Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

Procrastinação é o nome dado à dificuldade de organização e de planejamento, e é bem provável que ela esteja presente desde o início da história da humanidade. No entanto, esse fenômeno tem ganhado destaque nos estudos acadêmicos justamente porque a frequência e as consequências dele tem sido muito prejudiciais. 

A maior concentração de estudos internacionais ocorreu a partir da década de 1970, enquanto que os estudos nacionais começam a surgir na década de 1990. De modo mais expressivo, percebemos um aumento do número de publicações científicas sobre o tema da procrastinação a partir do ano de 2000 tanto nacional como internacionalmente.

Afinal, o que é procrastinação?

A Psicologia apresenta diferentes definições para a procrastinação de acordo com a linha teórica utilizada. De modo geral, podemos dizer que a procrastinação é uma falha no processo de autorregulação, ou seja, é uma falha que ocorre quando tentamos nos organizar para fazer algo.

No caso da procrastinação, essa falha na gestão de nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos costuma gerar o adiamento não-estratégico da realização de uma tarefa, ou seja, um adiamento que costuma trazer consequências negativas.

A procrastinação pode nos prejudicar em todos os âmbitos da vida. O ritmo de vida contemporâneo caracterizado por alto nível de estimulação mental, forte pressão por produtividade, mudanças constantes e crises globalizadas pode impactar no nível de ansiedade, de tristeza e de concentração das pessoas.

Quanto mais ansiosos, tristes, preocupados, inseguros e desconcentrados nós estivermos, maior é a probabilidade de termos dificuldades de gerir nossas vidas e seus imprevistos de forma que as chances de procrastinarmos aumentam consideravelmente.

Procrastinar é ruim?

Entre os impactos negativos da procrastinação podemos citar:

  • Sentimento de culpa,
  • Diminuição da qualidade de vida,
  • Cansaço físico,
  • Falta de cuidado com a saúde,
  • Redução da qualidade do sono,
  • Agitação,
  • Esgotamento emocional,
  • Frustração,
  • Preocupação,
  • Irritação,
  • Vergonha,
  • Atraso na aprendizagem,
  • Desempenho abaixo do esperado,
  • Prejuízos financeiros,
  • Redução do contato social e isolamento.

 

Existem diversos fatores psicológicos que aumentam a probabilidade de uma pessoa procrastinar. Entre eles, temos a percepção de que a tarefa que precisa ser realizada é muito aborrecedora, desinteressante, inútil ou difícil, a preocupação excessiva com o nosso desempenho na tarefa, altos padrões de exigência para a realização da tarefa (perfeccionismo e crítica exagerada), dificuldade na tomada de decisões e na resolução de problemas, cansaço físico e mental, medo do que os outros vão pensar, dificuldade de planejamento, de organização e de concentração, entre outros.

Como superar a procrastinação e terminar minhas tarefas?

Para enfrentar a procrastinação, precisamos entender onde está ocorrendo a falha no processo de autorregulação.

Se forem falhas por aspectos emocionais, a pessoa pode procurar acompanhamento psicológico assim como pode valer-se de atividades que lidam com o manejo de nossas emoções, tais como a meditação, yoga, mindfulness e exercícios de respiração.

Por outro lado, as dificuldades cognitivas envolvendo processos de planejamento e de concentração podem ser amenizadas com o uso de aplicativos e ferramentas de gestão do tempo e organização de tarefas. Se as causas da procrastinação tiverem relação com aspectos físicos, como por exemplo o cansaço, é importante que a pessoa busque auxílio profissional adequado e mantenha uma rotina de sono e de alimentação saudável.

Muitas vezes, precisamos priorizar algo e temos que aprender a abrir mão ou terceirizar o restante. É importante reconhecermos nossos limites para não extrapolá-los. 

Se a dificuldade existente for em função de uma distração social, talvez a pessoa tenha que desligar o celular para conseguir se concentrar. Existem pessoas que, quando estão realizando uma tarefa em boa companhia, conseguem render mais. Uma opção para elas seria convidar alguém mais focado para fazer uma determinada tarefa com você. 

Quando buscar por ajuda?

