É possível ser feliz o tempo todo?

É possível ser feliz o tempo todo?

Estar feliz é maravilhoso, não nego isso, porém, não posso deixar de pensar em como é impossível ser feliz o tempo todo. Atualmente, vemos que a depressão, ansiedade e outros distúrbios psíquicos têm aumentado como nunca visto antes, ao mesmo tempo que a necessidade de ser feliz a cada dia se torna mais forte.

Não digo que estejam necessariamente ligados um ao outro, mas não nego essa possibilidade. Vivemos conectados a redes sociais que nos mostram verdades irreais, muitas pessoas que estão aparentemente felizes, mas que depois descobrimos que sofriam de depressão.

Famosos que tiram a própria vida e aparentavam ter tudo o que gostariam. Novamente digo, acredito que a felicidade é importante, ser feliz é ótimo, mas será que deveríamos buscar a felicidade a todo custo? Acredito que não.

Muitos, ao serem perguntados sobre o objetivo da vida, respondem que o objetivo dela é ser feliz. Geralmente essas pessoas dizem que têm feito tudo, fazem o máximo possível e até mais que podem, pois estão em busca da felicidade. Esse tão almejado sentimento realmente é o objetivo da vida? Afinal, o que é felicidade?

O que é felicidade?

Vivemos num mundo onde tudo muda rapidamente, tecnologias se tornam obsoleta numa velocidade nunca vista. Mas a vida humana parece não seguir esse ritmo, com o passar do tempo a busca pela felicidade, enquanto objetivo de vida, tem se tornado cada vez mais frequente, ao mesmo tempo que cada vez mais pessoas se sentem solitárias.

Hoje escutamos muito que a busca pela felicidade é aquilo que movimenta a vida humana, esse pensamento me incomoda. Concordo com os filósofos que o desejo se dá pela falta, ou seja, buscamos e desejamos aquilo que não temos. Assim, podemos dizer que a busca pela felicidade se dá por dois motivos, ou não a temos, ou ela é inalcançável, e por isso a buscamos tanto.

Não quero parecer apenas um depressivo que diz que a felicidade não é real, mas lhe pergunto mais uma vez: o que é felicidade? Jogar sua vida em busca de um conceito que talvez você nem mesmo saiba definir não parece irracional?

Não que ela não exista, a felicidade existe e é real, mas esse sentimento não é algo que podemos ter apenas com buscas, a busca pode trazer a alegria, mas não a felicidade. A felicidade talvez seja aqueles pequenos momentos que ocorrem em situações aleatórias da vida, elas podem ocorrer a qualquer momento, nunca sabemos quando será aquele próximo momento tão incrível em que seremos felizes.

Afinal, a felicidade é algo tão forte e incrível que dura alguns milésimos de segundo, aqueles momentos que gostaríamos que se repetissem, mas que não cabem a nós tentarmos obrigar que se repitam.

O que buscar se a felicidade não é o principal foco?

A felicidade pode ser encarada como consequência, não apenas como objetivo final. Você vive, tem uma vida legal e consequentemente será feliz. Mas buscar a felicidade como meio final, pode gerar uma carga muito grande em você. Buscar qualidade de vida e saúde são excelentes meios de se alcançar felicidade, quando o corpo está bem torna-se mais fácil para que a mente também fique bem.

Outro fator importante que pode ser colocado em foco em sua vida é o autoconhecimento. Saber quem você é, seus limites, qualidades, defeitos, enfim, saber melhor quem você realmente é, possibilitará você realizar escolhas que melhor se adequem ao seu cotidiano, e por conseguinte, reduzindo chances de estresse e ansiedade desnecessária, o que possibilitará a você mais momentos felizes.

Como faço para me autoconhecer?

Existem diversas formas de se alcançar o autoconhecimento, as pessoas fazem isso de diversas maneiras, dentre elas: meditação, leitura, cursos que lhe interessam, hobbies, terapia, etc.

Muitas são as formas, não posso dizer qual é a melhor para você. Mas posso falar sobre a que conheço melhor. Terapia é um ótimo meio de se alcançar o autoconhecimento, o contato com alguém em quem você pode confiar te possibilitará refletir sobre diversas áreas de sua vida, e assim chegar a uma maior compreensão de quem você realmente é.

A terapia pode ser um importante passo para seu autoconhecimento, e, consequentemente, a melhora no seu bem-estar e saúde. Conhecer-se a si mesmo te permitirá desfrutar melhor dos momentos de felicidade que passam em sua vida. 

Posso concluir dizendo que correr atrás da felicidade a todo custo talvez não seja a melhor coisa a se fazer, não sobra tempo para ser feliz se você não para de buscar a felicidade. Busque mudanças que te ajudem a melhor se desenvolver, e, consequentemente, ajudem no seu bem-estar e saúde.

Dessa maneira você terá maiores chances de alcançar a tão sonhada felicidade. Permita-se essa mudança em sua vida, busque conhecer o processo de terapia, garanto que será um grande aliado em seu desenvolvimento.

Últimos posts por Guilherme Matos (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.