Meditação: o que é, como começar e quais os benefícios para a sua saúde mental

Meditação: o que é, como começar e quais os benefícios para a sua saúde mental

Para início de conversa, o que é meditação? 

A meditação é uma técnica ancestral com raízes orientais que tem como objetivo trazer um estado de calma, relaxamento, tranquilidade e foco à pessoa que está praticando, utilizando de métodos que envolvem postura, focalização da atenção, respiração, entre outras coisas, sendo uma técnica de fácil aprendizado e praticidade.

Não se configura como uma técnica religiosa ou restritiva a um grupo ou religião, além de pode ser praticada por crianças, adolescentes e adultos, de todos os gêneros, classes, corpos, sendo na verdade muito inclusiva e com vários benefícios comprovados. 

Benefícios da meditação para você começar a praticar

Vários são os benefícios comprovados da meditação, abaixo estão listados alguns dos mais conhecidos. 

  1. Reduz o estresse. 
  2. Reduz a ansiedade.
  3. Reduz a depressão.
  4. Diminui a ocorrência de pensamentos disfuncionais (pensamentos negativos, autodestrutivos, achismos sobre nós e também sobre os outros). 
  5. Melhora o autoconhecimento.
  6. Melhora a qualidade do sono.
  7. Melhora o foco e a produtividade no trabalho e também nos estudos. 
  8. Melhora a atenção e concentração.
  9. Melhora a criatividade.
  10.  Promove a sensação de bem-estar.

Passos para iniciar a meditação 

Não há segredos para começar a meditar e, na verdade, é tudo mais fácil do que parece, podendo ser adaptado para a sua realidade do dia a dia. A seguir estão listadas algumas dicas de como começar para que você tenha um momento mais prazeroso, significativo e consiga bons resultados logo na primeira tentativa.

#1 – Reserve um tempo do seu dia

Não precisa ser um tempo muito grande, cinco minutos já podem ser suficientes para sentir os benefícios da meditação. Começar devagar é uma ótima maneira de se manter motivado a continuar, ou seja, comece com cinco minutos e vá aumentando com o tempo e com a prática.

Importante que o horário escolhido seja confortável para aproveitar o momento e desligar-se dos estímulos exteriores, dos problemas e das tarefas do dia a dia, focando apenas na meditação. Bons horários são a manhã, logo após acordar e começar a sua rotina e/ou a noite, antes de dormir. Siga uma rotina, ou seja, tente manter os mesmos horários para meditação todos os dias para que se torne um hábito no futuro. 

#2 – Procure uma posição confortável 

A posição que você escolher para começar a meditar é essencial. Escolha uma posição que você se sinta confortável. Relaxe os ombros, cuide da postura, fique com a coluna reta e pescoço alinhado. Pode ser sentado, em pé, deitado, o importante é que não esteja machucando, dolorido ou que esteja tirando a sua atenção do momento presente.

#3 – Encontre um lugar calmo 

Um lugar tranquilo e com o mínimo de distrações ou estímulos possíveis é o local ideal para praticar a meditação. Não precisa ser temático ou um lugar da casa feito especificamente para isso. Pode ser a sala de casa, o quarto, o jardim, o carro e até mesmo a cadeira do escritório. 

#4 – Aprenda a controlar a respiração 

Inspire profundamente pelo nariz, segure a respiração por cinco segundos e depois solte pela boca. O exercício de controle da respiração, também chamado de respiração diafragmática, é muito eficaz em momentos de grande ansiedade.

A respiração diafragmática consiste em respirar pelo nariz contando até cinco, segurar a respiração por três segundos e soltar a respiração contando até cinco novamente, tentado sempre esvaziar a mente dos pensamentos. Não se cobre caso os pensamentos reaparecem, apenas tente voltar a concentração para a respiração, repetindo quantas vezes for necessário. 

#5 – Encontre a melhor meditação para você

Há vários tipos de meditação para se praticar, você pode encontrar a melhor meditação para você e também para o seu momento atual. Todas as técnicas mostram resultados positivos e são vantajosas, é preciso encontrar aquela que mais se adapta às suas necessidades e ao que você procura com a meditação. Alguns dos modelos de meditação são:  

Mindfulness 

Que pode ser traduzido como atenção plena, consiste em focar no momento presente, prestando atenção na sua própria respiração, nos sons da meditação ou nos movimentos do seu corpo. Essa é a meditação mais indicada para problemas de insônia e outras relacionadas ao sono. 

Meditação guiada

Ótima opção para quem nunca praticou nenhuma meditação e quer começar. Com a meditação guiada você vai praticando através da narração e das orientações passadas pelo professor pessoalmente ou através de aplicativos próprios de meditação. Essa é uma ótima meditação para ansiedade. 

Mantras

Consiste na repetição de palavras ou frases que gerem pensamentos positivos. São ótimos para momentos de grande tensão  

Yoga

As posturas praticadas na yoga promovem relaxamento da mente e do corpo. Trabalhada juntamente com exercícios de respiração podem ser muito positivas. Desenvolvem a sensação de calma, autoconhecimento, autorrealização, além de ser uma ótima atividade física que trabalha força, flexibilidade e postura com respiração.

Não se cobre 

Primeira lição sobre a meditação, o tempo de cada um é diferente, ou seja, não é porque fulano conseguiu na primeira tentativa ou teve esse ou aquele tipo de reação e sentimento que você também terá. A meditação é um processo muito único e pessoal e cada um encontra a sua melhor maneira. Não existe perfeição ou certo e errado na meditação, procure sempre se sentir confortável e use esse momento para se desprender de amarras sociais.

Reconecte-se com você mesmo, seja amável consigo mesmo e com os seus pensamentos e continue persistindo.  

Importante destacar que a meditação não substitui a psicoterapia ou intervenções medicamentosas, devendo ser utilizada como mais um arsenal de possibilidades, uma ferramenta para melhoria e manutenção da saúde mental, juntamente com a psicoterapia e algumas vezes do uso de fármacos. 

Aplicativos para começar a meditar

Hoje, tudo pode ser feito de maneira on-line no conforto de sua casa. Você consegue encontrar vários modelos de meditação, mas principalmente o mindfulness e a meditação guiada gratuitamente no youtube. Há também aplicativos gratuitos específicos para isso, como o Meditopia e o Calm, que você consegue baixar facilmente na loja de aplicativos do seu celular. 

Referências

  1. https://www.artofliving.org/br-pt
Mariana Silva Teixeira
Últimos posts por Mariana Silva Teixeira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.