muito, me odeio so vejo defeitos em mim, fico comparando as meninas comigo, me sinto tão Triste, sou insegura, tenho ansiedade, não aguento mais.

      1. Prezada Evelyn, ás vezes vamos vivendo várias experiências e criamos uma imagem distorcida de nós mesmos e não percebemos o nosso valor. Um trabalho de autoconhecimento através da psicoterapia poderia te ajudar a se perceber de forma diferente . Estou aqui a disposição, caso tenha interesse, acesse o meu perfil e entre em contato . Até breve !
        Ana Vilma – Psicologa do Psicologia Viva
        https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologos/anavilmafernandes

  6. Prezado Júnior, pelo seu relato sua situação merece cuidado e atenção . O apoio dos familiares e amigos é muito importante, mas não deixe de buscar uma ajuda profissional , um psicólogo ou psiquiatra para te acompanhar nessas situações de crise mais intensa. tem momentos que não damos conta sozinhos e é importante buscar ajuda. Estou aqui a disposição, caso tenha interesse, acesse o meu perfil e entre em contato . Até breve !
    Ana Vilma – Psicologa do Psicologia Viva
    https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologos/anavilmafernandes

  7. Oi , eu sinseramente n sei oque acho ,me sinto com medo de algo e eu to chorando enquanto escrevo isso e nem sei pq eu senpre me achei muito nova para isso acabei de entrar na adolescência e sempre achei que essa tristesa sem sentido que dura ja a 1 ano e a falta de praser em faser coisas que eu amava como ir a educação fisica , desenhar e ler fose tudu drama meu por causa dos hormônios da adolescência , e eu estivese fasendo o maior drama sem sentido nenhum , desculpa por estar escrevendo demais e que eu n converso com ninguem sobre oque eu sinto e sinseramente morro de medo de falar com alguem pessoalmente , nem com minha familia , nem com a pisicologa da minha cidade , e n pretendo conversar com alguem diretamente , eu n como a muito tenpo mais omenos desde quando erra apenas uma criancinhas de 5 anos e eu senpre tenho oque comer so me recuso a faser isso , acho que contei quase minha vida toda para vcs que vão ler isso , bem acho que n adianta eu falar com alguem ,pq se eu falar eu vou agir naturalmente como a pessoa mais feliz e normal do mundo mesmo n estando.

  8. Rafaela
    Fiquei preocupada com seu relato e acredito que requer atenção. As mudanças da adolescência pode trazer situações novas e a sensação de nos sentir estranhos , por outro lado quando nosso estado emocional foge do controle ( a tristeza, e desanimo permanente) interferindo nas atividades de cuidados básicos conosco como a alimentação precisamos nos cuidar. Importante tentar falar com alguém da sua família. Tem situações que não conseguimos enfrentar sozinhos e por isso precisamos pedir ajuda e não tem problema nenhum pedir ajuda. Estou disponível para te ajudar, mas nós psicólogos só podemos atender menores de idade, com autorização da família.
    Tente conversar com eles para agendarmos uma consulta.
    Segue meu perfil para contatos:
    https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologos/anavilmafernandes

  9. Eu só tô cansada, cansada de td, da vida, de mim, de como joguei tds as oportunidades q tive no lixo. Sou um fracasso. Não tenho nada e não sou nada. Não tenho nenhum amigo, as pessoas não gostam de mim e isso é real, só eu fico atrás dos outros, chamando para fazer algumas coisas, mas as pessoas sempre estão ocupadas, afinal quem vai gostar de alguém como eu, que não tem nada a oferecer. Já tive depressão várias vezes e agora tô cansada, o médico disse há alguns anos que sou distímica, já tive síndrome do pânico e já fui diagnosticada com TAG. Fico pensando qual é o meu problema, pq sou assim. Não sou financeiramente estável, estou sozinha há 3 anos, não sou profissionalmente realizada, não tenho amigos. Minha mãe se preocupava comigo mas ela morreu há 7 anos e agora as pessoas acham q sou só uma pessoa q não tem vontade de fazer nada. Passei por um relacionamento abusivo, com abuso psicológico, físico e só consegui sair dele graças a terapia, mas eu parei a terapia há mais de um ano. Fiz faculdade de psicologia durante um tempo e sei que não estou bem, mas ninguém quer ver isso é me ajudar e eu tô cansada de pedir ajuda e as pessoas não darem a mínima atenção. Eu trabalho pq não tenho como parar, mas tds os dias qdo acordo desejo não ter acordado. Depois do trabalho eu vou pra casa, tomo banho e durmo. Minha vida se resume a isso, nunca saio, nenhum fds pq ninguém me chama e qdo eu chamo a pessoa sempre fala q está cansada, mas depois vejo q ela saiu com outras pessoas. Deletei minhas redes sociais e passo dias sem receber msg de ninguém ou ligação, as pessoas só me procuram qdo precisam e como procuram. Eu sempre ajudo, sempre. Não tenho mais vontade de viver, só queria não acordar mais, e sei q nem faria diferença pra ninguém. Esses dias fiquei sentada na beirada da estrada pensando como eu gostaria de ter coragem de me jogar na frente de um carro, aí acabaria td e as pessoas teriam ctz de q não sou normal, pq é isso q elas acham, mas não tô nem aí para o q elas achariam, pelo menos eu não estaria mais aqui.

