Janeiro Branco: Dicas de filmes que falam sobre saúde mental

Janeiro Branco: Dicas de filmes que falam sobre saúde mental

Em janeiro acontece o movimento Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar todos sobre a importância da saúde emocional vista como parte fundamental da nossa saúde. 

Dessa forma, é estimulada a prevenção de transtornos e doenças relacionadas à mente, bem como são discutidos os tabus em torno das questões emocionais. Questões ainda mais relevantes em tempos de Coronavírus

Inclusive, durante o isolamento social, a pesquisa pelo termo “saúde mental” aumentou praticamente 100%.

Por isso, separamos cinco filmes que abordam temas em relação ao cuidado com à saúde emocional. Veja quais são:

Divertidamente (Class: Livre – 2015)

Ryley, 11 anos, ao mudar para uma nova cidade, começa a passar por um processo em que suas emoções ficam agitadas. Na sala de controle do seu cérebro, a Alegria e Tristeza são colocadas para fora, e passam por um processo que vai mudar radicalmente o comportamento da Ryley.

Sobre a relação do filme com a saúde mental:

Ganhador do Oscar de melhor animação, o filme mostra que não há sentimentos bons e ruins, e que todos os sentimentos e emoções são importantes para nosso desenvolvimento e amadurecimento.

Extraordinário (Class: 10 anos – 2017)

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, e por conta disso precisou passar por 27 cirurgias. 

Até então estudando em casa, quando faz 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola regular pela primeira vez. Assim, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Sobre a relação do filme com a saúde mental:

O filme fala das relações humanas, trazendo uma questão delicada sobre o Bullying, e sobre a visão do que é diferente, sendo um exercício lindo de empatia com o personagem.

O Bom Dinossauro (Class: Livre – 2015)

Após presenciar um evento difícil no qual perde um ente querido, o dinossauro Arlo, que até então não conseguia fazer praticamente nada, deverá passar por desafios em uma jornada cheia de aventuras, junto de seu seu companheiro humano Spot.

Sobre a relação do filme com a saúde mental:

O personagem, antes do evento, não conseguia enfrentar seus medos. Após passar por essa jornada, o personagem nos ensina a importância de ser corajoso, pois assim se descobre um mundo incrível de possibilidades.

O Lado Bom da Vida (Class: 12 anos – 2012)

Pat Solitano Jr., após passar por uma fase difícil em sua vida, está disposto a se redimir e reconquistar sua ex-mulher. Então ele conhece Tiffany, que promete ajudá-lo neste processo se ele participar em um concurso de dança com ela. Esse processo acaba os unindo, por terem questões parecidas.

Sobre a relação do filme com a saúde mental:

Sendo um filme que fala exatamente sobre um personagem com transtorno mental, ele nos ensina sobre como é possível recomeçar e, com atitudes diferentes, é possível aprender a lidar com as emoções, mesmo nos momentos mais difíceis.

Pequena Miss Sunshine (Class: 14 anos – 2006)

Olive, integrante mais nova da família Hoover, tem um sonho de participar em um concurso de beleza da Pequena Miss Sunshine. Junto de sua família, ela embarca com todos em uma viagem até o concurso, passando por diversas reviravoltas, a tempo de chegar para sua apresentação.

Sobre a relação do filme com a saúde mental:

O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, e podemos aprender nessa história sobre a vulnerabilidade em mostrar que nem sempre tudo estará bem, e apesar das diferenças de cada personagem, é possível realizar uma dinâmica familiar que pode se apoiar nos melhores e piores momentos.

O que achou das indicações? Aproveite para se reunir com quem você gosta e fazer uma sessão pipoca! 

E na nossa Plataforma Psicologia Viva você tem todo o suporte para cuidar da sua saúde mental.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2020/09/21/buscas-no-google-sobre-transtorno-mental-tem-recorde.htm

http://www.adorocinema.com/filmes/numero-cinemas/

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.