Trabalho

Clima organizacional: Entenda o que é, sua importância e como monitorá-lo

Este conteúdo foi escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Nos últimos anos, as empresas vêm se transformando. Hoje, o clima organizacional é uma preocupação de grande parcela dos gestores que visam assegurar um bom desempenho no ambiente de trabalho. 

Entretanto, nem todos dão a devida importância ao monitoramento do clima, de maneira que muitos perdem profissionais que preferem se arriscar procurando por um novo emprego a continuar em seus trabalhos atuais.

Isso costuma acontecer quando o ambiente é ruim e os colaboradores percebem que não estão sendo valorizados. Neste artigo, você vai entender o que é o clima organizacional, porque ele é importante e como fazer seu monitoramento. Aproveite a leitura!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional envolve os elementos do ambiente de trabalho que são perceptíveis e mensuráveis, ou seja, é um indicador que diz se os profissionais estão satisfeitos ou não com seus empregos. Quando o clima é ruim, o desempenho dos colaboradores piora e a tendência é que a rotatividade aumente.

Em uma pesquisa de clima, consideram-se os mais diversos aspectos da organização, tais como fit cultural, perfil comportamental dos profissionais, valorização profissional, comunicação, políticas de recursos humanos e muitos outros.

Nesse sentido, é o clima que dirá se todos estão motivados e quais as razões para possíveis reduções de produtividade. Para mantê-lo positivo, a empresa precisa redobrar esforços em prol de um bom relacionamento com cada um dos contratados, fortalecendo sua cultura organizacional.

Entenda que cada colaborador tem uma percepção diferente do ambiente de trabalho, dependendo de quais são os benefícios, como é o comportamento da equipe, carga horária e ferramentas usadas, por exemplo.

Isso porque, esses fatores podem ter tanto um impacto direto quanto indireto na equipe, de maneira a afetar a saúde e até mesmo questões como motivação e rendimento no dia a dia. O ideal, portanto, é que a equipe de recursos humanos da organização promova medidas para melhorar o clima e a gestão de pessoas.

Quais são os benefícios de monitorar o clima organizacional?

O monitoramento do clima organizacional é útil para entendermos se há algum agravante que precisa ser corrigido para reestruturar o clima. Como passamos muito tempo no trabalho, é indispensável que o ambiente seja um local agradável.

Confira abaixo alguns dos benefícios de monitorar o clima.

Maior produtividade

Ao garantir um bom clima organizacional, os colaboradores ficam mais satisfeitos com o trabalho e a produtividade costuma aumentar. Não só os custos são reduzidos como também o tempo gasto nas tarefas, o que melhora os resultados finais.

Menor rotatividade

Não é raro encontrarmos empresas que estão sempre perdendo seus colaboradores e recrutando novos profissionais. Se o clima é positivo, a organização consegue reter seus talentos por um período maior, o que diminui a necessidade de processos de recrutamento e seleção constantes.

Mais atratividade para os profissionais

Uma empresa que investe no clima organizacional demonstra cuidado com seus profissionais, o que faz com que seja bem percebida por seus colaboradores e atraia mais candidatos. Ser reconhecida como um bom local para se trabalhar é, com certeza, um diferencial.

Custos menores

Como explicamos, o clima organizacional interfere na permanência dos colaboradores, no engajamento da equipe, na atração de profissionais, na produtividade e no próprio resultado obtido pela empresa. Dessa forma, quando o clima é bom, é possível economizar recursos e investir em pontos mais pertinentes.

O que fazer para melhorar o clima da empresa?

Sabemos que é importante manter um bom clima organizacional, por isso, devemos monitorá-lo. Mas como melhorar o clima da empresa e fazer com que o ambiente de trabalho seja um lugar acolhedor? Confira algumas dicas!

Preocupação com a saúde mental dos colaboradores

Cada vez mais empresas vêm apoiando seus colaboradores em relação à saúde mental. Nesse sentido, evite submeter os profissionais a trabalho em excesso e planeje momentos de descanso para o time. Quando necessário tratamento médico, é interessante buscar parcerias com psicólogos e psiquiatras

Pesquisa de clima

A pesquisa de clima é uma ferramenta usada para avaliar o clima organizacional, identificando problemas e propondo soluções. Por meio dela, é possível entender quais são as percepções positivas e negativas que os colaboradores têm da empresa.

Garantia de infraestrutura de qualidade

Pode parecer algo óbvio, mas nem sempre as empresas fornecem o básico que seus colaboradores precisam para realizar um bom trabalho. Um espaço tranquilo, bons equipamentos e cadeiras confortáveis são o mínimo que deve ser garantido. 

No caso de serviços que podem ser realizados em home office, uma opção é auxiliar o profissional com os gastos de contas e materiais utilizados.

Ofereça benefícios

Os benefícios são excelentes estímulos não só para que um profissional aceite uma proposta, mas também para que permaneça trabalhando. Portanto, use a criatividade e, é claro, procure saber o que interessa a cada profissional em específico.

Nesse sentido, há vales para transporte e alimentação, horários flexíveis, ambiente descontraído, planos de saúde, plano de terapia online, licença maternidade ou paternidade estendida, cursos e capacitações, diversas são as opções.

Como estruturar uma pesquisa de clima?

Estruturar uma pesquisa de clima não é um bicho de sete cabeças, mas é algo que exige esforço. Primeiramente, é preciso planejar a pesquisa, definindo informações como o seu objetivo, datas mais pertinentes e os profissionais responsáveis por sua aplicação. É nessa etapa que elaboramos o questionário com as perguntas que serão feitas.

Antes da aplicação da pesquisa, todos os colaboradores precisam ser informados sobre sua intenção e funcionamento, nem que seja por e-mail. Ainda, é indispensável agir com transparência, já que não queremos que ninguém responda algo sem saber como aquilo será usado depois.

A realização da pesquisa em si, pode ser feita de várias maneiras. Hoje, já conseguimos aplicar as perguntas de modo totalmente digital. Para deixar os participantes mais confortáveis, uma ideia é permitir respostas anônimas e não obrigar ninguém a responder contra sua vontade.

Por fim, coletamos os dados obtidos com a pesquisa para compreender qual a situação atual do clima organizacional. A identificação de problemas nos ajuda a resolvê-los e até mesmo evitar prejuízos futuros.

Agora que você já sabe o que é o clima organizacional, qual a sua importância e como fazer seu monitoramento, confira o curso de Gestão comportamental na prática e aprenda o passo a passo para aplicar esse modelo de gestão na sua empresa!

Referência:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública, 2006. Rio de Janeiro: Elsevier, 6ª edição. 

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