    1. Prezada Carolina, boa noite!
      Seu relato demonstra o quanto tem sido difícil viver para você. Quando o sofrimento interno se torna insuportável perdemos o gosto de viver. Talvez seja o momento de retomar sua terapia e cuidar mais de você mesma. Redescobrir o sentido da vida e reencontrar razoes e para viver e viver com serenidade apesar dos desafios.
      Caso tenha interesse podemos agendar uma consulta. Segue meu perfil para contato:
      https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologos/anavilmafernandes
      Faremos o possível para viabilizar seu atendimento.

    2. Tô Cansada Da Vida Tudo Tem Sido Tão Difícil Pra Mim Não Tô Aguentando Mais Essa Droga De Vida Eu Sinto Vontade De Morrer Todos os Dias Mais Isso Se Torna Tão Difícil Pra Mim???? Já Perdi Esperança De Tudo Nessa Vida Meu Maior Sonho é Morrer ????????

  10. Oi Carol, a vida não é fácil. Eu queria poder ficar assim sozinha e não ter que conversar com ninguém. Minhas filhas não me respeitam, meu marido só esta comigo porque é tão acomodado que é melhor manter o casamento assim. Tenho muita vontade de dormir e não acordar mas sei que Deus existe e que por algum motivo preciso passar por isso, se vou aguentar eu não sei mas hoje é o que tenho. Lá em casa o bom é meu marido, eu sou a bruxa e ele alimenta esta situação. Eu realmente queria poder trabalhar e voltar para casa e ficar sozinha sem precisar falar com ninguém. A única coisa que eu gosto de fazer é trabalhar. Isso me desliga com o mundo. Mas não tems outra saída além de viver um dia de cada vez e esperar melhorar.

    1. Prezada Silvania, às vezes vamos vivendo várias experiências negativas de relações desgastantes e adoecedoras e criamos uma imagem distorcida de nós mesmos, perdemos o gosto de viver e não percebemos o nosso valor. Um trabalho de autoconhecimento através da psicoterapia poderia te ajudar a se perceber de forma diferente e ter um posicionamento diferente frente aos problemas .
      Caso tenha interesse podemos agendar uma consulta. Segue meu perfil para contato:
      https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologos/anavilmafernandes
      Faremos o possível para viabilizar seu atendimento.

  11. Eu sou a Ana estou em um dilema com vontade de jogar tudo pra cima, de sumir, meu esposo tem aturado meu desânimo, minha insegurança, mais me sinto assim tempo todo desanimada e insegura. Acho que não sou boa em nada me vejo com um fardo que as pessoas tem que aturar, não consigo terminar nada que começo, ultimamente tenho dormido muito quando acordo parece que nem dormir cansada, como exagerado vontade é só ficar em casa, estou fzd curso mais não consigo me concentrar e quando lembro que tenho que ir assistir as aulas já dá tristeza. Eu mesmo já estou pensando em desistir do curso, tenho medo do final do curso do projeto que vou apresentar.

  12. É como se eu estivesse ficando louca, não sei explicar, e tbm não sei se é considerado depressão. Eu tô descontrolada, ansiosa, nervosa, sem paciência pra vida e pessoas, não sei como dizer.
    Talvez eu precise de ajuda, mas não sei que tipo de ajuda.

  13. Nunca procurei um psicólogo nem psiquiatra,mas lendo sobre o assunto percebo que tenho vários dos sintomas que levam à depressão,O meu problema é o estresse por conta do trabalho ele toma muito do meu tempo,e eu me sinto sufocada,tbm tem a minha vida que nunca consegui levar pra frente,fazer uma mudança diferente,desde que eu me entendo por gente que eu parei no tempo,Nunca consegui ser bem sucedida em nada,nem trabalho nem estudos e nem vida pessoal,Me sinto frustrada e fracassada na vida,não tenho motivação nenhuma,não sinto vontade de fazer nada,Me aborreço facilmente por qualquer coisa,trabalho na minha casa,mas odeio ficar em casa,eu só queria ter paz e tranquilidade,vivo uma vida sufocada em desgaste físico e emocional,eu acho que preciso de ajuda mas não sei por onde começar…

  14. Dos 8 sinais eu só não tenho um que é o isolamento social, pois esse é o que menos demonstro, mas possivelmente eu tenho todos os sinais e todos são bem profundos, porque desde os meus 11 anos esses comportamentos vem piorando até o dia de hoje. E já passei com pisicologo, mas não resolveu nada, parece que as coisas na minha vida acontecem exatamente o oposto do que eu queria que fosse, as coisas sempre dão errado, eu sempre estou muito cansada, com dor nos ombros, como se tivesse um grande peso na minhas costas, eu nunca tive auto estima, ao em vez de me amar eu me odeio e não me aguento porque penso que sou completamente inútil e chata e tenho uma negatividade a cada momento do meu dia, eu como o tempo todo, durmo demais, não tenho vontade de ir pra escola, todos que eu gosto acabam ser perceber me maltratando e me desprezam saindo pra se divertir sem mim, e esquecem que eu existo, eu sinto raiva de MUITA GENTE SEM MOTIVOS, e o pior de tudo eu penso em mudar, mas nunca mudo. Eu acho que sou uma pessoa horrível, e quero muito morrer mas tenho medo de fazer isso, porque eu só tenho 14 anos e tenho sonhos pra vida inteira, e mesmo assim ainda penso em desistir…. eu não me entendo!

  15. Esse é um assunto bem delicado. Infelizmente a ansiedade, a insônia e o estresse andam juntos com a depressão. E na minha opinião a depressão não é uma frescura como muitos acham que é, ela é uma doença grave que precisa ser tratada o mais rápido. Conteúdo muito top, obrigado por compartilhar!

  16. Estou muito desanimada sem ânimo cansada chorando tds os dias e tipo um vazio as vezes me da fome as vezes nn mais eu não estou com muito ânimo pra comer!

  17. os meus sentimentos e tao forte que nao sei controlaros , nao sei o que quero da vida ,apenas vem uma tristeza dentro de mim, que a unica coisa que mim dar vontade de fazer e chorar, nao tenho nimguem ao meu lado ,nimguem me compreendi com nada ,so queria conversar com alguem que possa entender meus sentimentos, mas estou sozinha …
    minha vontade e de morre pra acabar com todos os meus problemas , mas eu tenho sorte de ter DEUS comigo pois ele e o unico que estar me colocando de pé ate agora
    obrigada meu deuss…

  18. Oi meu nome é Crislaine e eu me sinto com medo de tudo principalmente da morte às vezes fico com falta de ar fico pensando que vou morrer o tempo todo fico sentindo dores no corpo falta de ânimo não tenho prazer pra nada nem pra conversar com meus amigos mais só fico dentro de casa

  19. Ótima explicação parabéns a toda equipe.
    Eu me sinto cada vez mais sufocado com.minha tristeza e angústia no peito. Parece que tudo está contra minha mim.
    Meus familiares que estáo ao meu redor pensa que está tudo bem comigo mas mal eles sabem que na frente deles eu dou risada com eles mais por trás dessa máscara eu estou chorando rios de lágrimas.
    Nao tenho mais amigos pois já faz tempo que não sei o que é sair e socializar com alguém pois não tenho vontade penso que quando morrer vai ser melhor pois aí sim vou ter paz e descansar minha mente pois já travei inúmeras batalhas mas nunca saio vitorioso só consigo sobreviver pra fracassar novamente nesta injusta batalha chamada de vida. Nao sei o que acontece comigo pois tenho mulher e 2 filhos q me ama muito mais eu sinto que estou sumindo aos poucos e não consigo gritar por ajuda e como se estivesse em uma areia movediça aonde só falta um braço de fora da areia aonde não consigo gritar apenas esperar que um milagre venha e me tire da li pra que eu possa respirar novamente.

