A busca pelo autoconhecimento acompanha a humanidade desde as épocas mais remotas. Na Grécia antiga, o filósofo Sócrates, já deixava um legado, que nos comunica grande ensinamento ainda hoje: “Conhece-te a ti mesmo”.
Com essas palavras, uma ampla janela se abre para que cada pessoa olhe para dentro de si e reconheça que existe um mundo interior, a ser descoberto. Vislumbra-se então a possibilidade do autoconhecimento.
O que é o autoconhecimento?
O autoconhecimento começa com uma vontade de entender melhor o que se passa em seu interior. Quem é você… para você?
Existem coisas que acontecem em seu mundo interno que afetam profundamente sua tomada de atitude e o seu comportamento no mundo externo, e compromete também a qualidade da convivência que se estabelece com as outras pessoas que estão à sua volta.
Caminhar rumo ao autoconhecimento é uma oportunidade única, um percurso individual, que vai possibilitar a você a aquisição de algumas habilidades imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e, como consequência, interpessoal, como por exemplo:
- Maior empatia com você e a partir daí maior empatia também com as pessoas próximas a você: Ou seja, você adquire um olhar mais amistoso com você, agindo de maneira mais compreensiva e colaborativa.
- Autoaceitação: É compreender que você está realizando hoje o que dá conta hoje, e que à medida em que se conhece melhor, o conhecimento proporcionará sua transformação pessoal.
- Autopercepção: Perceber-se, auto-observar-se, sem cobranças e julgamentos, para que pouco a pouco você identifique qual o seu modelo de funcionamento com você, com as outras pessoas, na vida de maneira geral e nos desafios diários.
- Realização pessoal: Uma vez que ao se conhecer melhor e saber onde se está, fica mais fácil percorrer a jornada e alcançar os seus objetivos mais satisfatórios, em todas as áreas de sua vida, sobretudo, no campo emocional, físico e mental.
O que acontece com você na ausência de autoconhecimento?
Como você reage frente a uma provocação, a uma discussão em seu trabalho, ou na família, a uma situação de estresse, por exemplo? A sua forma de agir vai dizer muito de seu autoconhecimento.
A tendência natural, na ausência do autoconhecimento é:
- A dificuldade em responder aos estímulos externos de maneira assertiva, utilizar diálogos que promovem o entendimento, ocorrendo então a perda do controle das próprias emoções;
- Dificuldades em gerenciar comportamentos nocivos, o que resulta em impedimento de resolução de situações simples e até corriqueiras que acontecem diariamente, justamente porque você não possui ainda conhecimento de sua forma particular de agir, reagir e se expressar perante as mais variadas situações que a vida nos oferece a cada dia.
Muitas vezes, certas situações conflituosas podem ser amenizadas, quando se tem conhecimento de seu próprio funcionamento. Conhecer as suas emoções e como elas influenciam o seu comportamento é de fundamental importância para que você tenha uma vida com qualidade, principalmente, no que diz respeito à saúde mental.
Como a terapia online pode auxiliar em seu processo de autoconhecimento?
A terapia online é uma modalidade de atendimento relativamente nova e veio em um momento muito oportuno. Graças a ela, torna-se possível a iniciativa de se conhecer e se auto cuidar, utilizando a tecnologia a seu favor.
O procedimento em terapia online vai agir como um instrumento que facilita a sua aproximação de seus questionamentos mais profundos. É um processo conduzido por um profissional de psicologia, devidamente preparado, para acompanhar e encorajar você a detectar situações conflitantes e limitadoras; proporcionando, naturalmente, a ressignificação de circunstâncias e conflitos.
A experiência em terapia online enfatiza a importância de se olhar de perto e se ouvir. É uma ferramenta de grande valor quando se inicia essa busca por respostas, que já estão dentro de você. Um profissional habilitado vai caminhar junto com você, respeitando o seu ritmo e entendimento, facilitando uma grande conquista pessoal.
Será um divisor de águas em sua vida, a partir do momento em que você estiver disponível para começar a estabelecer um relacionamento mais próximo e verdadeiro consigo mesma(o), reconhecendo, com atitudes acolhedoras, os pontos fortes de sua personalidade e os pontos ainda a serem melhorados.
Medidas simples para ajudar você em seu processo de autoconhecimento
- Abra espaço para si: Ou seja, permita-se olhar para a sua pessoa com afeto e menos autocrítica;
- Crie vínculo positivo: Estabeleça amizade incondicional com você. Veja-se, perceba-se, observe-se a você mesma(o). Reserve um tempo para você ao longo do dia, à noite. Faça um investimento amoroso em você, para você.
- Traga o seu foco para o presente: Esteja no agora. O ontem, já se foi, o amanhã, ainda não veio. O que você tem em suas mãos é o agora. Nesse agora a magia da vida acontece, porque é nesse agora que você pode optar por você, vivenciando cada experiência da vida de maneira mais leve e agradável.
- Estabeleça prioridades: O seu desenvolvimento pessoal pode ser um estilo de vida, pois será infinita fonte de bem-estar e prazer.
Em vista desse comprometimento constante, você irá adquirir pouco a pouco as condições para se posicionar de maneira mais transparente e autêntica consigo mesma(o), diante dos problemas diários.
A tendência natural é você mudar alguns hábitos, rever comportamentos, escolher atuar com atitudes mais condizentes com seu eu interior, com seus objetivos. Pois, ao adquirir clareza você conseguirá diferenciar razão de emoção e assim manter o distanciamento adequado entre os dois, para compreender e filtrar as informações que você interpreta do ambiente, facilitando ver e sentir o que deve ser melhorado e resolvido, sem se misturar e se perder na situação.
Você desenvolve habilidades internas para superar os problemas do seu cotidiano, sem se deixar levar por eles. Você não se resume a eles. Você contribui ativamente com a melhora de sua autoestima.
Se auto conhecer: esse é o caminho para vislumbrar a pedra preciosa que habita dentro de você.
Referências:
https://www.educareforma.com.br/singlepost/2016/10/12/autoconhecimento-e-s%C3%B3crates
GENDLIN, Ph.D. Eugene T. Focalização: Um via de acesso à sabedoria corporal. Trad. De Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo: Gaia, 2006.
- Competências socioemocionais: O que você deve saber - 12 de abril de 2021
- Autoconhecimento: Entenda como a terapia online pode ajudar você nesse processo - 23 de fevereiro de 2021