Desenvolvimento pessoal

É possível ser feliz o tempo todo?

Estar feliz é maravilhoso, não nego isso, porém, não posso deixar de pensar em como é impossível ser feliz o tempo todo. Atualmente, vemos que a depressão, ansiedade e outros distúrbios psíquicos têm aumentado como nunca visto antes, ao mesmo tempo que a necessidade de ser feliz a cada dia se torna mais forte.

Não digo que estejam necessariamente ligados um ao outro, mas não nego essa possibilidade. Vivemos conectados a redes sociais que nos mostram verdades irreais, muitas pessoas que estão aparentemente felizes, mas que depois descobrimos que sofriam de depressão.

Famosos que tiram a própria vida e aparentavam ter tudo o que gostariam. Novamente digo, acredito que a felicidade é importante, ser feliz é ótimo, mas será que deveríamos buscar a felicidade a todo custo? Acredito que não.

Muitos, ao serem perguntados sobre o objetivo da vida, respondem que o objetivo dela é ser feliz. Geralmente essas pessoas dizem que têm feito tudo, fazem o máximo possível e até mais que podem, pois estão em busca da felicidade. Esse tão almejado sentimento realmente é o objetivo da vida? Afinal, o que é felicidade?

O que é felicidade?

Vivemos num mundo onde tudo muda rapidamente, tecnologias se tornam obsoleta numa velocidade nunca vista. Mas a vida humana parece não seguir esse ritmo, com o passar do tempo a busca pela felicidade, enquanto objetivo de vida, tem se tornado cada vez mais frequente, ao mesmo tempo que cada vez mais pessoas se sentem solitárias.

Hoje escutamos muito que a busca pela felicidade é aquilo que movimenta a vida humana, esse pensamento me incomoda. Concordo com os filósofos que o desejo se dá pela falta, ou seja, buscamos e desejamos aquilo que não temos. Assim, podemos dizer que a busca pela felicidade se dá por dois motivos, ou não a temos, ou ela é inalcançável, e por isso a buscamos tanto.

Não quero parecer apenas um depressivo que diz que a felicidade não é real, mas lhe pergunto mais uma vez: o que é felicidade? Jogar sua vida em busca de um conceito que talvez você nem mesmo saiba definir não parece irracional?

Não que ela não exista, a felicidade existe e é real, mas esse sentimento não é algo que podemos ter apenas com buscas, a busca pode trazer a alegria, mas não a felicidade. A felicidade talvez seja aqueles pequenos momentos que ocorrem em situações aleatórias da vida, elas podem ocorrer a qualquer momento, nunca sabemos quando será aquele próximo momento tão incrível em que seremos felizes.

Afinal, a felicidade é algo tão forte e incrível que dura alguns milésimos de segundo, aqueles momentos que gostaríamos que se repetissem, mas que não cabem a nós tentarmos obrigar que se repitam.

O que buscar se a felicidade não é o principal foco?

A felicidade pode ser encarada como consequência, não apenas como objetivo final. Você vive, tem uma vida legal e consequentemente será feliz. Mas buscar a felicidade como meio final, pode gerar uma carga muito grande em você. Buscar qualidade de vida e saúde são excelentes meios de se alcançar felicidade, quando o corpo está bem torna-se mais fácil para que a mente também fique bem.

Outro fator importante que pode ser colocado em foco em sua vida é o autoconhecimento. Saber quem você é, seus limites, qualidades, defeitos, enfim, saber melhor quem você realmente é, possibilitará você realizar escolhas que melhor se adequem ao seu cotidiano, e por conseguinte, reduzindo chances de estresse e ansiedade desnecessária, o que possibilitará a você mais momentos felizes.

Como faço para me autoconhecer?

Existem diversas formas de se alcançar o autoconhecimento, as pessoas fazem isso de diversas maneiras, dentre elas: meditação, leitura, cursos que lhe interessam, hobbies, terapia, etc.

Muitas são as formas, não posso dizer qual é a melhor para você. Mas posso falar sobre a que conheço melhor. Terapia é um ótimo meio de se alcançar o autoconhecimento, o contato com alguém em quem você pode confiar te possibilitará refletir sobre diversas áreas de sua vida, e assim chegar a uma maior compreensão de quem você realmente é.

A terapia pode ser um importante passo para seu autoconhecimento, e, consequentemente, a melhora no seu bem-estar e saúde. Conhecer-se a si mesmo te permitirá desfrutar melhor dos momentos de felicidade que passam em sua vida. 

Posso concluir dizendo que correr atrás da felicidade a todo custo talvez não seja a melhor coisa a se fazer, não sobra tempo para ser feliz se você não para de buscar a felicidade. Busque mudanças que te ajudem a melhor se desenvolver, e, consequentemente, ajudem no seu bem-estar e saúde.

Dessa maneira você terá maiores chances de alcançar a tão sonhada felicidade. Permita-se essa mudança em sua vida, busque conhecer o processo de terapia, garanto que será um grande aliado em seu desenvolvimento.

Guilherme Matos
Últimos posts por Guilherme Matos (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar