O processo de luto na separação amorosa

O processo de luto na separação amorosa

É comum a romantização do amor e dos relacionamentos afetivos na sociedade, é possível percebê-la em filmes, novelas, músicas e na expressão artística. Quando se trata do término de relacionamento, geralmente, em algumas músicas a dor é tratada de forma apelativa e em algumas vezes até mesmo de forma jocosa. Em outras canções é possível sentir um alento e estabelecer significado para o sofrimento. 

Embora a dor de amor seja matéria-prima para a cultura, raramente as perguntas que nunca são facilmente respondidas são sobre: como curar a dor da perda? Como superar o fim? Quando isso vai passar? Posso sobreviver sem a outra pessoa? O que devo fazer para melhorar? Como faço para esquecer?

Para estas questões não há respostas prontas, são inúmeros os sentimentos e emoções que eclodem na psique de quem está sofrendo, um exemplo, são os sentimentos ambivalentes do tipo “amo e odeio”, “quero e não quero”, “sinto carinho e raiva”. Sentimentos estes que são difíceis de decifrar, o que torna o término ainda mais confuso.

A pessoa atingida pelo fim do relacionamento entra em um estado emocional semelhante de quem está perdido; há uma baixa autoestima, pois coloca-se o outro em um pedestal distante daquilo que ele é realmente, insiste em dedicar-se ao outro, o que leva a falidas tentativas e que apenas favorecem a redução do seu próprio ser. 

A necessidade de amparo

Sabe-se que a dor de amor existe desde que o mundo é mundo, entretanto, ela ainda é pouco permitida pela sociedade. Também não é percebida como um processo de luto. Muitas vezes para o indivíduo que está em estado de sofrimento, não o dão o tempo de sofrer, como se este tivesse a obrigação de ser feliz a qualquer custo. E esse custo, frequentemente, é um preço alto a se pagar.

Não é de se estranhar que a tristeza seja a emoção mais indesejada de sentir-se atualmente, é difícil aceitar que se está triste, contudo, ela é necessária, como todas as outras emoções. É nessa ânsia de esconder ou conter a dor que ela é negligenciada, negada e massacrada em comportamentos que podemos chamar de falsa felicidade. 

De um modo geral, o acolhimento e o apoio às pessoas que estão passando por este momento é crucial para o reestabelecimento do equilíbrio e a retomada da rotina, que muitas vezes é prejudicada pelo novo cenário de vida.

A dor da perda

A dor da perda amorosa é tão desmedida que para alguns estudiosos ela é reconhecida como morte em vida.

Essa morte é proveniente de um relacionamento que não existe mais, dos sentimentos feridos e ,acima de tudo, da pessoa que não é mais a mesma, pois aquela identidade desenvolvida junto ao parceiro romântico deixa de existir. Dessa forma, é preciso desenvolver uma nova identidade, separada daquela pessoa, daquele ideal de eu, para desenvolver uma identidade real, mais adequada ao momento atual.

Pode se imaginar que a dor do término está atrelada ao tempo que perdurou o relacionamento, porém, isso não passa de dados quantitativos. O que se observa é que quanto maior a intensidade do elo, maior é a dor da ruptura. Os hábitos de vida estabelecidos com o outro dão vazão a um vazio que clama por preenchimento. 

Para algumas pessoas o término pode ser tomado como uma experiência para reconstrução de um novo ser, ou seja, um processo de aprendizado e de autoconhecimento. Já para outras, pode ser um processo extremamente dolorido e de inaceitação da atual condição. Ambos são difíceis de atravessar, contudo, deve-se manter atenção para que esta dor não prejudique as outras dimensões da vida, como a profissional, a financeira e a social. 

O pai da Psicanálise, Freud, em seu livro Luto e Melancolia (1917), diz que é importante no processo de luto “deixar o outro ir e deixar-se perder”. Deixar-se perder no sentido de uma nova identificação, não aquela velha identidade estabelecida na relação com o outro. 

Compreender que ao longo da vida perdemos muitas coisas que amamos nos ajuda a entender a condição humana, que é composta por perder, abandonar e desistir. Lamentar é um processo de adaptação às perdas da vida.

E essas perdas não significam apenas a morte das pessoas que amamos, mas o fim de uma amizade, o fim de um casamento, a perda do que fomos e do que um dia esperávamos ser. Consiste em um processo natural, as coisas que amamos se findarem, mas o que pode confortar é de que existe um fim também para a lamentação.

O processo psicoterapêutico como aliado no enfrentamento da dor

O desenvolvimento do luto pode ser vivenciado na psicoterapia junto a um psicólogo, neste momento de dor é necessário expressar as emoções, colocar para fora o que está guardado.

Como dizia Shakespeare: “Dê palavras ao sofrimento; a dor da perda não fala, murmura dentro do coração dolorido e o faz partir-se”.

Neste sentido, é importante que a pessoa enlutada permita-se sentir a dor e a manter uma postura aberta diante do novo.

O processo de luto é individual e pessoal, dessa forma, cada pessoa sente de forma singular, e o processo psicoterapêutico pode ser um aliado para enfrentar esta fase. Para realizar psicoterapia não há contraindicações, pois ela ajudará a reestabelecer o equilíbrio emocional, compreensão do processo de transição da vida, autoconhecimento e apoio por parte do(a) psicoterapeuta. 

Vale ressaltar que as perdas muitas vezes são possibilidades para novas condições de ganhos, que não seriam possíveis se o indivíduo não as vivenciasse. Pois, há conquistas que são, inevitavelmente, precedidas de perdas.

O ser enlutado pela perda do outro pode sentir a falsa sensação de que aquele relacionamento ou que aquela pessoa era perfeita e que nunca mais poderá vivenciar algo desta magnitude. Isso não passa de uma ilusão criada pela mente para justificar a dor. Ora, se a relação fosse tão excepcional, ela não teria acabado.

Neste sentido, a psicoterapia pode facilitar a possibilidade de elaboração e recuperação do enlutado, na medida em que favorece a individualidade própria do sujeito e a retomada do significado da vida. O psicoterapeuta escutará e prestará apoio. Para que este processo possa ser menos doloroso possível e capaz de prevenir possíveis psicopatologias futuras. 

Janayna Longhi

Psicóloga

CRP 12/19661

@psijanayna

 

Referências Bibliográficas:

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia (1917). In: A história do movimento psicanalítico: artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Direção-geral da tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 249-263. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 14).

VIORST, Judith. Perdas necessárias. [Tradução Aulyde Soares Rodrigues]. 4 ed. São Paulo: Editora Melhoramentos. 2005.

Últimos posts por Janayna Longhi (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.