Um pouco de procrastinação parece ser até inevitável, mas quando os impactos negativos forem muito significativos, é importante que a pessoa peça ajuda e experimente novas formas de realizar suas tarefas.

Portanto, faça uma análise crítica dos impactos da procrastinação na sua vida. Quantas tarefas atrasadas você tem hoje? Qual seria o impacto negativo de não terminar a tempo tudo o que você tem para fazer? Quantas oportunidades interessantes você já perdeu por não ter cumprido um prazo importante?

Lembre-se que o passo mais importante é o primeiro. Comece a buscar alternativas e apoio profissional para aprender estratégias de gestão do tempo, planejamento e tomada de decisões. Existem inúmeras técnicas comprovadas pela ciência que podem promover a sua capacidade de organização. Ter a quantidade e os prazos das tarefas sob o seu controle pode aumentar (e muito!) a sua tranquilidade para enfrentar os desafios da vida. 

Procrastinação é uma doença?

Isoladamente, a procrastinação não costuma ser considerada uma doença. Procrastinar é um comportamento. Tanto pessoas saudáveis como pessoas em sofrimento psíquico podem procrastinar ocasionalmente.

Porém, procrastinar diversas tarefas por muito tempo e sofrer consequências ruins em função disso é um sinal de que o nível de procrastinação já está bastante elevado.

A procrastinação é um comportamento observado entre pessoas que apresentam níveis consideráveis de sofrimento, tais como pessoas que estejam com:

  • Depressão,
  • Transtorno de humor bipolar,
  • Transtornos de ansiedade,
  • Fobias,
  • Entre outras condições psicológicas relevantes.

O excesso de procrastinação pode sinalizar que sua saúde mental não está tão boa quanto você pensa. Vale a pena comentar esse assunto com um profissional que possa avaliar a sua situação em detalhes.

Quem pode ajudar?

Poucos profissionais são especialistas em procrastinação, pois esse tema é recente no Brasil.  Se você deseja superar as barreiras da procrastinação na sua vida, pesquise o currículo dos(as) psicólogos(as) para saber se eles possuem experiência com esse tema.

Você se sentirá muito mais seguro quando souber que está sendo acompanhado por um(a) profissional que se dedica ao assunto no qual você possui dificuldades. Isso facilitará o seu caminho e aumentará a velocidade com que você começará a observar resultados positivos. 

Dê o primeiro passo

Se a procrastinação é uma preocupação para você, lembre-se que a sua tendência é adiar tarefas que exijam algum esforço e que envolvam novos processos. Por isso, concentre-se e aja! Procure conversar com alguém que entenda do assunto.

Dê um primeiro passo na direção da melhora que você almeja! 

Gabriela Ballardin Geara
Últimos posts por Gabriela Ballardin Geara (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Gestação homem trans

Homens Trans Gestantes: como a psicoterapia pode auxiliar?

Com o crescente reconhecimento da diversidade de identidade de gênero, torna-se essencial abordar as experiências únicas vivenciadas por homens trans que decidem iniciar uma gestação. Neste artigo, iremos focar em como a psicoterapia pode desempenhar um papel fundamental no apoio emocional e na construção de uma saúde mental positiva durante esse processo. Conversamos com Cristina Mazzo, psicóloga da Psicologia Viva, para entendermos melhor o assunto. “É importante salientar, sobretudo quando falamos de gestantes, que as barreiras pré-estabelecidas também interferem no acesso de pessoas trans à saúde, e que algumas das questões referentes a estas barreiras, quando o assunto é o Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

mito do amor materno

O “amor materno”: um mito contemporâneo

A ideia romantizada de “maternidade” e “amor materno”, tais como conhecemos hoje, são construções sociais compreendidas a partir da articulação com os diversos contextos políticos. E ainda: econômicos e socioculturais de cada época. Uma breve retrospectiva histórica torna evidente que tais conceitos são produto de discursos e práticas, e sofreram alterações significativas no decorrer dos séculos. Ou seja, nem sempre foi assim. Entenda melhor o assunto! Pesquisando a história No modelo estrutural da família aristocrática, por exemplo, nos séculos XVI ao XVIII, as mulheres, cuja função era sobretudo ter filhos, praticamente não participavam da criação deles. Dessa forma, recém nascidos Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

