Como a Terapia Cognitivo-comportamental lida com os pensamentos catastróficos?

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia que entende que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados e que um afeta o outro em um ciclo contínuo. É uma psicoterapia estruturada, voltada para o presente, direcionada para … Continue reading Como a Terapia Cognitivo-comportamental lida com os pensamentos catastróficos?

A eficácia da Terapia Cognitivo-comportamental no tratamento da depressão

Terapia Cognitivo-comportamental A Terapia Cognitivo-Comportamental constitui-se por um método científico de intervenção psicoterapêutica, instaurada por Aaron Beck, em 1960, cuja finalidade consiste no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos e psicológicos. Esta, pois, mostrava-se progressivamente eficaz na medida em que se … Continue reading A eficácia da Terapia Cognitivo-comportamental no tratamento da depressão

Como a psicopedagogia pode ajudar na identificação de transtornos psíquicos?

O que é psicopedagogia? A psicopedagogia é uma área de atuação clínica e institucional que busca investigar e intervir nas dificuldades do processo de aprendizagem. Todos podem se beneficiar da psicopedagogia, pois o seu público é amplo, abrangendo todas as … Continue reading Como a psicopedagogia pode ajudar na identificação de transtornos psíquicos?