Saúde

5 práticas que vão lhe ajudar a superar a depressão

Conhecida como “mal do século”, por sua recorrência no mundo contemporâneo, a depressão é um distúrbio profundo de humor que pode passar despercebido ou mesmo ser confundido com uma tristeza momentânea.

Mas, ao contrário de um simples desalento, a depressão vem acompanhada de diversos sintomas, como fadiga, anorexia, insônia, dor de cabeça regular, desconforto gástrico e uma profunda melancolia.

Tal quadro faz com que a batalha para vencê-la seja muito difícil para a maioria das pessoas.

Mas então, seria possível superar a depressão? Não apenas seria, como é possível. E abaixo listamos algumas dicas que vão ajudar nessa superação. Confira!

Compartilhe suas emoções

A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. Por isso, é comum que a pessoa em depressão se distancie de amigos, da família e dos colegas de trabalho.

Contudo, mesmo que seja difícil, o ideal é tentar manter o contato com essas pessoas, conversar com elas e, sempre que possível, se abrir com amigos íntimos relevando as angústias. Esse compartilhamento pode não trazer a cura integral, mas, com certeza, contribuirá para que ela aconteça.

Procure acompanhamento psicológico

A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. Em casos como esse, é imprescindível que um profissional especializado, como um psicoterapeuta, acompanhe a pessoa em depressão.

Ele será capaz de, por meio da fala e outras práticas, as quais variam de acordo com o segmento que o profissional segue, levar o indivíduo a lidar com a depressão, entendê-la e, por fim, superá-la. Sem esse apoio, superar a depressão pode se tornar um obstáculo extremamente árduo.

Tente dormir bem

É importante que estejamos sempre com o corpo e mente bem recuperados. Somente dessa forma, haverá força suficiente para lidar as aflições decorrentes da depressão.

Para isso, nada melhor que uma boa noite de sono. É claro que dormir deprimido pode ser um desafio grande. Por isso, separamos algumas dicas que pode ajudar:

  • Não ingira alimentos ou bebidas alcoólicas antes de dormir;
  • Afaste-se de fontes luminosas, como computadores e celulares, pelo menos 40 minutos antes de ir para cama;
  • Não beba cafeína, nem chás estimulantes;
  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar.

Pratique meditação (Mindfulness)

A meditação vem se destacando nos últimos anos como um meio para diminuir ansiedade e a insônia, aumentar o foco e contribuir contra a depressão.

Pesquisas apresentadas no livro “The Mindful Way Through Depression” relevam como a atenção plena, prática conhecida como mindfulness, que envolve exercícios respiratórios e de redirecionamento de atenção, tem tido êxito no combate à depressão.

Procure fazer uma atividade física

Um dos sintomas da depressão é a perda de energia e de interesse por atividades físicas. Porém, é neste momento que os esportes contribuem positivamente para a diminuição do sofrimento, pois melhoram a autoestima e até mesmo promoverem reintegração social.

Nesses casos, o ideal é procurar um esporte coletivo para que haja contato com o outro, mas se o humor ou mesmo o desejo não permitir seguir por esse trajeto, uma caminhada diária será um ótimo primeiro passo.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído para uma melhor compreensão sobre essa doença e que os meios que atuam a superar a depressão tenham ficado claros.

Agora, convidamos você a compartilhar sua experiência conosco. Você conhece alguém ou já esteve com depressão? Conhece mais dicas para ajudar contra a depressão? Deixe seu comentário abaixo!

A depressão é uma das cinco doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo, descubra quais são as outras em nosso post.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva
Etiquetas

Artigos relacionados

42 Comentários

    1. Olá Srta. Lucilene, o Psicologia Viva foi construído para auxiliar pessoas que estão passando por alguma situação momentânea que necessite de orientação psicológica. Acesse consultorio.psicologiaviva.com.br, há um box ENCONTRE AGORA UM PSICÓLOGO, selecione no filtro TEMA a Depressão e irá encontrar alguns psicólogos que poderá lhe ajudar. Como quase todos os psicólogos realizam atendimento por videoconferência você terá a opção de escolher o profissional que sentiu maior empatia.

