Como saber se você está vivendo um relacionamento abusivo?

Como saber se você está vivendo um relacionamento abusivo?

Na sociedade atual o conceito de relacionamento abusivo é muito discutido, entretanto, para as pessoas que estão vivendo esse tipo de relacionamento, pode ser difícil saber identificá-lo.

Diversos tipos de abuso

Apesar de, socialmente, o abuso físico ser o mais falado, há diversos tipos de abuso:

  • Emocional,
  • Verbal,
  • Físico,
  • Sexual.

Abuso emocional

É quando a pessoa que pratica o abuso, tenta diminuir o outro, atacando sua autoestima, deixando-o com medo, ou fazendo chantagens.

São aqueles casos em que são comuns as seguintes falas: “se me deixar, ninguém mais vai querer você”, “se você não fizer o que eu quero, não vou te dar dinheiro”, ”se você se separar de mim, não deixo você ver meus filhos”.

Entretanto muitas vezes nem é preciso o parceiro fazer ameaças verbais, pois o medo está implícito na relação, o que caracteriza o abuso. São casos por exemplo, de pessoas que se submetem ao outro, ou não terminam a relação devido ao medo. 

Abuso verbal

Está muito associado com o abuso emocional, mas envolve discussões e agressões verbais.

É comum o abuso iniciar-se de forma sutil, ou seja, através de brigas, discussões e agressões entre o casal, que podem ou não evoluir para um abuso físico ou sexual. Isso nos leva ao questionamento: O que é considerado “normal” dentro de um contexto de briga entre o casal?

Responder essa pergunta não é simples, pois muitas vezes o casal tende a normalizar as constantes brigas e agressões, principalmente quando elas são de natureza verbal, pois há a tendência social de achar que só é abusivo quando há violência física ou sexual, porém o ato de xingar e de ofender o parceiro também é uma forma de abuso.

O relacionamento é considerado abusivo quando uma das pessoas é praticante de abusos, enquanto a outra pessoa é submetida a abusos. São casos que não há respeito entre o casal, e eles se relacionam através de brigas.

Abuso Físico

É o tipo de abuso mais conhecido, pois envolve uma agressão física. Normalmente tal comportando de agressão é associado ao homem, pois supõe-se que este tem uma força física superior à da mulher. Porém, é importante desassociar a imagem do sexo masculino como o autor dos abusos, pois o contrário também ocorre, há mulheres que agridem o parceiro, há também casos de casais em que ambas as pessoas são abusivas, e em casos de casais homossexuais, por exemplo, o comportamento abusivo pode vir de ambos os sexos. 

Abuso Sexual

Este tipo de abuso ainda é pouco falado, sendo considerado um tabu, pois ele ocorre principalmente com mulheres que estão em um relacionamento, e são obrigadas a terem relação sexual

É importante destacar, que a mulher tem o poder de escolha em relação a ter ou não relação sexual com o marido ou parceiro, independe de estar ou não em um relacionamento. Entretanto, muitas mulheres, sentem-se fragilizadas no relacionamento abusivo e acabam tendo relação sexual, pois sentem que é uma obrigação.

Algumas características de relacionamentos abusivos

  • Ciúme excessivo: A pessoa ciumenta sente ciúme de tudo que está ao redor do parceiro, vasculha redes sociais, celular, etc., sempre em busca de alguma prova, que possa comprovar que o parceiro trai ou tem alguma atitude que ela considera errada. 
  • Tentativa de isolar o parceiro do mundo: A pessoa abusiva aos poucos vai tentando isolar o parceiro do mundo, afastando-o de outras pessoas ou atividades que geram interesse no outro. A ideia por trás desse comportamento é fazer com que o parceiro se sinta isolado e fragilizado, e a partir disso fique focado somente na relação à dois, o que gera uma falsa sensação de que nunca será deixado. É um comportamento patológico que faz com que a pessoa que é vítima de abuso fique extremamente fragilizada e dependente do outro.
  • Perda da autoestima: É comum a pessoa que pratica abuso ofender o parceiro e tentar fazer com que ele fique com autoestima baixa, sendo comum falas associadas com críticas diversas ao parceiro. Tais críticas fazem com que a pessoa que sofre abuso crie uma dependência do parceiro que abusa, pois é comum a pessoa permanecer em um relacionamento abusivo, pois ela sente que não tem atributos e qualidades para estar com outra pessoa.
  • Promessas de mudanças que nunca serão cumpridas: É comum diante, de uma tentativa de quebra do padrão de relacionamento abusivo, em que a pessoa abusada passa a defender-se ou tenta terminar o relacionamento, o parceiro praticante do abuso faz promessas de mudanças, diversas vezes, mas que nunca são cumpridas.

Quando procurar ajuda?

Ambas as partes da relação precisam de ajuda, entretanto, na prática é comum que somente a pessoa que foi submetida ao abuso procurar ajuda, pois o praticante do abuso muitas vezes demora a entender que tem um comportamento abusivo. 

Buscar ajuda nunca é fácil, há pessoas que levam anos para sair de um relacionamento abusivo, e isso se dá pois esse tipo de relação tende a machucar muito as pessoas e deixá-las fragilizadas, o que faz com que muitas vezes a pessoa não tenha forças para pedir ajuda, devido ao medo ou vergonha. 

Como ajudar alguém que vive essa situação?

Se você é amigo ou parente de algum casal que vive esse tipo de relação, você deve oferecer ajuda. 

Culturalmente ouvimos que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, entretanto isso não é verdade. Ao se “meter”, ou seja, oferecer ajuda, você evitar que alguém saia ainda mais machucado desse tipo de relação. 

A ajuda pode vir através de conversas e orientações. É importante mostrar para quem está nesse tipo de relação que há formas de resolvê-la, e que é importante buscar ajuda profissional de um psicólogo.

A importância da psicoterapia

O psicólogo é o profissional qualificado para ajudar as pessoas envolvidas em um relacionamento abusivo. A terapia tem o objetivo de promover mudanças de comportamento, trabalhar a autoestima, insegurança e fortalecer a pessoa, visando uma melhora nas suas relações e qualidade de vida.

Para a pessoa que pratica o abuso a terapia possibilitará que ela visualize melhor o seu comportamento, entenda a razão por que se age dessa forma e, se houver desejo de mudança, a terapia irá ajudar nesse processo.

Para a pessoa que é submetida ao abuso a terapia irá ajudá-la a entender melhor a situação, de forma a promover um fortalecimento mental, que fará com que ela compreenda melhor o relacionamento e o seu desejo de estar ou não nele.

Últimos posts por Brunna Hernandes (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.