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Clima organizacional: O que é e como aplicar na sua empresa?

Um dos fatores que mais impactam no sucesso de uma empresa é a relação com os funcionários. Um vínculo positivo permite que as opiniões sejam ouvidas e sejam propostas melhorias que aumentem a produtividade e desenvolvimento da companhia. Mas como este estudo pode ser feito? 

Para isso, há uma ferramenta muito útil e efetiva: a pesquisa de clima organizacional.

Definição

Não é por acaso que o clima organizacional recebe este nome. Assim como ocorre com o clima meteorológico, ele varia bastante e é afetado por diversos fatores. Outra semelhança é que ele pode ser medido por meio de instrumentos que nos ajudam a saber se o clima é agradável ou não. 

Com isso, sabemos se temos que levar o guarda-chuva ao sair de casa ou, no caso da empresa, se é preciso revisar algumas práticas.

O clima organizacional é composto por um conjunto de agentes que influenciam no comportamento dos profissionais. Com ela, é possível investigar como as decisões tomadas pelos líderes afetam o dia a dia dos funcionários e qual é o grau de satisfação deles em relação à empresa.

Fatores 

As situações que ocorrem tanto dentro quanto fora da empresa acabam impactando em como o clima ou ambiente de trabalho é definido. 

Assim, dentre os fatores externos podemos falar do cenário econômico, político e cultural que movimentam o mercado para direções diferentes e ditam novos interesses para os consumidores que podem dar preferência para um tipo de produto específico. 

Estes aspectos fogem de qualquer controle da empresa, mas se o ambiente interno for positivo, ainda que estas condições externas sejam desfavoráveis, é possível manter um equilíbrio e um ambiente agradável. 

Então a pergunta que fica é: como deixar o clima interno positivo?

Para isso, é preciso entender quais são os aspectos de dentro da empresa que influenciam na satisfação dos colaboradores. Um modelo elaborado por Litwin e Stringer indica alguns deles:

  • Estrutura: por meio dela são definidas as normas, as condutas, os procedimentos adotados em cada área;
  • Responsabilidade: está relacionado com quem toma as decisões e se há autonomia para que os funcionários as tomem por conta própria;
  • Cooperação: ajuda entre os membros de uma mesma equipe ou de áreas distintas a fim de produzir um trabalho de maior qualidade;
  • Desafio: quantidade de estímulo para fazer atividades novas, sentimento de aprendizado e enfrentamento de barreiras que melhoram o desempenho no trabalho;
  • Relacionamento: comunicação e interação entre as pessoas de uma empresa, que deve ser clara e objetiva.

Como medir

A melhor forma de entender o que realmente está afetando o ambiente é ouvindo os funcionários. Vários instrumentos podem ser utilizados para fazer uma pesquisa de clima organizacional, como por exemplo:

  • Entrevistas/enquetes: por meio de perguntas é possível entender de forma mais aprofundada sobre diversas áreas e departamentos e saber de exemplos de situações e sentimentos cotidianos;
  • Grupos focais: os grupos são espaços de compartilhamento de ideias e sensações. Além de ser um acolhimento para os profissionais, há uma troca de experiências e conhecimento entre os setores;
  • Revisão de práticas: de nada adianta fazer a pesquisa de clima se a organização não for aberta para rever e se reestruturar, modificando até mesmo algumas normas.

Dessa forma, é possível ter um resultado mais preciso sobre o que se passa no seu ambiente corporativo, além de ser uma forma para planejar as mudanças necessárias.

Na prática

Depois que a pesquisa de clima foi feita, conseguimos as informações para identificar vícios de comportamento e situações que estão de alguma forma prejudicando a organização. Com isso, podemos repensar nas práticas e analisar se:

  • Os líderes se expressam de maneira clara e objetiva, dando abertura para ouvir a opinião de funcionários?
  • Todos entendem quais são seus papéis e funções e a expectativa de produção?
  • A empresa oferece cursos de treinamento e desenvolvimento?
  • Existe possibilidade de diálogo entre os membros da equipe?
  • Caso haja algum conflito, há alguma política de mediação?
  • Os profissionais são recompensados quando se destacam em seu trabalho?
  • Há um sentimento de ajuda mútua e de pertencimento entre os profissionais de equipe?
  • É permitido que os empregados tenham autonomia em suas decisões?
  • As demandas dos funcionários são ouvidas? A empresa adota alguma ação para atender a esta demanda?
  • Qual é a taxa de desligamento de funcionários e qual o motivo apresentado por eles?

Feita essas perguntas, já é possível ver quais pontos serão necessários para melhorar o ambiente de trabalho.

Além da empresa

Não é apenas a organização que ganha com a pesquisa de clima. Os colaboradores também são beneficiados uma vez que eles são ouvidos, suas questões analisadas e o clima melhorado. 

Isso demonstra que há uma atenção ao bem-estar e à saúde dos trabalhadores, trazendo assim uma maior credibilidade sobre a atuação da empresa.

Assim, as equipes se sentem mais motivadas e engajadas a seguirem com o seu trabalho, vestindo a camisa, se dedicando e contribuindo cada vez mais com o crescimento da organização.

Benefícios

E então, o clima organizacional da sua empresa é positivo? Muito bom!

Isso quer dizer que a maioria dos seus profissionais estão satisfeitos com as práticas adotadas. A tendência é que menos funcionários saiam de sua empresa, assim, você retém mais talentos e tem uma equipe mais focada e produtiva. 

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta fundamental para promover o bem-estar dos colaboradores e garantir uma boa qualidade de vida no trabalho. Se essa é uma das suas prioridades, confira também nosso guia para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores!

Referências

Artigos:

  1. https://www.scielo.br/j/prod/a/4Cy7Wz5QsYJrPBnQBWt5R7x/?format=pdf&lang=pt
  2. https://www.gupy.io/blog/clima-organizacional
  3. https://www.forbes.com.mx/de-que-depende-un-buen-clima-organizacional
  4. https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologia-organizacional/
  5. https://blog.psicologiaviva.com.br/clima-organizacional/
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