    2. Excelente detalhamento! Venho escrever para meus irmãos no intuito de devolve-los a esperança. Eu passei por essa terrível doença da mente (ansiedade), culminando numa posterior depressão (por falta de esperança). ANSIEDADE e DEPRESSAO possuem tratamento, e funciona! Acreditem nao desesperem-se. Por mais que pareça interminável e sem saída, nao desistam. Estou aqui justamente para lhes contar que venci. Passei pelo vazio completo, total falta de esperança ou futuro. Pelo medo de morte e sintomas fisiológicos de diversas doenças com pensamentos gradualmente mais negativos. Dói. Dói a alma. Não desejariamos nem para Hitler se ainda fosse vivo. Li. Li muito, e tentei tudo ao mesmo tempo. Deu certo. Recomendo que tentem:
      1) procura imediata ao psiquiatra para prescrição medicamentosa (no meu caso, oxalato de escitalopram 10 mg e clonazepam 0,5 mg). Nao comprem genericos. O clonazepam (rivotril) é de grande auxílio no início. Tomei 1 de manhã e 1 de noite nas 3 primeiras semanas. 1 de noite 1 mês. Meio a noite 2 meses. O inicio do escitalopram pode agravar, aconteceu comigo, mas nao abandone a medicação!!!
      2) Tome sol diariamente.
      3) Faca exercícios leves diariamente. 30 min de caminhada está ótimo.
      4) Coma peixes (salmao principalmente) e castanhas de caju.
      5) Faca terapia com psicólogo semanalmente.
      6) Procure uma religião, qualquer uma. Conecte-se com Deus.
      7)Faça uma atividade alternativa: dança meditação, massoterapia (fiz essa), yoga, tai chi.
      8) Preces diárias antes de dormir e ao acordar.
      9) Mude comportamentos: não brigue, não busque dinheiro (tendo o que comer e onde dormir está otimo), dê mais atencao e amor a família, perdoe e peça perdão, seja sereno, amavel, respeitoso e caridoso.
      10) Conte para todos (amigos, colegas de trabalho e familiares) de sua situação. Vc ira se impressionar com qts pessoas irao se abrir pra vc, revelando a msm situação.

      Graças a Deus finalmente “voltei a ser eu”. Vida segue normalmente. Para os irmãos que ainda estão no sofrimento digo o seguinte: depois da vitória somos pessoas completamente diferentes, melhores, mais humanas. A doença parece ser um chamado, uma necessidade radical para nos ajustar.
      Deus abençoe a todos que estão em dificuldades. Desejo de coração que recuperem vossas vidas

      1. Poxa, é justamente o que tenho pensado que seja algo para nos moldar.
        Perdi meu noivo recentemente ás vésperas do casamento, após isso uma enxurrada de coisas ruins começaram a acontecer. Acho que seria quase impossível estar bem.
        Mas acredito que no final de tudo isso, eu devo sair outra pessoa. Embora esteja no olho do furacão e minha alma grita de dor

      2. Estou passando pelo que vc passou tomo só fluoxetina mais aumentou minha dose pra 40 mg uns 13 dias mais ainda não tive melhora significativa.. tenho muitos medos e bom saber que posso sair dessa.. vou procurar seguir seus passos..

  1. Depressão é como uma bomba relogio, uma hora vai explodir e esse tempo varia de pessoa pra pessoa, de acontecimentos na vida de quem porta essa desgraça, uma luta que nao tem como ganhar que nao tem fim é como um mar de areia movediça vc esta sozinho e afundando lentamente quanto mais tenta sair mais vc afunda, quanto mais tenta emergir mais ela te puxa e então vc n suporta mais isso e se mata

    1. Estou vivendo isso. O escitalopran piorou 10x o q eu estava sentindo. Parece q vou enlouquecer. Seu texto me deu um pouco de esperança. Obrigada

  2. minha mãe teve um surto a uns 3 anos e outro no fim do ano passado, ela sobre de tireoide, diabetes de pressão alta. Onde ja é uma porta de entrada para a depressão, com isso ela foi perdendo a força e a vontade de trabalhar. Essa já é a segunda vez que ela esta assim, e eu não sei como ajudar. Tento ao máximo dar forças a ela e caminhos para que ela possa tentar se ajudar e melhorar, porque a depressão é uma doença que quem passa sofre e quem esta ao lado sofre mais ainda, pois não sabe oque fazer e se a pessoa um dia vai sair dessa.
    Graças a Deus ela esta com acompanhamento de psicologo duas vezes por mês e psiquiatra uma vez por mês. mesmo assim ainda é muito difícil, e eu como papel de filha Não sei ao que recorrer para que ela possa sentir vontade de viver de novo, e que a felicidade possa um dia voltar para ela.

  3. Essa doença é terrivel só quem jà teve pra saber mais. Vc tendo força de vontade mesmo sem querer vc consegue superar ela pedir a Deus primeiramente ajuda procurar ajuda médica porque tem hora q ñ conseguimos sozinho mais isso ñ é uma coisa pra q possamos sentir vergonha e sim lutar contra ela.

  4. Da noite para o dia,eu me descobri com depressão! Desenvolveu após um estresse terrível no trabalho! A anos venho enfrentando esse mal do século, pior é o efeito refratário de todos os medicamentos,ou seja nenhum fez efeito,pelo contrário,pioraram meu estado! Venho tendo uma luta continua,um dia no céu, outro no inferno,para piorar,a um ano perdi meu trabalho,único meio de meu sustento! Estou com muito medo de não suportar e acabar buscando saida, como muitos o fizeram,o suicídio! Penso que quem o fez, são verdadeiros heróis,por tomarem uma atitude tão corajosa de acabar com o sofrimento da alma! Somente quem passa por esse inferno,sabe o que estou dizendo! Não desejo isso a nenhum ser humano!!! Que Deus me de forças para suportar até quando não sei!!! Abs

    1. Leia, ore, faça atividade física. Comece devagar, um pouquinho cada dia. Quê seu propósito seja dar a volta por cima. Trace uma meta por dia. Depois abra um canal e compartilhe sua experiência que com certeza ajudará alguém ?.