  20. Me sinto inútil não tenho esperança de nada porque minha vida desmoronou de uns tempos pra cá, incertezas no futuro, desempregado recentemente, poucas pessoas ao meu lado, bebo e uso cocaína quase todo dia. É, talvez eu esteja entrando em depressão.

  21. Estou com praticamente todos os sintomas, mas o convívio familiar só piora em tudo, só me julgam por tudo, e eu sempre fico quieta, guardo tudo pra mim, talvez isso piore um pouco as coisas. Sempre digo a mim mesma que todo mundo tem sua má fase e que se me julgam, me criticam, brigam comigo é pq estão nessa tal má fase, sempre tento ver o bom lado das pessoas, mas fazendo isso parece que só piora a cada dia. Sinto raiva constante, fortes dores de cabeça todos os dias, problemas com concentração, me sinto incapaz de conseguir o que eu sempre quis pra mim no futuro, não tenho mais vontade de nada, nada tem mais sentido, sempre peço a Deus para que me tire daqui, não tentei nada por falta de coragem, mas a vontade é grande.

  22. Olá,eu tenho 12 anos e estou triste faz muito tempo e não tem um motivo,muitas vezes eu só quero chorar e ficar sozinha.Posso estar com depressão?

  23. Meus parabéns por seu artigo, ficou muito bom e muito intuitivo para se entender, eu espero um dia conseguir escrever um artigo como esse para também poder ajudar meus leitores, Desejo que Deus continue lhe dando inspiração para que você ajude mais e mais pessoas.

    Abraços!!

  24. a depressão é um grande inibidor da nossa libido pelo qual caso não dessemos total atenção pode ser refletidas em maiores complicações futuras a saúde é primordial seja ela física quanto psicológica.

  25. Cada vez mais parece que minha vida se torna uma merda, sinto-me cada vez mais com vontade de só ficar em casa, se eu não precisase trabalhar, ficaria só em casa, pois saindo pro mundo não me sinto seguro, sinto-me muito melhor e seguro em um quarto escuro, isolado do mundo, ficando isolado eu não me aborreço com ninguém, gosto mais de ficar na minha, no meu trabalho tenho um amigo que é o único com quem mais converso, sorrimos muito quando estamos no meio dos outros, acho que ele é igual a mim, mas no meio desses sorrisos meu é pura falsidade, pois sorrio para encobrir minha tristeza, se eles soubessem a tristeza e raiva que sinto dentro de mim eles chorariam e teriam medo, minha vida desde pequeno foi só sofrimento enfornado dentro de fazenda, igual bicho do Mato, vai ver por isso prefiro ficar isolado, eu conto as hora no trabalho que é em uma fazenda, só para ir embora para ficar longe dos outros, as vezes, muitas das vezes sinto raiva das pessoas, minha personalidade muda e as vezes escuto umas vozezinha. Isso tudo é só uma fração do que sinto…

  26. São Tantos anos procurando melhorar , tenho pensamentos ou atitudes que já aprendi a controlar … mais as vezes por questões financeiras não tomo medicação e não vou ao medico . no começo eu consigo ir li dando , mais depois parece que já faz parte da minha pessoa , e mesmo com medicação ainda e difícil , não sentir nada , o nada e pior que tristeza , a vontade de passar o resto da vida dormindo e tão forte . o isolamento eu gosto dele , não quero atrapalhar a vida de ninguém com meu problemas . mais a culpa por ter um corpo saudável e não aproveitar isto doí e me faz cada vez querer menos viver por se ingrata .ou se sentir tao velha , que tantas coisas desistiu por que não tinha força de levantar da cama , por que se sentia inferior , sera que um dia isto acada , tenho medo do purgatório , e não quero deixar meu filho sem estrutura , mais viver assim , sem emoção , sem alegria , ate quando . eu tenho certeza que alguma porcentagem de culpa e nossa , alguma eu sou inútil , não sou burra , deve existe algo que eu devo ser errada , para me tornar assim , sem vida .

  27. eu acho que estou com depressao pq eu mim sinto tao so e nao da vontade de comer mais minha depressao e pq minha mae e meu pai querem que eu foque bem nos estudos e quando eu tiro nota baixa começa

  28. Eu tô no meu último ano na escola e fico pensando oque eu vou fazer da minha vida, e ultimamente eu ando muito triste e com pensamentos futuros porém sempre penso que vai da errado, as vezes me doi o peito, eu tenho vontade de ir pro Japão e morar lá sabe eu sou cara antisocial vivo vendo animes e gosto muito tenho 17 anos, se alguém sla quiser conversar que saiba me dar bons conselhos agradeço.

  29. Eu tenho esses sintomas da depressão .sinto muita tristeza ,desânimo ,pra mim a vida não tem mais sentido o que me seguro mais é minha filha ,ela t só a mim .o pai dela o abandonou eu cuido dela só , não é um pai presente e eu sou muito esforçada e não estou conseguindo arrumar emprego .saio pra entregar currículo,pessoas me indicam e nada absolutamente nada .eu estou de saco cheio .e me perco nos meus pensamentos a maioria negativo .devo estar sendo egoísta mais é o sinto .muita tristeza e finjo estar bem pra não preocupar pessoas próximas , mais acontece que por dentro estou destruída ..

  30. eu ainda sou criança sou muito nova… mais estou com depressão e ninguém sabe… nem meus pais,estou tentando lidar com isso sozinha e já entrei em tantos sites que já desisti de tentar superar isso sozinha vou assumir para meus pais que estou com depressão e vou ver se eles me ajudam em algo, se eles não acreditarem não sei mais oque fazer sou muito nova para superar isso sozinha… acho que vou falar para minha prima mais velha ela sempre me ajuda quando preciso

  31. Tem dias que me sinto bem outros me sinto nada não sinto ânimo nem.mesmo pra trabalhar interagir com.minhas colegas de trabalho tristeza que muitas veses me pergunto de onde vem não sei explicar só sei que ela insiste em estar ali me fazendo desanimar perder s vontade de fazer as coisas que mais gostava se saio com minha família minha vontade mesmo er e estar em casa Pq o ânimo pra diversão é pouco do nada vontade de chorar e pensamentos confusos já senti até vontade de me matar só agora comecei perceber que estou perdendo a felicidade que eu tinha de viver….

  32. BOM DIA,MIM CHAMO FÁBIO MORO EM LARANJEIRAS-SE,ESTOU PASSANDO POR UM MOMENTO MUITO RUIM EM MINHA VIDA NÃO SEI SE REALMENTE É DEPRESSÃO MAS PELO QUE JA LI NOS COMENTARIOS ACHO QUE SEJA,MAIS NÃO CUSTA COMPARTILHAR COM TODOS PARA VER AS OPINIÕES DE CADA UM.SÓ POSSO DIZER QUE REALMENTE A SITUAÇÃO É MUITO DESAGRADÁVEL,ANIMO PARA AS ATIVIDADES É BAIXISSIMA,SÓ DAR MESMO VONTADE DE DESISTIR DA VIDA,SUMIR DE TUDO E DE TODOS,SE EU PODESSE MIM INSOLAR PARA NÃO VER NINGUÉM EU FARIA ISSO. MAS TENHO DOIS FILHOS,TENHO UMA EXCELENTE ESPOSA QUE POR SINAL CUIDA MUITO BEM DE MIM,TENHO MINHA MÃE QUE TAMBÉM DAR MUITO APOIO. É ISSO QUE AINDA FAZ COM QUE EU MIM SEGURE. SÓ POSSO DIZER QUE NÃO É FACIO PARA NINGUÉM ESSA CITUAÇÃO.

  33. Estou apavorado. Nao sei o q faço. Psicóloga é muito caro e já estou endividado por cirurgias q fiz. Durmo pouco, é muito coisa e não consigo resolver , não posso estar em todos lugares. Não sei o que fazer no momento. Estou perdido. Futuro incerto

  34. E aí como você está? Se ainda estiver na mesma eu espero que não!! Procura forças em Deus em primeiro lugar e depois procura ajuda médica!! Entrei aqui porqye tenho vários amigoa e inclusive meu marido tem depressão!! E pode ter certeza que pra tem dá se um jeito

