5 práticas que vão lhe ajudar a superar a depressão

Como superar a depressão
5 práticas que vão lhe ajudar a superar a depressão

Conhecida como “mal do século”, por sua recorrência no mundo contemporâneo, a depressão é um distúrbio profundo de humor que pode passar despercebido ou mesmo ser confundido com uma tristeza momentânea.

Mas, ao contrário de um simples desalento, a depressão vem acompanhada de diversos sintomas, como fadiga, anorexia, insônia, dor de cabeça regular, desconforto gástrico e uma profunda melancolia.

Tal quadro faz com que a batalha para vencê-la seja muito difícil para a maioria das pessoas.

Mas então, seria possível superar a depressão? Não apenas seria, como é possível. E abaixo listamos algumas dicas que vão ajudar nessa superação. Confira!

Compartilhe suas emoções

A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. Por isso, é comum que a pessoa em depressão se distancie de amigos, da família e dos colegas de trabalho.

Contudo, mesmo que seja difícil, o ideal é tentar manter o contato com essas pessoas, conversar com elas e, sempre que possível, se abrir com amigos íntimos relevando as angústias. Esse compartilhamento pode não trazer a cura integral, mas, com certeza, contribuirá para que ela aconteça.

Procure acompanhamento psicológico

A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. Em casos como esse, é imprescindível que um profissional especializado, como um psicoterapeuta, acompanhe a pessoa em depressão.

Ele será capaz de, por meio da fala e outras práticas, as quais variam de acordo com o segmento que o profissional segue, levar o indivíduo a lidar com a depressão, entendê-la e, por fim, superá-la. Sem esse apoio, superar a depressão pode se tornar um obstáculo extremamente árduo.

Tente dormir bem

É importante que estejamos sempre com o corpo e mente bem recuperados. Somente dessa forma, haverá força suficiente para lidar as aflições decorrentes da depressão.

Para isso, nada melhor que uma boa noite de sono. É claro que dormir deprimido pode ser um desafio grande. Por isso, separamos algumas dicas que pode ajudar:

  • Não ingira alimentos ou bebidas alcoólicas antes de dormir;
  • Afaste-se de fontes luminosas, como computadores e celulares, pelo menos 40 minutos antes de ir para cama;
  • Não beba cafeína, nem chás estimulantes;
  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar.

Pratique meditação (Mindfulness)

A meditação vem se destacando nos últimos anos como um meio para diminuir ansiedade e a insônia, aumentar o foco e contribuir contra a depressão.

Pesquisas apresentadas no livro “The Mindful Way Through Depression” relevam como a atenção plena, prática conhecida como mindfulness, que envolve exercícios respiratórios e de redirecionamento de atenção, tem tido êxito no combate à depressão.

Procure fazer uma atividade física

Um dos sintomas da depressão é a perda de energia e de interesse por atividades físicas. Porém, é neste momento que os esportes contribuem positivamente para a diminuição do sofrimento, pois melhoram a autoestima e até mesmo promoverem reintegração social.

Nesses casos, o ideal é procurar um esporte coletivo para que haja contato com o outro, mas se o humor ou mesmo o desejo não permitir seguir por esse trajeto, uma caminhada diária será um ótimo primeiro passo.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído para uma melhor compreensão sobre essa doença e que os meios que atuam a superar a depressão tenham ficado claros.

Agora, convidamos você a compartilhar sua experiência conosco. Você conhece alguém ou já esteve com depressão? Conhece mais dicas para ajudar contra a depressão? Deixe seu comentário abaixo!

A depressão é uma das cinco doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo, descubra quais são as outras em nosso post.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook


REFERÊNCIAS

Costa, Rudy Alves, Hugo Leonardo Rodrigues Soares, and José Antônio Caldas Teixeira. “Benefícios da atividade física e do exercício físico na depressão.” Revista do Departamento de Psicologia. UFF 19.1 (2007): 273-274.

Cruz, J. R., P. C. Alberto-Filho, and E. M. Hakamada. “Benefícios da endorfina através da atividade física no combate a depressão e ansiedade.” Revista Digital 18 (2013): 179.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.