ansiedade

13 sintomas de ansiedade para ter mais atenção

A ansiedade é um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Embora seja normal sentir ansiedade em determinadas situações, quando ela se torna constante e começa a afetar a qualidade de vida, é importante buscar formas de diminuí-la. Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a reduzir a ansiedade. Neste artigo, vamos explorar algumas delas. Confira as dicas de Jonas Pessanha Alves, psicólogo da Psicologia Viva.   O que é ansiedade? Segundo o profissional, a ansiedade é natural ao homem, toda vez que estamos expostos à uma situação de risco. Porém, torna-se um problema quando ela começa Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

síndrome de burnout

Burnout: 10 sintomas para você ficar de olho

Burnout é um termo que se tornou cada vez mais comum nos últimos anos, especialmente em relação ao ambiente de trabalho. É uma condição que ocorre quando alguém se sente exausto, desmotivado e incapaz de realizar tarefas ou tomar decisões, mesmo em situações em que normalmente seria capaz de fazê-lo. De acordo com um estudo recente do International Stress Management Association (ISMA-BR) em parceria com a Sociedade Brasileira de Coaching, o Burnout tem afetado um número crescente de trabalhadores brasileiros. O estudo, realizado em 2019, apontou que cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem do transtorno, sendo que os setores Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

relacionamentos saudáveis

Como recuperar a autoestima e a autoconfiança após um término

O fim de um relacionamento pode abalar profundamente a autoestima de uma pessoa. É comum sentir-se rejeitado, inseguro e até mesmo sem valor, após uma separação. Mas é importante lembrar que isso é temporário e que é possível recuperar a autoestima e voltar a se sentir bem consigo mesmo. Conversamos com Beatriz Carvalho, psicóloga da Psicologia Viva, para compreender melhor o assunto. Vejas dicas! Por que a autoestima e a autoconfiança ficam abaladas? O término de um relacionamento envolve uma série de situações: não só a ausência de uma pessoa, mas também o encerramento de planos e sonhos que vocês Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

transtorno de imagem

7 perguntas para identificar o transtorno de imagem

Insatisfação com o corpo, baixa autoestima, preocupação excessiva com o espelho. Você já sentiu algo assim? Em caso de sim, o ideal é procurar um profissional de saúde porque você pode estar com Transtorno de Imagem. Também conhecido como dismorfia corporal, o transtorno é um distúrbio mental em que uma pessoa tem a preocupação excessiva com sua aparência física. Essa preocupação pode levar a comportamentos compulsivos, como olhar-se no espelho constantemente, comparar-se com outras pessoas e tentar esconder ou corrigir supostas imperfeições. Quer entender mais sobre o assunto? Conversamos com Daiane Primo, psicóloga da Psicologia Viva, para responder todas as Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

insegurança sentimental

O que é insegurança emocional?

Você já se sentiu inseguro? Calma que você não está sozinho: a insegurança emocional é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela pode ser definida como a sensação de incerteza e falta de confiança em si mesmo, em suas habilidades e em suas relações interpessoais. Pessoas que sofrem de insegurança emocional muitas vezes lutam para lidar com seus sentimentos, enfrentar desafios e estabelecer conexões significativas com outras pessoas. Marina Benez, psicóloga da Psicologia Viva, deu mais detalhes sobre o assunto. Confira! Afinal, o que é insegurança emocional? Segundo a psicóloga, a insegurança emocional é um estado de Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

Mudanças: como fazer uma transição de carreira?

Como iniciar uma transição de carreira?

Você não está contente no atual trabalho? Tem aquela sensação ruim quando vai exercer suas atividades? Talvez seja a hora de você mudar de carreira, afinal, existem momentos da nossa vida que pedem por mudanças. Pensa só: para que seu corpo crescesse, você precisou deixar as roupas que não te serviam mais, precisou sair da escola, da faculdade para chegar no lugar em que está agora. Mas você já se questionou se realmente está onde deveria estar?  Será que este não é o momento de tentar uma nova profissão? Conversamos com Gabriela Moreira, psicóloga da Psicologia Viva, para que você Continue reading Dificuldade de começar ou terminar uma tarefa? Descubra como superar a procrastinação!

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.