  35. Olá a todos, sou Olivia Hannah e estou aqui para compartilhar o trabalho maravilhoso que o Dr.Wealthy fez por mim. Após 5 anos de casamento com meu marido e 2 filhos, meu marido começou a agir de maneira estranha e a sair com outras mulheres e me mostrou um amor frio, em várias ocasiões ele ameaça se divorciar de mim se eu ousar questioná-lo sobre seu caso com outras mulheres, eu Fiquei totalmente arrasado e confuso até que um velho amigo meu me contou sobre um lançador de feitiços na internet chamado Dr.Wealthy que ajuda pessoas com problemas de relacionamento e casamento pelos poderes dos feitiços de amor, no começo eu duvidei se tal coisa existisse, mas decidi para tentar, quando entrei em contato com ele, ele me ajudou a lançar um feitiço de amor e em 48 horas meu marido voltou para mim e começou a se desculpar, agora ele parou de sair com outras mulheres e ele comigo para sempre. Entre em contato com este grande lançador de feitiços de amor para que seu problema de relacionamento ou casamento seja resolvido hoje via e-mail: wealthylovespell@gmail.com ou Ligue ou WhatsApp: +2348105150446.

  36. Queria saber se estou com depressão, mas na cidade onde moro apenas para me avaliarem custa 150 reais. Se eu tivesse condição de pagar por isso, não hesitaria em pagar. Mas tenho receio de pagar por essa quantia e, no final eu não estar com depressão, porém queria muito me prevenir antes de qualquer coisa. Acho uma tremenda sacanagem cobrarem tudo isso, a pessoa está querendo ajudar, apenas se avaliada e saber se está com depressão, depois disso aí sim, começar a pagar o tratamento adequado. Psicólogos se formam exatamente para ajudar as pessoas com problemas e dificuldades psicológicas!

  37. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ….. muito obrigado Dr.Wealthy. …

  38. Oi meu nome é Gabrielly tenho 14 anos já passei por muitas coisas, Quando eu tinha 6 ou 8 anos eu ia pra casa da minha vó no fina de ano, eu e meu irmão não tinhamos ninguem pra ficar minha mãe trabalhava, e ficavamos td o ano na minha vó e ela tinha um marido e um dia ele mexeu hei mim e demorou pra mim fala pra minha mãe. Eu só fui fala pra minha mão quando eu tinha 11 anos e minha mãe falou com meu tio eles n queriam fala pra minha vó pq na eboca minha vó era mt louca minha mãe só foi fala com ela quando eu tinha 13 anos demorou pra fala, ai minha vó terminou com ele. Isso doe até hj, hj em dia eu domo remédio pra ansiedade tenho depressão mas acho q minha mãe n leva a sério, n tenho mts amigos se eun mandar mensagem ninguem manda pra mim ninguem chama eu pra sair na vdd chamam eu pra sair minha mãe que n deixa, eu sou mt solitária. Minha mãe me leva em medico mas não me ajudam essa é minha vida ainda tem mas.

  39. Tenho todos os sintomas a cada dia que passa me sinto pior moro sozinho vivo sozinho afastado de todos e a pouco estou deixando meu comércio abandonado algo que lutei para conquistar é pouco mas é meu mas não desejo mais nem ir trabalhar o que devo fazer não sei tem um pai que se suicidou uma mãe que não demonstra amor uma família que vive afastada sou dependente químico e não sei mais o que faço da minha vida

  40. Olá Ana Vilma!
    Eu vim aqui só fazer um comentário e uma sugestão. O texto está muito bom, informativo e completo, mas tem uma frase que na minha opinião está mal escrita: “…por isso você não deve ter nenhum receio para se sentir culpado e não buscar ajuda caso perceba esses sintomas.” (está no primeiro parágrafo depois de “Depressão pode acontecer com qualquer pessoa”). Da forma que a frase está escrita eu achei que ficou parecendo que a pessoa não deve ter medo de se sentir culpado e de não buscar ajuda, e eu acredito que não era essa a sua intenção. Enfim, é só a opinião de uma leitora que está gostando muito de ler os textos do Psicologia Viva. 🙂

    Obrigada pelo trabalho de informação e apoio que vocês estão oferecendo a tantas pessoas!

  41. Boa noite sinto dor no peito, dor no estômago , parece que meu coração vai sair pela boca ,dor de cabeça, enjôo e a boca parece que vai entortar isso é normal para quem está depressiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar