CarreiraRH

Qual a importância do Plano de Cargos e Salários para as organizações?

O plano de cargos e salários é um dos principais elementos do RH. Ele corresponde à estruturação hierárquica das posições, bem como às suas responsabilidades. Também é esse documento o responsável por definir os pagamentos para cada atividade, de acordo com as suas características.

O seu desenvolvimento é essencial para melhorar a relação com os colaboradores e com a gestão. Por causa de sua atuação, pode ser considerado uma ferramenta estratégica.

A seguir, entenda como definir o plano de cargos e salários e por que ele é tão importante.

Tenha um cadastro dos cargos, salários e colaboradores

Cada empresa tem exigências específicas sobre funções que devem ser executadas e sobre os valores praticados. Para construir essa estruturação, o melhor é ter um cadastro com todas as posições, níveis hierárquicos e os salários.

Estabeleça os cargos que são ocupados atualmente, a importância relativa de cada um internamente e os montantes pagos. Isso ajuda a identificar se é preciso agrupar funções ou se existe alguma disparidade nos valores que são oferecidos.

Crie uma boa política salarial

Por falar nisso, é muito importante ser consistente na hora de determinar os vencimentos. O recomendado é elaborar uma política salarial, que deve ser justa e alinhada com o mercado.

Verifique, por exemplo, qual é a média salarial das empresas do seu porte e ramo. Também defina uma progressão de rendimentos de acordo com o nível de responsabilidade. O ideal é que pessoas em níveis elevados recebam mais. Ao mesmo tempo, funcionários que exercem funções equivalentes não devem ter salários diferentes.

Construa o plano de carreiras

Em seguida, é preciso criar o planejamento referente aos cargos. Estabeleça a hierarquia e a estruturação, pois isso ajuda a criar um “caminho” até novas posições.

O plano de carreira deve funcionar como um mapa, de forma que os colaboradores saibam quais são as fases para encarar profissionalmente. Também é uma forma de motivar e engajar os profissionais.

Defina critérios de crescimento e valorização

Para completar, o plano de cargos e salários deve ter critérios claros, conhecidos como “milestones”. É recomendado estabelecer quais são as exigências para alguém ter a chance de subir de cargo, por exemplo.

Também é indispensável determinar os aspectos de valorização, como o aumento de nível com o ganho de experiência. É essencial ser muito transparente para definir a sucessão, pois isso faz com que as pessoas sintam que podem se desenvolver e que as promoções são justas.

E qual é a importância do plano de cargos e salários?

Depois de estruturar esse planejamento, é preciso investir em comunicação para que todos conheçam os aspectos relevantes. Ao desenvolver tal ferramenta, o negócio obtém muitos benefícios. Na sequência, veja quais são os principais.

Orienta e motiva os funcionários

Quando os colaboradores sabem que seus esforços serão reconhecidos, tendem a se dedicar muito mais. Com um bom plano de cargos e salários, é exatamente essa a mensagem.

Há um grande direcionamento rumo à evolução, o que amplia o engajamento. Isso melhora o rendimento das equipes e eleva a produtividade geral.

Favorece o clima organizacional

Promoções concedidas de forma pouco justa ou clara geram atritos no relacionamento. Se os funcionários sentem que alguém não foi merecedor e foi favorecido, a sinergia de equipe é afetada.

Com a estruturação, por outro lado, todos têm as mesmas chances de crescer. Isso cria um ambiente com um nível saudável de competição e fortalece o clima organizacional.

Auxilia no equilíbrio interno e externo

No final, ter um bom planejamento permite que a empresa tome decisões melhores. O RH estratégico, por exemplo, sabe como proceder para manter a alinhar as expectativas entre os colaboradores e a organização. As lideranças também têm um suporte importante, o que amplia o equilíbrio interno.

De forma externa, a empresa demonstra mais profissionalismo e consolida sua imagem. Isso ajuda a manter um bom equilíbrio e ainda favorece a atração de talentos.

O plano de cargos e salários é fundamental para otimizar a atuação do negócio, pois motiva e aumenta a produtividade. Com essas dicas, será mais fácil obter os bons resultados.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Comente e participe!

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar