Ansiedade e depressão na adolescência: como lidar?

Ansiedade e depressão na adolescência: como lidar?

A adolescência é um período difícil, turbulento, com variações de humor e crises emocionais. Os jovens passam por pressões sociais e por várias situações novas quando se aproximam da idade adulta, e para alguns esse período de transição é muito difícil.

A adolescência parece ser fácil pela pouca responsabilidade que o adolescente possui, para alguns pais, a rotina do adolescente é apenas ir à escola e pronto. Mas, na verdade o adolescente tem dentro de si muitas cobranças. Pré vestibular, dúvidas em relação ao futuro, dúvidas sobre o que vai cursar, pressão para passar na faculdade, amores correspondidos e não correspondidos, amizades reais e irreais, o descobrimento da sexualidade, provas, medo de não ser aceito na sociedade e de ser excluído de algum grupo de amigos, conflitos familiares e demandas dos pais, que o adolescente carrega em si.

Somando tudo isso, conseguimos perceber que a adolescência na verdade não é nada fácil.

A depressão na adolescência

A depressão é um conjunto de condições associadas à elevação ou o rebaixamento do humor, perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. Existem vários fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, como:

  • Histórico familiar,
  • Ansiedade,
  • Traumas psicológicos,
  • Conflitos com relacionamentos.

A depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que ocorre não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. O que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performance escolar.

Sintomas de depressão na adolescência

  • Falta de entusiasmo;
  • Falta de energia/motivação;
  • Afastamento/isolação em atividades sociais;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Baixa autoestima;
  • Ansiedade e medos;
  • Insônia ou hipersônia;
  • Diminuição do apetite, perda ou ganho significativo de peso na ausência de regime alimentar (geralmente, uma variação de pelo menos 5% do peso corpóreo);
  • Sentimento exagerado de culpa ou inutilidade;

No geral, a depressão afeta o humor, o pensamento, a disposição e/ou o comportamento do adolescente. Na maioria das vezes, o adolescente não reconhece que está deprimido. Ele pode relutar em assumir sentimentos de tristeza e desesperança. Felizmente, a depressão em jovens responde bem a vários tipos de tratamentos, principalmente quando se tem apoio dos responsáveis, paciência, compreensão e acompanhamento de um psicólogo.

Na ausência de tratamento, os episódios de depressão duram em média oito meses. Durações mais longas, no entanto, podem ocorrer em casos associados a outras patologias psiquiátricas e em filhos de pais que também sofrem de depressão. É muito difícil tratar depressão em adolescentes sem os pais estarem esclarecidos sobre a natureza da enfermidade, seus sintomas, causas, provável evolução e as opções medicamentosas. 

A terapia é muito eficaz no tratamento da depressão, nela, os pacientes aprendem a lidar com dificuldades pessoais como a perda de relacionamentos, decepções e frustrações da vida cotidiana. O tratamento psicoterápico deve ser mantido por seis meses, no mínimo.

A ansiedade na adolescências

A ansiedade na adolescência se manifesta de várias formas: dor no corpo quando vai fazer alguma prova, quando está perto de alguém que você gosta e as pernas tremem, o estômago dói sem motivos aparentes, medo de sofrer algum acidente, medo de perder os pais, nervosismo nos primeiros dias de aulas, irritabilidade com a família, coração acelerado quando sente medo. 

E quando a ansiedade não é tratada, pode tornar um caso mais grave, como:

  • Transtorno de ansiedade de separação: É caracterizado por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos responsáveis, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por no mínimo 4 semanas. Os sintomas causam sofrimentos intensos e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida do adolescente. Os adolescentes, quando sozinhos, temem que algo possa acontecer a seus pais ou a si mesmo, tais como: doenças, acidentes, sequestros, assaltos, etc, algo que afaste definitivamente deles.
  • Transtorno do pânico: É caracterizado pela presença de ataques de pânico (presença de medo intenso de morrer, associado a inúmeros sintomas autonômicos, como taquicardia, sudorese, tontura, falta de ar, dor no peito, dor abdominal, tremores), seguidos de preocupação persistente de vir a ter novos ataques.
  • Transtorno de ansiedade generalizada: O transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é comum entre os adolescentes, sendo caracterizado por sintomas de ansiedade incontroláveis e que fogem à realidade. Um jovem com TAG tende a se preocupar de forma exagerada com a impressão que as outras pessoas têm a seu respeito e costuma ser pessimista em relação ao futuro.
  • Transtorno de ansiedade social: Esse tipo de transtorno pode causar medo e desconforto no jovem em situações sociais, fazendo com que ele apresente tremores, sudorese intensa, gagueira, dificuldade de comunicação e até mesmo náusea. O transtorno da ansiedade social pode levar o adolescente a consumir álcool ou outras drogas de forma exagerada para conseguir enfrentar esses momentos, além de ser um agravante para a depressão e pensamentos suicidas. Jovens com esse tipo de transtorno costumam passar a maior parte do tempo sozinhos ou em companhia de poucos amigos. Também evitam eventos sociais e costumam apresentar baixo desempenho na escola. 

O adolescente vive em constantes desafios, com relação a problemas reais ou a situações imaginárias frente ao mundo, que espera dele respostas adequadas em várias situações. Conhecer os sintomas de ansiedade mais comuns nos adolescentes fomenta ou leva a reflexão por parte de pais, professores e psicólogos que podem intervir sistematicamente para prevenir ou minimizar o desenvolvimento da mesma.

Cuidando da ansiedade e da depressão

A abordagem psicoterápica é o tratamento inicial para transtornos de ansiedade em adolescentes e, sempre que possível, deve ser a primeira opção. Há diferentes modelos psicoterapêuticos, cada um com suas especificidades, propostas e tempo de ação, uma maneira sensata de escolher qual forma de psicoterapia deve ser utilizada, inicialmente.

O adolescente precisa aceitar que está passando por um momento delicado, é necessário que ele compartilhe com os responsáveis os seus sentimentos, além de pedir ajuda para buscar um profissional. No encontro com um psicólogo, o adolescente estará compartilhando suas angústias, medos ou experiências sem sofrer nenhum tipo de julgamento. 

A abordagem que eu uso nos atendimentos é a Abordagem Centrada na Pessoa – ACP. Ela contribui para a prevenção e promoção da saúde, e para o desenvolvimento interpessoal em suas dinâmicas de comportamento. A compreensão necessária e suficiente para que ocorra a mudança da personalidade acontece sobre tais condições do funcionamento do self (eu) e a interação com o ambiente. Para Bacellar, Rocha e Flôr (2012), “A capacidade do indivíduo de superar as dificuldades advindas da interseção existente entre condições ambientais, aspectos físicos, psíquicos e sociais”. Assim, esta será uma das formas de ajudar na ansiedade e na depressão.

O psicólogo é o grande facilitador para se fazer ressoar o diálogo da prevenção da ansiedade e depressão. Compreender essa discussão nos mais diversos contextos das relações humanas, considerar os aspectos emocionais e sociais para o seu processo de saúde, a fim de promover a sua autonomia no cuidado individual, resgata a necessidade de relações interpessoais autênticas como veículo de prevenção e promoção a saúde.

Outras atividades que também ajudam a lidar com as emoções:

  • Converse com algum amigo sobre o que está sentindo;
  • Estabeleça uma rotina;
  • Faça algo que você gosta;
  • Tire um tempinho pra você;
  • Tome sol (a luz do sol desencadeia uma série de reações químicas que nos deixam com mais disposição o que certamente será muito útil);
  • Preste atenção na sua respiração;

Para a ansiedade e depressão, não existe uma receita pronta, é um processo lento, mas não é impossível superar essas dificuldades.

 

Referências Bibliográficas:

BATISTA, Marcos Antonio; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales. Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. Psic,  São Paulo ,  v. 6, n. 2, p. 43-50, dez.  2005 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142005000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  jul.  2020.

Filho OCS, Silva MP. Transtornos de ansiedade em adolescentes: consideraçoes para a pediatria e hebiatria. Adolesc Saude. 2013;10(Supl. 3):31-41

BACELLAR, A; ROCHA, J. S. X; FLÔR, M. D. S. Abordagem centrada na pessoa e políticas públicas de saúde brasileiras do século XXI: uma aproximação possível. Rev. NUFEN [online]. v.4, n.1, janeiro-junho, 127-140, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v4n1/a11.pdf Acesso em: 16 de julho de 2020.

Últimos posts por Gabriely do Prado Dias (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.