Um dos fatores que mais impactam no sucesso de uma empresa é a relação com os funcionários. Um vínculo positivo permite que as opiniões sejam ouvidas e sejam propostas melhorias que aumentem a produtividade e desenvolvimento da companhia. Mas como este estudo pode ser feito?
Para isso, há uma ferramenta muito útil e efetiva: a pesquisa de clima organizacional.
Definição
Não é por acaso que o clima organizacional recebe este nome. Assim como ocorre com o clima meteorológico, ele varia bastante e é afetado por diversos fatores. Outra semelhança é que ele pode ser medido por meio de instrumentos que nos ajudam a saber se o clima é agradável ou não.
Com isso, sabemos se temos que levar o guarda-chuva ao sair de casa ou, no caso da empresa, se é preciso revisar algumas práticas.
O clima organizacional é composto por um conjunto de agentes que influenciam no comportamento dos profissionais. Com ela, é possível investigar como as decisões tomadas pelos líderes afetam o dia a dia dos funcionários e qual é o grau de satisfação deles em relação à empresa.
Fatores
As situações que ocorrem tanto dentro quanto fora da empresa acabam impactando em como o clima ou ambiente de trabalho é definido.
Assim, dentre os fatores externos podemos falar do cenário econômico, político e cultural que movimentam o mercado para direções diferentes e ditam novos interesses para os consumidores que podem dar preferência para um tipo de produto específico.
Estes aspectos fogem de qualquer controle da empresa, mas se o ambiente interno for positivo, ainda que estas condições externas sejam desfavoráveis, é possível manter um equilíbrio e um ambiente agradável.
Então a pergunta que fica é: como deixar o clima interno positivo?
Para isso, é preciso entender quais são os aspectos de dentro da empresa que influenciam na satisfação dos colaboradores. Um modelo elaborado por Litwin e Stringer indica alguns deles:
- Estrutura: por meio dela são definidas as normas, as condutas, os procedimentos adotados em cada área;
- Responsabilidade: está relacionado com quem toma as decisões e se há autonomia para que os funcionários as tomem por conta própria;
- Cooperação: ajuda entre os membros de uma mesma equipe ou de áreas distintas a fim de produzir um trabalho de maior qualidade;
- Desafio: quantidade de estímulo para fazer atividades novas, sentimento de aprendizado e enfrentamento de barreiras que melhoram o desempenho no trabalho;
- Relacionamento: comunicação e interação entre as pessoas de uma empresa, que deve ser clara e objetiva.
Como medir
A melhor forma de entender o que realmente está afetando o ambiente é ouvindo os funcionários. Vários instrumentos podem ser utilizados para fazer uma pesquisa de clima organizacional, como por exemplo:
- Entrevistas/enquetes: por meio de perguntas é possível entender de forma mais aprofundada sobre diversas áreas e departamentos e saber de exemplos de situações e sentimentos cotidianos;
- Grupos focais: os grupos são espaços de compartilhamento de ideias e sensações. Além de ser um acolhimento para os profissionais, há uma troca de experiências e conhecimento entre os setores;
- Revisão de práticas: de nada adianta fazer a pesquisa de clima se a organização não for aberta para rever e se reestruturar, modificando até mesmo algumas normas.
Dessa forma, é possível ter um resultado mais preciso sobre o que se passa no seu ambiente corporativo, além de ser uma forma para planejar as mudanças necessárias.
Na prática
Depois que a pesquisa de clima foi feita, conseguimos as informações para identificar vícios de comportamento e situações que estão de alguma forma prejudicando a organização. Com isso, podemos repensar nas práticas e analisar se:
- Os líderes se expressam de maneira clara e objetiva, dando abertura para ouvir a opinião de funcionários?
- Todos entendem quais são seus papéis e funções e a expectativa de produção?
- A empresa oferece cursos de treinamento e desenvolvimento?
- Existe possibilidade de diálogo entre os membros da equipe?
- Caso haja algum conflito, há alguma política de mediação?
- Os profissionais são recompensados quando se destacam em seu trabalho?
- Há um sentimento de ajuda mútua e de pertencimento entre os profissionais de equipe?
- É permitido que os empregados tenham autonomia em suas decisões?
- As demandas dos funcionários são ouvidas? A empresa adota alguma ação para atender a esta demanda?
- Qual é a taxa de desligamento de funcionários e qual o motivo apresentado por eles?
Feita essas perguntas, já é possível ver quais pontos serão necessários para melhorar o ambiente de trabalho.
Além da empresa
Não é apenas a organização que ganha com a pesquisa de clima. Os colaboradores também são beneficiados uma vez que eles são ouvidos, suas questões analisadas e o clima melhorado.
Isso demonstra que há uma atenção ao bem-estar e à saúde dos trabalhadores, trazendo assim uma maior credibilidade sobre a atuação da empresa.
Assim, as equipes se sentem mais motivadas e engajadas a seguirem com o seu trabalho, vestindo a camisa, se dedicando e contribuindo cada vez mais com o crescimento da organização.
Benefícios
E então, o clima organizacional da sua empresa é positivo? Muito bom!
Isso quer dizer que a maioria dos seus profissionais estão satisfeitos com as práticas adotadas. A tendência é que menos funcionários saiam de sua empresa, assim, você retém mais talentos e tem uma equipe mais focada e produtiva.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta fundamental para promover o bem-estar dos colaboradores e garantir uma boa qualidade de vida no trabalho. Se essa é uma das suas prioridades, confira também nosso guia para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores!
Referências
Artigos:
- https://www.scielo.br/j/prod/a/4Cy7Wz5QsYJrPBnQBWt5R7x/?format=pdf&lang=pt
- https://www.gupy.io/blog/clima-organizacional
- https://www.forbes.com.mx/de-que-depende-un-buen-clima-organizacional
- https://blog.psicologiaviva.com.br/psicologia-organizacional/
- https://blog.psicologiaviva.com.br/clima-organizacional/
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