    2. Ore, leia,faça atividade física. Cada dia um pouquinho. Trace pequenas metas para casa dia. Todo mundo pode alguma coisa, todo mundo passa por dificuldades, uns perdem seus filhos, outros dias pernas, outros ficam cegos, depois superam e surpreendem o mundo. Por fim…abra um canal e ajudará a muitos, pricipalnente aqueles que não têm $$$ pra pagar uma única consulta com o psicólogo.

    3. Dudi, pensar que as pessoas que se mataram São heróis, é um engano. Eles o fizeram porque não resistiram ao mal que é esta doença.
      Mesmo passando por tudo isso, tente se esforce muito para melhorar. Peça, chore, converse com Deus e Ele a sarará.

  5. estou com depressão uma dor forte , desespero ,remorço acabo de sair de um relacionamento abusivo
    e pior sinto falta dele , e estremamente doloroso!

  6. Pessoal a melhor forma de enfrentar essa doença e buscar a fé!!!! jesus cristo curou muitos enfermos…ele pode cura-los tbm… e so pedirem buscarem a face de deus e sejam libertos…

  7. Dudi. Estou passando pelo mesmo que você neste exato momento. Acredite, conheço bem a dor e a grande dificuldade de emergir deste mundo cinza para onde a depressão nos leva. Mas tenha fé!! Agarre-se aos muitos momentos felizes que você já passou e creia. Após vencer essa tormenta em que um dia parece uma eternidade o sol vai voltar a brilhar e a vida retomará suas cores e, embora sempre haverão obstáculos muitos outros momentos de felicidade ainda virão.

  8. Gostaria de fazer um grupo no whatsapp, pra que possamos contar nossas experiências e ajudarmos uns aos outros quem tiver interesse me chame (98)988847838

  9. Tive depressão em 2015. Fiz acompanhamento com psiquiatra e psicólogo melhorei, mas achei que isso não voltaria. Novamente passo por esse momento e sei que vou sair dessa novamente. Acreditem, tenham fé, coragem e jamais desistam de viver. O MUNDO PRECISA DE CADA UM DE NÓS!
    Amor, empatia e fé para todos!
    Coragem!!!
    Enfrentem pequenos desafios diariamente!
    Realizei um curso de PNL ( no Instituto VOCÊ ) é sensacional e quem puder ir eu super indico.

  10. Bom Dia

    Ando tendo esses sintomas de depressão e lendo muito sobre o assunto.

    Sempre fui muito seguro de mim , mas devido uma relação amorosa que acabou sem motivos , me vi descontrolado e sem rumo

    Trabalho com Tecnologia junto com a pessoa e hj preciso de ajuda para superar essa angustia e ansiedade que estão sobre mim.

  11. Por favor me ajude antes que eu me mate isso novamente não isso me feis muito mal todos os dias chorando sofrendo querendo me matar ou ver meu sangue me torturar querer saber se meus amigos me considera ou apenas me aturam nem meus familiares me conhecem eu não quero cometer suicídio ou voltar a me mutilar me ajude eu apenas quero ajuda não estou de frescura o pior de tudo é saber que não tenho apenas depressão e sim algo chamado psicose eu tô perdendo aos poucos minha sanidade mental Socorro por favor eu não quero me matar

  12. Nesse exato momento estou a beira de um colapso acredito estar em um nível de depressão profunda onde anda mais faz sentido estou prestes a jogar a toalha,mais no fundo não é isso que eu quero mais está sendo muito mais forte que eu, não consigo resolver um pequeno problema pois ele diante dessa situação se torna um gigante… help.

  13. Ano passado perdi meu pai ele deu uma facada no próprio peito que afetou o coração já havia percebido que ele estava com depredação e estava tentando reanimar ele de todas as formas levando pra sair interagir com pessoas mais meu pai estava em um estado avançado e na manhã do dia 1 de outubro do ano passado ele Ele teve um surto psicótico e se matou agora eu estou tendo que atrás de tratamento para mim pois venho enxergando alguns sintomas em mim mais estou disposto a reverter o quadro é não deixar me levar

  14. Eu sempre era feliz mas teve um dia q o meu avo morreu eu tinha conseguido superar mas depos que eu superei minha avo morreu e eu sempre pensei no ruim de tudo eu n consigo pensar no lado positivo eu avezes esto contente mas du nada eu começo a me lembrar das coisas q eu passei as vezes eu fico doido e tento me cortar teve um dia q eu fiquei doido eu peguei uma agulha e comecei a enfiar dentro da minja pele

  15. sempre fui uma pessoa muito feliz e realizada profissionalmente e pessoalmente
    mas faz dois meses que minha mulher me deixou sem que eu percebesse nada de errado
    em nosso casamento ela só me disse que o que sentia por mim não era mais amor
    e de lá pra ca me aprofundei numa
    grande depressão to indo em psicologo mas não ta adiantando to sem chão e perdido
    não sei o que faço só vejo tristeza e desanimo não durmo não como parei de praticar
    esportes só trabalho male e male e volta pra casa pra deitar e ficar deprimido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar