Ansiedade e síndrome do pensamento acelerado

Ansiedade e síndrome do pensamento acelerado

De acordo com o DSM-5 (manual de diagnóstico e estatística dos transtornos mentais) os transtornos de ansiedade incluem aqueles que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.

Sendo assim, o nível de ansiedade é elevado e prejudica a qualidade de vida do indivíduo, afetando o seu desempenho familiar, social e profissional ou todos ao mesmo tempo.

Tenho transtorno de ansiedade?

Todos nós temos nossos medos e inseguranças, por esse motivo é muito comum apresentarmos momentos de ansiedade, pois ela é uma reação natural do organismo. É ela quem faz com que nosso corpo se prepare para enfrentar um desafio ou uma situação de perigo, deixando nosso corpo e mente em estado de alerta.

Algumas situações como um emprego novo, viagens, apresentações em público ou esperar o resultado de uma prova podem despertar a ansiedade na grande maioria das pessoas. Porém, quando ela passa a acontecer com frequência e intensidade maior, pode indicar um possível transtorno.

Sintomas de ansiedade

Os principais sintomas que podem estar relacionados ao transtorno de ansiedade e que merecem nossa atenção, são: 

  • Achar que tudo a sua volta apresenta perigo: Deixa de fazer as coisas simples do dia-a-dia acreditando que tudo vai lhe expor ao perigo, uma ida ao mercado já o espanta, criando diversas fantasias catastróficas na cabeça.
  • Problemas digestivos: É um sistema muito afetado pela ansiedade. Sentir mal-estar, azia, dores na região do abdome, diarreia. Podendo ter como consequência dessas alterações úlceras, gastrites, doenças inflamatórias, síndrome do intestino irritável.
  • Perfeccionismo: Achar que nada está perfeito, não admitir erros ou resultados a baixo do seu padrão ideal. Pessoas perfeccionistas acabam se sabotando, estabelecendo metas impossíveis de se atingir e sofrendo por não conseguir o objetivo estabelecido.
  • Alterações do sono: Sonolência excessiva ou a falta dele. Sentem dificuldade em dormir na véspera de uma reunião importante ou não consegue se desligar do que ocorreu durante o dia, passando a noite pensando no que fazer no dia seguinte.
  • Preocupações em excesso: Não sabe administrar as preocupações, está sempre pensando o que vai fazer, o que pode acontecer, sempre prevendo o futuro.
  • Tensão muscular: Limitações dos movimentos, fraqueza muscular, inchaço. Muito comum sentir dores nas costas, ombros e pescoço.
  • Falta de apetite ou apetite em excesso: Não se alimentar de forma adequada. São muitos os casos de pessoas que colocam a comida como solução de seus problemas. Ao menor estresse, já pega um pote de brigadeiro.
  • Medos irracionais: Situação que a pessoa não consegue avaliar de forma realista, embora perceba que o medo é exagerado, não consegue evitar a ansiedade.
  • Sintomas físicos: Sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náuseas, sensação de engasgo, ondas de calor.
  • Inquietação constante: Fica em constante movimento, anda de um lado para o outro, balançando as pernas ou braços. Não conseguir se concentrar.

As causas da ansiedade

O acometimento do transtorno de ansiedade pode ter origem bem variada de pessoa para pessoa. Exemplo: ela pode aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pelo mal suporte familiar ou por traumas vivenciados na infância em especial, ou por vários fatores.

A sua rotina, os lugares que frequenta, as pessoas que você convive, as experiências vivenciadas, tudo isso influencia para o surgimento ou a prevenção da ansiedade.

Diagnóstico

É realizado por um profissional da área da saúde mental (psicólogo ou psiquiatra). Leva um tempo para entender qual a intensidade do problema e qual o tipo de transtorno. Durante a consulta, o profissional analisará como os sintomas impactam na vido do sujeito.

Síndrome do pensamento acelerado

A falta de paciência está afetando muitas pessoas nos dias de hoje. Somos uma geração ansiosa. Esperar! Esperar! Esperar! Esperar! Esperar! Palavra que não estamos sabendo lidar. Seja a espera de alguém ou alguma coisa. Espera está sendo a morte para muitas pessoas ansiosas. A grande verdade é que ou a gente aprende a lidar melhor com a ansiedade ou ela vai acabar com nossa qualidade de vida.

É urgente nos desaceleramos e aprendermos a gerir nossas mentes.

Cuidado

Aprender coisas novas é muito bom, porém temos que tomar cuidado com esse excesso de informações, pois podemos acabar nos viciando.

A quantidade de informações que temos disponíveis parece uma vitrine repleta de doces de sabores diferentes, competindo para chamar nossa atenção e ser o escolhido, mas não significa que causar atração seja sinônimo de nos fazer bem: “O excesso de informações de conteúdo emocional muito impactante gera estresse e a pessoa tem uma reação em cadeia em resposta a isso.

O nível de cortisol é elevado e o corpo responde. Pode ter uma descarga de adrenalina relacionada a isso, explica Mota. É o caso, quando ficamos horas e horas nos deparando com notícias trágicas. É importante salientar que não há um limite de informações, que nossa mente pode filtrar, na verdade o cérebro quanto mais aprende mais ele vai saber aprender, como se fosse um exercício, o que não faz bem é tentar jogar toneladas de informações desnecessárias.

“Desejo que você seja um grande sonhador e que, entre seus sonhos, sonhe em ter um caso de amor com sua qualidade de vida. Caso contrário, terá uma dívida enorme com sua saúde emocional e com uma mente livre. Saiba que os melhores seres humanos já traíram: Traíram seus finais de semana, seu sono, seu descanso. Traíram o tempo com as pessoas que amam. Desacelere!” Ausgusto Cury

Aprendendo a gerir nossa mente

Ferramentas para ter controle (Ausgusto Cury):

  • Capacitar o EU para ser autor da sua própria história – nossa capacidade consciente de decidir, ser livre para pensar e não escravo dos pensamentos. Exercer domínio sobre os pensamentos que produzem transtornos.
  • Saber gerenciar o sofrimento antecipatório. Viver o momento atual é crucial para uma vida mais feliz.
  • Fazer higiene mental através da técnica DCD (duvidar, criticar e decidir).
  • Reciclar crenças antigas, ou seja, identificar o que não se acredita mais e imediatamente se desfazer disso.
  • Saber filtrar as informações, não ser uma máquina de reter informações, selecionar o que realmente vai te agregar.
  • Não trabalhar excessivamente.
  • Dar importância a sua qualidade de vida. Cuidar mais de si, manter uma dieta balanceada, praticar exercício físico, ter uma rotina de sono.
  • Estabelecer metas claras: saber onde quer chegar, para não fazer qualquer lugar seu porto.

Não desista de lutar, não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda. Lembre-se: sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física.

Referências:

  1. Augusto CURY – ANSIEDADE COMO ENFRENTAR O MAL DO SÉCULO
  2. Ausgusto Cury – ANSIEDADE 2 AUTOCONTROLE
  3. Manual de diagnóstico e estatística dos transtorno mentais 5 ª edição (2013)
Lais Carolina de Souza
Últimos posts por Lais Carolina de Souza (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.