Quem não é um pouco ansioso nos dias de hoje? Entenda mais sobre isso

ansiedade nos dias atuais
Quem não é um pouco ansioso nos dias de hoje? Entenda mais sobre isso

Afinal, quem não é um pouco ansioso nos dias de hoje?

Hoje em dia quem não é um pouco Ansioso? Todos nós! Em tempos da internet, tudo se torna imediatista, não há espaço para o tempo da espera, da construção.

As “cobranças” da vida são uma das grandes causas da Ansiedade. Atualmente, não há lugar para o fracasso, para o erro, fragilidades, incertezas, faltas, não podemos admitir dúvidas, medo, tristeza, o não saber. 

Toda essa cobrança e exigência tem provocado muita Ansiedade, pois sempre falta alguma coisa, a gente se sente em falta, em dívida, em déficit, parece que ainda não alcançamos o sucesso ou a felicidade.

Os sintomas da Ansiedade

Os principais sintomas da Ansiedade são:

  • Angústia (sofrimento psíquico);
  • Distúrbio do sono (insônia);
  • Distúrbio alimentar (falta ou excesso de apetite);
  • Dificuldade de concentração;
  • Disfunção erétil (ejaculação precoce ou impotência);
  • Redução da libido;
  • Desarranjo intestinal;
  • Queda de cabelo;
  • Dificuldade de relaxar/tensão muscular;
  • Náusea;
  • entre outros.

A Ansiedade acentuada pode trazer muitos transtornos para a vida de uma pessoa, tais como dificuldade de concentração, que pode levar a prejuízos no trabalho ou nos estudos.

A insônia também afeta a produtividade, a sensação constante de cansaço, indisposição, isolamento social. A inibição da libido atrapalha muitos casamentos.

Enfim, existe uma série de dificuldades associadas à Ansiedade acentuada.

É possível controlar a Ansiedade acentuada sem medicação?

Sim, a psicoterapia pode ajudar na redução ou controle dos Sintomas da Ansiedade, mesmo sem o uso de medicação!

Na psicoterapia, vamos compreendendo juntos o que tem deixado a pessoa tão ansiosa, falamos sobre os sintomas, como se sente, quais são seus medos e preocupações. 

Trata-se de um espaço sem julgamento em que a pessoa pode sentir-se à vontade para falar sobre esses conflitos, incertezas, medos, angústias, “fraquezas”, raiva, culpa, enfim, das dificuldades que encontra no seu dia a dia. 

E ao longo desse processo os sintomas tendem a ir “cedendo”, até não mais incomodar o paciente, mesmo sem o uso da medicação.

Portanto, sim, podemos considerar que houve a “cura” desses sintomas. Bem como a angústia e o desconforto psíquico foram acolhidos e cuidados ao longo do processo de análise. Eu até consideraria a psicoterapia bastante eficaz no tratamento da Ansiedade!

No entanto, cada caso deve ser cuidadosamente avaliado pelo profissional, podendo haver situações em que o uso da medicação seja importante. Tudo isso é discutido com o próprio paciente, se ainda assim, não for da sua vontade, ele não será obrigado a aderir à terapia medicamentosa.

Como a Psicoterapia pode ajudar no tratamento da Síndrome do Pânico?

Durante os atendimentos, a dor e o sofrimento do paciente são acolhidos. E um dos temas mais importantes que têm aparecido na clínica, é a sensação de estar sempre em débito, sempre falta alguma coisa.

Pode ser uma promoção no trabalho, uma casa ou um carro, o inglês que não é fluente, a pós-graduação que eu já devia ter terminado, a caixa lotada de e-mails para responder, o relatório que prometi pro chefe, o passeio do fim de semana das crianças… ufa!

É comum ouvir algo do tipo: “depois daquela promoção no trabalho, não me faltará mais nada e aí sim, serei feliz”, “depois que eu comprar aquele carro, estarei satisfeito”, “depois que eu comprar minha casa, terei vencido”, “preciso vencer, não posso fracassar! O que vão pensar de mim?“, mas esse dia nunca chega, ao contrário, parece cada vez mais distante.

Na psicoterapia o paciente tem oportunidade de entrar em contato mais profundamente com todas essas cobranças, com sua própria história, seu modo de lidar com as dificuldades, com a frustração e decepção, com a raiva, como se relaciona com as pessoas, com as expectativas dos outros, com suas próprias expectativas, a maneira que faz escolhas, como chegou nas suas conquistas e fracassos, enfim, o modo como tem vivido suas experiências.

Esses são alguns dos temas discutidos e a partir de questionamentos e reflexões, o paciente vai ganhando maior compreensão de si e do mundo ao seu redor, e assim pode gerenciar melhor todas essas dificuldades que o levou a buscar terapia.

Ao gerenciar melhor suas dificuldades, a pessoa se sente mais capacitada a construir uma vida mais saudável e satisfatória para si mesma naquilo que se aproxima de suas realizações pessoais desejadas.

Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.