Carreira

Veja 5 estratégias de marketing para psicólogos que vão lotar sua agenda!

Existiu uma época em que o Marketing para Psicólogos representava um grande tabu, já que muitos profissionais acreditavam que a divulgação dos serviços resultaria na mercantilização da profissão.

No entanto, os tempos mudaram e, hoje, o marketing digital é a diferença para que um profissional consiga atingir o sucesso no mercado. Isso porque o terapeuta precisa estar onde seus pacientes estão – e esse lugar é a internet.

Não é nenhum segredo que a maioria das pessoas, quando precisa buscar um produto ou serviço, realiza pesquisas online. E não se engane, esse hábito também se estende para a escolha por um psicólogo.

Por isso, a questão atualmente não é mais em ter ou não uma presença digital, mas sim como esse posicionamento será realizado de forma a atrair o maior número de pacientes possível, sem ultrapassar os limites éticos.

Para lhe ajudar nessa missão, preparamos algumas estratégias de marketing para psicólogos que você precisa conhecer!

Como funciona o Marketing para psicólogos?

Como se sabe, os psicólogos, em sua atuação profissional, são regidos pelo Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia. Mas isso não significa que as clínicas, consultórios e profissionais não possam divulgar o trabalho nas redes.

O primeiro passo é entender que, não diminuindo em nada a nobreza e importância da atividade, a Psicologia é, também, um negócio. Isto é, é um serviço prestado a um cliente/paciente mediante o pagamento de uma quantia determinada.

E, havendo um mercado com muitos profissionais, o meio mais eficiente de captação desses clientes é, conforme já dissemos, o marketing digital. Separar as atividades profissionais do empreendedorismo não é o melhor caminho para se destacar. Um psicólogo pode e deve ser um grande empresário.

Ele deve sim priorizar as técnicas de psicologia, mas deve também cuidar das finanças, questões administrativas e de divulgação do negócio. Ora, de que adianta você se preparar, realizar vários cursos, se especializar e investir em materiais se as pessoas não souberem disso?

Não muito, não é? Por isso, anote essas dicas para elevar a sua carreira ao próximo nível!

5 estratégias de marketing digital para psicólogos

Guarde isso: atrair novos pacientes levará tempo e esforço. No entanto, cada vez mais pessoas estão se tornando conscientes da importância do acompanhamento psicológico em decorrência de uma maior conscientização e, infelizmente, de um maior número de transtornos diagnosticados.

Os clientes precisam dos seus serviços e estão em busca de um terapeuta que atenda às suas necessidades. Você só precisa se preparar para ser encontrado!

Agora que você já sabe que o marketing é fundamental para o seu sucesso profissional, está na hora de aprender algumas estratégias. Confira as mais importantes!

  1. Conheça o seu público

Antes de qualquer ação de marketing, é fundamental que o profissional entenda para quem ele está direcionando suas ações. Conhecer o seu público, além de um facilitador, será um guia para a escolha dos posts, redes sociais e até mesmo quais termos e expressões utilizar.

Você pode se basear na sua carteira de clientes atual e procurar pontos em comum entre eles, bem como escolher apenas um deles e que carregue o maior número de características que você considere interligadas à sua atuação.

Seus pacientes são mais jovens, mais velhos, mais mulheres que homens? Levante o máximo de informações que puder e sempre baseie suas estratégias nesses dados.

  1. Use as redes sociais de forma estratégica

Depois que você descobriu qual é o seu público atual, ou ideal, monte um perfil nas redes sociais. O Facebook ainda é a maior rede social do mundo e o Instagram é, sem dúvidas, a rede do momento. Assim, é muito interessante ter um perfil em ambas.

No Facebook, a dica é criar uma página de empresa e no Instagram um perfil comercial. Para ambos, escolha uma foto profissional. Lembre-se que você está querendo divulgar o seu trabalho! Nada de fotos sem camisa, com bebidas, cigarro ou qualquer outro elemento que possa prejudicar a sua imagem.

Tenha capricho ao escrever e produzir imagens. Preocupe-se com o português e somente utilize fotos de bancos gratuitos de imagem para não ter problemas com direitos autorais.

E não se esqueça: marketing sem dados é apenas postagem. Sempre monitore suas redes, anote os dias, horários e temas que geram maior envolvimento para que você possa investir neles.

  1. Produza conteúdos atraentes e úteis para o seu público

Produzir bons conteúdos para o público, é, sem dúvidas, a melhor estratégia de marketing para psicólogos.

Essa estratégia é conhecida como Marketing de Conteúdo. O seu fundamento principal é que, com textos, vídeos e imagens bem produzidos e adequados, ao invés de procurar pacientes, o profissional os atraia.

Escolha temas com os quais você se identifique e domine. De nada adianta falar sobre um transtorno que gere curiosidade nas pessoas se você não entende muito sobre ele.

Assuntos como depressão, ansiedade, relacionamentos estão sempre em alta, mas procure sempre falar sobre situações que envolvam a sua atuação clínica.

Isso cria, inclusive, autoridade sobre essas temas. Ao pensarem em determinado problema, a tendência é que as pessoas que lhe seguem se lembrem que você é um expert.

  1. Tenha um site

Ter um site é uma forma de ser encontrado pelos seus pacientes por meio de pesquisas em buscadores como o Google. Nele você pode colocar informações sobre a sua carreira inserir os links das suas redes sociais e manter um blog.

Produzir textos com qualidade e uma boa frequência é uma excelência forma de atrair pessoas para o seu site. Invista nesse tipo de conteúdo! Não se esqueça de manter todas as suas informações de contato atualizadas para não perder nenhum paciente.

5. Escolha uma plataforma confiável de psicologia online

Mais acima, mencionamos que a maioria das pessoas procura por serviços e produtos na internet. No entanto, não são apenas as pesquisas que são realizadas online. Hoje, muitos atendimentos podem ser feitos pelo computador. Aulas de todos os tipos, consultorias e, inclusive, atendimentos psicológicos.

A tecnologia evoluiu muito e as consultas podem ser realizadas com total sigilo, privacidade e segurança. Basta verificar se o site contratado possui certificados que garantam essas condições.

E, além de servir como uma verdadeira vitrine para os profissionais, já que todas as informações pertinentes ficam acessíveis aos pacientes, uma plataforma de psicologia online ainda permite o atendimento de pacientes que estejam em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Situação impossível com as consultas presenciais.

As vantagens são inúmeras, mas lembre-se de garantir a contratação de uma que já esteja consolidada no mercado para não se arrepender depois.

Neste conteúdo, você aprendeu o quanto o marketing para psicólogos é importante e como a questão digital tem se tornado relevante. Com mais pessoas usando a internet para se informar e pesquisar, inclusive, sobre questões da mente, você poderá aproveitar para se posicionar melhor e ser visto como uma autoridade do assunto, conquistando mais pacientes e se diferenciando no mercado.

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