Movimento Janeiro Branco: como está a saúde emocional da sua equipe? 

Movimento Janeiro Branco: como está a saúde emocional da sua equipe? 

O ano começou e com ele o movimento Janeiro Branco. Mas você já ouviu falar sobre essa campanha?

Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, em 2014, psicólogos em Uberlândia (MG) lançaram a campanha do Janeiro Branco, que tem o mesmo propósito em conscientizar a população sobre um tema, e neste caso, sobre os cuidados com a Saúde Mental.

Assim, no projeto se destacam a prevenção e os tratamentos para o adoecimento mental a partir da busca pela qualidade de vida, autoconhecimento, autocuidado, relações interpessoais, inteligência emocional, entre outros fatores. 

Desde então, a campanha vem ganhando destaque, e vários outros países já utilizam deste mesmo ideal.

Entenda ainda melhor o Movimento Janeiro Branco

Você sabia que as escolhas pelo mês de janeiro e a cor branca são por uma questão cultural? Ao realizar as festas de virada de ano, há o hábito de escrever ou desejar novas metas, projetos, em busca de um ano renovado com novos objetivos e realizações. 

Por isso, o branco, por ser a cor mais utilizada durante a virada, simbolizando a paz e essa renovação, aparece aqui para representar essa mesma ideia em relação à saúde, em que incentiva a renovação também da atenção à saúde emocional.

Assim, com toda esta adesão, muitas instituições, empresas e até escolas buscam, neste mês, celebrar esse movimento para levar mais informações aos seus colaboradores e clientes.

Afinal, com o alto crescimento da ansiedade e depressão como doenças que mais afastam pessoas do trabalho ou meio de convívio, é uma excelente forma de conscientizar o outro para o cuidado de si mesmo e de quem amamos.

Com a pandemia, essa atenção para a saúde emocional se destacou ainda mais em decorrência do isolamento social, levando muitas empresas a ter um olhar mais criterioso em cuidar não só da saúde física, mas também mental dos seus colaboradores.

Mas o que pode fazer para realizar essa conscientização no seu espaço, seja este uma instituição ou empresa?

Separamos para você algumas estratégias e ideias que podem ajudar a realizar o movimento do Janeiro Branco para os seus colaboradores e clientes, a fim de promover a importância da saúde emocional de todos. 

DICAS DE ESTRATÉGIAS PARA AÇÕES DE JANEIRO BRANCO NA SUA EMPRESA

  • Publicação nas mídias sociais sobre o tema

Sua empresa ou instituição tem presença nas mídias sociais? Sim? Então você já possui um excelente canal de comunicação! 

Agora imagine você aproveitar essa ferramenta e compartilhar conteúdos relevantes sobre saúde emocional para os seus colaboradores e/ou clientes?

Mostrando as ações realizadas, conquistas ou até convidando um especialista para falar do assunto: colocar isso em suas mídias e realizar as ações na prática não traz só notoriedade à sua marca, como também engajamento entre os seus colaboradores, que irão valorizar esta troca de informações.

  • Prática de exercícios físicos

Exercícios físicos fazem bem ao corpo e à mente
Exercícios físicos fazem bem ao corpo e à mente

Você sabia que atividade física é ótima para prevenir doenças e também combatê-las? Em outras ações, como no Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, é comum a realização de caminhadas, corridas, entre outras atividades físicas em prol ao movimento.

Infelizmente, em tempos de pandemia não seria prudente estimular qualquer prática em grupo. Assim, por que não buscar outras formas de incentivar a prática de exercícios? 

Existem diversas possibilidades, incluindo aulas online!  O importante é se movimentar, afinal, saúde emocional também tem relação com a saúde física!

  • Ações solidárias

Realizar alguma ação solidária, como doação de roupas ou alimentos, estimula a sensação de ajudar ao próximo, deixando com a sensação de gratidão, que melhora e muito a nossa saúde emocional.

Assim, além de cuidar dos seus colaboradores e/ou clientes, você vai ajudar o próximo também!

  • Roda de bate-papo e palestras

Promover no ambiente corporativo palestras e rodas de bate-papos junto de um especialista é uma ótima ideia para trazer mais informações sobre o tema para todos.

Relacionadas à saúde emocional, podemos pensar em várias questões que podem ser discutidas em grupo, como a importância da qualidade de vida, momento em famílias, inclusão social, gerenciamento das emoções, e muitos outros temas.

É muito importante que esse evento seja acompanhado por um especialista na área apto a orientar e esclarecer as dúvidas dos participantes. 

  • Espaço para descanso e meditação

Ofereça um espaço de descanso para os colaboradores
Ofereça um espaço de descanso para os colaboradores

Outro ponto interessante para promover o bem-estar de seus colaboradores, por exemplo, é preparar um espaço próprio para descanso dentro da empresa. Outra ideia também é ter um momento para realizar meditação, antes ou depois do trabalho.

Durante a quarentena, esses momentos podem ser online mesmo. O importante é estimular um momento de relaxamento.

Por isso, providenciar essas atitudes irão agregar ainda mais para cada pessoa praticar no seu dia a dia, beneficiando sua saúde emocional.

Há estudos que comprovam como um momento de descanso e meditação estimulam não só a parte da saúde emocional, mas até a melhorar a produção durante o dia.

  • Atividades em família

Atividades em família ajudam a manter o equilíbrio emocional
Atividades em família ajudam a manter o equilíbrio emocional

Estimular que os colaboradores realizem atividades em família é uma excelente forma de promover o bem-estar deles.

Assim como no evento com atividade física e doação de roupas e alimentos, realizar ou promover atividades em família, com apresentações e até oficinas artísticas, mesmo que online.

Esse tipo de atividade irá estimular um momento de união e de relações interpessoais, que fazem parte da construção de uma mente mais saudável. 

  • Suporte terapêutico

Nossa última dica é disponibilizar aos seus colaboradores um suporte terapêutico caso eles precisem. Não restam dúvidas que terapia não é só para quem já apresenta algum quadro de transtorno emocional, mas também para quem deseja entender seus sentimentos e emoções, aprendendo a lidar com cada um deles em diversos momentos da vida.

Aliás, já é comprovado que muitas empresas que adquiriram o suporte, perceberam a melhora no comportamento e na produtividade do colaborador, sendo um crescimento para o espaço.

É importante lembrar que, mesmo o  movimento ser em janeiro, sempre é o momento ideal de cuidar do equilíbrio emocional. 

E então, como está a saúde mental do seu time? Se precisar, conte com a gente!


REFERÊNCIAS:

https://janeirobranco.com.br/

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-saldo-mental-das-quarentenas/

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.