Existe cura para ansiedade?

ansiedade tem cura
Existe cura para ansiedade?

Coração acelerado, palpitações, sudorese nas mãos e pensamento acelerado: esses são apenas alguns dos vários sintomas característicos da ansiedade.

Comum entre todos nós quando há um sinal de perigo, a ansiedade envolve sintomas fisiológicos, cognitivos, emocionais e até comportamentais.

“O corpo entra nesse estado como um mecanismo de defesa, tentando nos proteger de alguma forma”, explica Dra. Daiane Santos, psicóloga da Psicologia Viva.

Principais sintomas da ansiedade

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo apresenta diferentes sintomas. Entre os mais comuns, estão:

  • Respiração ofegante
  • Falta de ar
  • Enxaqueca
  • Insônia
  • Agitação das pernas e braços
  • Medo constante
  • Boca seca
  • Irritabilidade

Quando a ansiedade é patológica?

Segundo a profissional, é importante levar alguns pontos em consideração. “É preciso pensar na frequência, na intensidade e na duração para fazer a avaliação”, diz a Dra.

Então, pense: há quanto tempo você sente esses sintomas? É considerado TAG, Transtorno de Ansiedade Generalizado, quando os sintomas persistem por mais de seis meses.

“Não é uma regra geral, mas podemos considerar sim o período de seis meses como algo importante de se tomar um cuidado maior em relação à própria ansiedade. É importante também avaliar a situação”, orienta.

Existe cura para a ansiedade?

A pergunta de milhões: será que existe cura para a ansiedade? A profissional explica que não, porém, há várias formas de conviver mais facilmente com ela.

“Acredito que antes da gente assim pensar na cura para a ansiedade, é importante trazer aqui a questão da psicoterapia. Ela é algo que vai ajudar o indivíduo a criar as suas próprias ferramentas para lidar com a ansiedade. Dessa forma, quando pensamos em cura, é necessário, na verdade, entender que a ansiedade ela é uma condição genética, ou seja, carregamos desde a infância até a vida adulta. Assim, o indivíduo tem uma capacidade extraordinária de criar ferramentas para poder passar por esse tipo de situação”.

É importante pensar que todo sofrimento tem, sim, solução. Conheça mais a fundo o trabalho da Psicologia Viva e converse com um de nossos profissionais.

Fonte
Daiane de Jesus Santos é psicóloga pela UNINASSAU, possui curso de Primeiros Socorros Psicológicos pela UFJF e curso em Educação e Saúde pela UFSC. Na Psicologia Viva, a profissional tem experiência com diferentes temas, como ansiedade, conflitos amorosos, depressão, estresse e orientação profissional, entre outros.
CRP: 03/21039
Perfil na Psicologia Viva: https://perfil.psicologiaviva.com.br/daianepsicologia/

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.