Filmes e séries podem te ajudar a lidar com certas situações na vida?

Filmes e séries podem te ajudar a lidar com certas situações na vida?

E a resposta é: sim! Em alguns gêneros de filmes e séries geralmente conseguimos tirar algo de reflexão e aprendizado sobre o assunto que está sendo abordado. Eu, como psicóloga, gosto de compartilhar dicas de filmes e séries que podem trazer algum tipo de pensamento sobre um assunto.

Como por exemplo o filme Soul, uma animação feita pela Disney que traz uma reflexão sobre quem somos, de onde vem as nossas paixões e principalmente qual é o sentido de estarmos vivos.

Apesar de ser uma animação, é um filme bastante reflexivo e interessante para olhar para dentro de si. Será que você está vivendo ou apenas sobrevivendo? É uma pergunta que te faz pensar, ainda mais com tudo que tem acontecido devido a pandemia

Alguns tipos de filmes

Além dos filmes reflexivos como Soul, o filme Preciosa também traz uma carga de emoções e pensamentos muito fortes para quem assiste a ele, ainda mais por ser baseado em fatos reais. Esse tipo de filme faz você olhar para o mundo com outros olhos, com olhos mais empáticos sobre o outro. Filmes que tocam as pessoas são a minha paixão, e levar essa reflexão para outras pessoas é um sentimento de estar fazendo algo a mais, sabe?!

E também existem os filmes em que podemos entender como são alguns transtornos, como por exemplo o filme Fragmentado, que traz o Transtorno Dissociativo de Identidade, onde mostra bem sobre a existência de duas ou mais personalidades que uma pessoa pode acabar desenvolvendo.

Além de ser um exemplo, por mais que Hollywood possa colocar “coisas de filmes” que só existem nos filmes, ainda conseguimos ver como os transtornos podem atuar, principalmente quando os filmes são baseados em fatos reais. 

Filmes e séries podem trazer reflexões para sua vida?

Quando você olha para fora de si, consegue entender outras coisas. Como assim? Você assistindo a um filme onde uma pessoa sofre preconceito, sobre discriminação, por exemplo, você consegue entender como é a vida dessa pessoa, consegue ver como é a vida dela e as consequências que estar vivendo essas situações podem causar na vida da pessoa e de todos que estão sofrendo junto. 

Às vezes é difícil colocar-se no lugar do outro e quando você está em casa, no conforto da sua sala, do seu quarto e coloca algo para assistir, essas reflexões podem se tornar algo para levar para a vida pois você não está só pensando sobre o preconceito por exemplo, você esta vendo como ele ocorre, por que ele ocorre, como a pessoa que sofre se sente, como a pessoa lida com as consequências que isso pode causar.

Pensar sobre, ler sobre e ainda conseguir ver isso através de filmes e séries traz uma reflexão maior ainda. E atualmente temos filmes e séries sobre tudo que podemos pensar. 

Para reflexão, o filme/série precisa ser só de drama?

E a resposta é: não! Também conseguimos refletir e entender as ações das pessoas em seriados, como por exemplo o Bates Motel, um seriado de suspense/terror que é baseado no filme Psicose de Alfred Hitchcock (filme que é uma adaptação de um livro que tem como inspiração um evento real que ocorreu no ano de 1950 nos Estados Unidos).

Esse seriado se passa quando o ator principal do filme, Norman Bates, é ainda adolescente, ou seja, conseguimos entender e perceber tudo que ocorreu na adolescência dele até se tornar o homem adulto do filme Psicose.

Só pelo fato de, às vezes, você conseguir se ver nas situações do filme é algo que pode ser como uma forma de reflexão pessoal. É claro que, nem todos os filmes e seriados que assistimos estamos necessariamente refletindo sobre a nossa própria vida, porém existem obras sobre assuntos específicos onde conseguimos retirar algo além da atuação dos atores, da produção e do enredo de uma forma geral. 

E você, já pensou sobre o filme que mais aprendeu e levou esse aprendizado/reflexão para sua vida?

Se aprendemos algo nas escolas, nos livros, também em músicas, por que não aprenderíamos com os filmes e seriados também? A partir do momento em que nos permitimos olhar cada detalhe e cada história como única, conseguimos retirar algo dos momentos e situações de vida. Ao assistir um filme, por exemplo, sobre romance, sobre terror, sobre drama, sobre comédia, além do filme nos fazer sentir algo, seja medo, tristeza ou felicidade, também nos traz reflexão.

Algumas dicas de filmes

  • A Onda: o foco do filme é sobre autocracia. O filme, que também é baseado em fatos reais, mostra a história de um professor que precisou dar esta matéria, e ele ensina o que é a autocracia de uma forma dinâmica, porém isso acaba saindo do controle. Não vou dar spoiler sobre o filme, mas uma coisa eu digo: o final é surpreendente! Este filme está disponível no Youtube. 
  • Milagre na Cela 7: conta a história de um pai que tem problemas psicológicos e é acusado injustamente por um crime que não cometeu. O filme se baseia nessa injustiça e na sua luta para sair da prisão, provar sua inocência e reencontrar sua filha. É um filme com muita emoção e drama, e consegue trazer um olhar de muita empatia e respeito pelo próximo. Disponível na Netflix.
  • Moxie: Quando as garotas vão à luta: esse é um filme mais adolescente, porém forte sobre a luta das mulheres e o feminismo. Ele consegue trabalhar de uma forma simples e clara sobre a luta das mulheres pelo respeito e igualdade. É um filme para pensar fora da bolha, entender o que é sororidade feminina e principalmente o empoderamento feminino. Ele está disponível na Netflix também.

Essas são algumas indicações de filmes, entre tantos filmes ótimos que temos disponíveis por ai. Trazer reflexões sobre filmes foi algo que aprendi durante a faculdade com vários professores, sempre foi uma modalidade das aulas em que conseguimos entender o outro seja por qual motivo for.

Levei isso para a vida pessoal e profissional pois foi algo que marcou minha graduação e espero que eu possa ter passado isso para cada um que está lendo. 

Valeria Notari
Últimos posts por Valeria Notari (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.